segunda-feira, 14 de setembro de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Esfera dos Livros: Faz Acontecer - Uma Volta ao mundo a conhecer empreendedores e negócios surpreendentes

Para começarmos bem a semana, não há nada melhor do que ler histórias inspiradoras de quem não quis ficar parado e saiu da sua zona de conforto em busca de exemplos que servissem de motivação para criar um futuro promissor.

André Leonardo mestre especializado em empreendedorismo e criação de empresas, recolheu ao longo de 23 países e 126 mil quilómetros de viagem, histórias inspiradoras que nos apresenta neste livro e onde o termo empreendedorismo ganha um novo sentido e se revela, como um estilo e uma atitude de vida.

O seu grande objectivo foi estabelecer contacto com pessoas positivas, deixar-se contagiar por empreendedores nos negócios e na vida, aprender com gente que vence todo o tipo de adversidades e que fazem acontecer, criando empresas ou promovendo projectos,

Conhecer casos espalhados pelo mundo inteiro, em sociedades, culturas e contextos político-económicos radicalmente distintos, mas todos ligados pela mesma vontade de Faz Acontecer. Aqui ficam algumas da muitas histórias inspiradoras vividas pelo nosso autor:

- O português Ricardo Teixeira, que, mesmo ficando tetraplégico, continuou a «lutar», trabalhou na gigante Microsoft e criou a sua própria empresa de sucesso que emprega hoje 600 pessoas.

- O jovem da Tanzânia que se tornou um speaker motivacional, depois de, na sua infância, ter conseguido fazer a instalação eléctrica da sua casa a partir dos livros que requisitou na biblioteca local;

- A história do “Cristiano Ronaldo indiano” que, para sobreviver, se tornou limpador profissional de ouvidos, e que, num contexto particularmente duro, consegue assim sobreviver

-Bel Pesce, uma empreendedora brasileira que contra todas as probabilidades conseguiu ingressar no MIT, fundar a sua própria empresa e tornar-se, ainda jovem, numa das pessoas mais influentes do Brasil pela forma como encara as adversidades.

Sinopse:
Aos 24 anos, o açoriano e terceirense André Leonardo partiu sozinho para uma expedição à volta do Mundo que passaria por 23 países. O seu objectivo era simples: procurar energia e ânimo para além da «crise» e da «dívida», estabelecer contacto com pessoas positivas, deixar-se contagiar por empreendedores, tanto nos negócios como na vida, aprender com gente que vencia todo o tipo de adversidades e que, mais do que criar empresas ou promover projectos, fazia acontecer encarando o presente e o futuro com optimismo e com capacidade de sonhar. Era urgente recolher esses casos espalhados pelo mundo inteiro, por sociedades, culturas e contextos político-económicos radicalmente distintos – e, no entanto, todos ligados pela mesma vontade de fazer acontecer.

- Bel Pesce, uma empreendedora brasileira que contra todas as probabilidades conseguiu ingressar no MIT, fundar a sua própria empresa e tornar-se, ainda jovem, numa das pessoas mais influentes do Brasil pela forma como encara as adversidades.

- O português Ricardo Teixeira, que, mesmo ficando tetraplégico, continuou a «lutar», trabalhou na gigante Microsoft e criou a sua própria empresa de sucesso que emprega hoje 600 pessoas.

- O jovem da Tanzânia que se tornou um speaker motivacional, depois de, na sua infância, ter conseguido fazer a instalação eléctrica da sua casa a partir dos livros que requisitou na biblioteca local;

- A história do “Cristiano Ronaldo indiano” que, para sobreviver, se tornou limpador profissional de ouvidos, e que, num contexto particularmente duro, consegue assim sobreviver.

Estas são algumas das histórias inspiradoras que André Leonardo recolheu ao longo de 126 mil quilómetros de viagem e que nos apresenta neste livro, onde o termo empreendedorismo ganha um novo sentido e se revela, definitivamente, como um estilo e uma atitude de vida e que é independente do meio e do tempo em que vivemos.

Sobre o autor: 
André Leonardo nasceu em Angra do Heroísmo na Ilha Terceira. Sempre muito irrequieto, demostrou desde muito cedo a sua atitude e capacidade de iniciativa, tendo montado o seu primeiro negócio logo aos 6 anos, vendendo flores porta-a-porta.

Mestre em Gestão pelo ISCTE-IUL, especializado em empreendedorismo e criação de empresas. Dedicou-se a desenvolver projectos que pretendem promover o espirito empreendedor em Portugal e no mundo. Organizou em 2011 e 2012 eventos internacionais para centenas de pessoas na Ilha Terceira, Açores, criou o movimento motivacional ‘Be Bold’, gerou milhares de euros para diversos propósitos sociais, ajudou empreendedores a iniciarem os seus negócios e falou com mais de duas centenas de empreendedores e CEO de topo nas suas expedições. Inspirado em Fernão Magalhães, na sua última missão deu a volta ao mundo sozinho relatando histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer com o objectivo de mostrar que é possível ir em frente e assim inspirar outras pessoas com todos estes casos reais. Passou por 23 países, percorreu mais de 126 000 km e fê-lo também a promover Portugal, as empresas portuguesas e a Lisboa Startup City, da qual é orgulhosamente o primeiro embaixador.
Hoje, para além de palestrante, consultor e promotor de várias iniciáticas e negócios, nunca despensa passar algum tempo com a família e os amigos, começar projectos do zero, inovar, aprender com os erros, inspirar, deixar-se inspirar e, acima de tudo, fazer acontecer.