sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Nick Hornby na Porto Editora com Uma Rapariga Endiabrada

Título: Uma Rapariga Endiabrada
Autor: Nick Hornby
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Págs.: 352
PVP: 16,60 €

Conhecido por livros como Era uma vez um Rapaz e Alta Fidelidade, Nick Hornby é um dos grandes escritores e argumentistas ingleses, e tanto os seus romances como os guiões são presença assídua nas listas de nomeados para prémios em ambas as áreas. Uma Rapariga Endiabrada é o seu romance mais recente e é com ele que o autor se estreia, a 1 de outubro, no catálogo da Porto Editora.
Neste novo livro, que tem como pano de fundo a cidade de Londres dos anos 60, Nick Hornby fala-nos sobre cultura popular, juventude e velhice, fama, homossexualidade, luta de classes e trabalho de equipa; e oferece um retrato cativante de uma época em que a própria Grã- -Bretanha passava por um dos booms criativos mais entusiasmantes da sua história.

Sinopse:
Barbara Parker é Miss Blackpool 1964, mas as suas aspirações são outras e vão para além do mundo dos concursos de beleza. O seu maior desejo é fazer rir as pessoas. Assim, deixa Blackpool e a família e muda--se para Londres, onde arranja emprego na secção de cosmética de um grande armazém, enquanto tenta descobrir como chegar à ribalta. Um encontro acidental com um agente resulta numa nova identidade e numa audição para a mais recente comédia da BBC – chegou a hora de Sophie Straw brilhar.
Uma Rapariga Endiabrada é a história de um programa de televisão e das pessoas por detrás dele: os argumentistas, Tony e Bill, amigos desde o serviço militar e obcecados por comédia; o produtor, Dennis, inteligente, calmo e dedicado à equipa em geral, e a Sophie em particular; e o atraente Clive, que contracena com Sophie na série e se acha destinado a coisas melhores.

Sobre o autor:
Nick Hornby é autor de cinco bestsellers: Alta Fidelidade, Era Uma Vez Um Rapaz, Como Ser Bom, Um Grande Salto e Juliet, Nua, bem como de um romance para jovens, Slam – A Vida Como Ela É. As suas obras de não-ficção incluem Febre no Estádio, 31 Canções, The Complete Polysyllabic Spree e Stuff I’ve Been Reading. O seu argumento para o filme Uma Outra Educação foi nomeado para um Óscar.
Página do autor: www.nickhornbyofficial.com

Imprensa:
Tal como convém a um romance sobre uma sitcom famosa, [Uma Rapariga Endiabrada] provoca gargalhadas, mas tem muito mais profundidade do que o tema poderia sugerir. The New York Times
Cativante [...]. A evocação ficcionada daquela época é perfeita. Entertainment Weekly
O mais ambicioso romance [de Hornby] até à data [...]. Ele faz com que o leitor goste tanto das personagens como o próprio autor. Starred Kirkus Review
Enternecedor, divertido e comovente. Sunday Mirror
Lida a primeira página, é difícil de largar. Newsweek


Sem comentários: