quinta-feira, 11 de junho de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Sextante Editora: A saga de Edward St Aubyn chega ao fim

Título: Por fim
Autor:
Edward St Aubyn
Tradutor: Daniel Jonas
Págs.: 168
PVP: € 15,50

Edward St Aubyn é um dos mais proeminentes escritores ingleses da sua geração, tendo conquistado a admiração da crítica e dos seus pares com o conjunto de cinco livros sobre a família Melrose, uma saga negra, inteligente e satírica. O quinto e último romance, Por fim, foi Livro do Ano pelo The New York Times, pela Time Magazine e pela revista Esquire e chega às livrarias a 18 de junho, juntando-se aos já títulos publicados pela Sextante Editora Deixa lá | Más novas e Alguma esperança | Leite materno, todos traduzidos por Daniel Jonas.
Esta saga tem sido reconhecida como obra-prima e premiada internacionalmente – um dos romances, Leite materno, foi finalista do Booker Prize e vencedor dos prémios Femina Étranger e South Bank Show. Em 2011, Miguel Esteves Cardoso, um declarado admirador de St Aubyn, escrevia na sua crónica no Público: «Ontem acabei de ler At Last [Por fim], o melhor e mais recente romance da pentalogia de Edward St Aubyn sobre a fascinante família Melrose. Digo mais recente por não querer que seja o último.»

Sinopse:
Este é o quinto e último romance da saga com a qual Edward St Aubyn conquistou o mundo literário. Triunfante conclusão da história da juventude traumática e das atribulações adultas de Patrick Melrose, onde a personagem central é colocada, após o funeral da mãe, na situação de se perguntar se agora, sem pais, virá a libertação que tanto desejou. E é neste encontro final da família, por entre todas as costumadas falsidades sociais, que Patrick pressente a possibilidade de uma certa forma de redenção e de segurança, por fim.

Sobre o autor:
Edward St Aubyn nasceu em Londres, em 1960, e estudou Literatura Inglesa em Oxford. Os cinco romances sobre Patrick Melrose foram premiados, aclamados pela crítica e pelos pares, e culminaram na consagração internacional do autor.