terça-feira, 7 de julho de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Clube do Autor: Conheça quem ousou dizer NÂO a Hitler

Título: Nein, Hitler!
Livro aconselhado pela historiadora  Irene F. Pimentel
Autor: Randall Hansen
Tradução: António Teixeira Santos
N.º de Páginas: 460 
PVP: 18,50 €

«Neste livro, muito bem e exaustivamente investigado, o historiador canadiano Randall Hansen analisa o último ano da Segunda Guerra Mundial, entre meados de 1944 e de 1945[…]. A ênfase é dada às atitudes de “desobediência” de muitos alemães que colocaram “paus na engrenagem” do sistema criminoso nazi, nos seus últimos momentos.» Irene Flunser Pimentel



Um livro que é um verdadeiro testemunho histórico, mas que se lê com a intensidade de um thriller policial, agarrando o leitor do principio ao fim. Nestas 460 páginas, o autor repassa os últimos meses da II Guerra Mundial. Hitler ordenara a mais cruel e gratuita das violências: o envenenamento, bloqueio e destruição de todos os portos da Europa, a destruição de todas as indústrias, serviços públicos e museus da Europa e a obliteração da mais bela cidade do mundo: Paris.

Mas uma importante minoria de soldados e civis disse NÃO. Eles escolheram desobedecer, e tudo fizeram para evitar uma inútil, e absolutamente destrutiva, defesa militar das suas cidades. Se falhassem, o preço da desobediência seria a morte. Randall Hansen explora neste livro o extraordinário fenómeno da desobediência e as suas consequências.

Sobre o autor:
Randall Hansen é um conceituado historiador canadiano. O seu último livro, Fire and Fury: The Allied Bombing of Germany, 1942-45, chegou à shortlist do Governor General’s Literary Award.