sexta-feira, 24 de abril de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Um Erro Fatal - Sophie Hannah [Opinião]

Título: Um Erro Fatal
Autor:
Sophie Hannah
Tradução: Pedro Sequeira
Páginas: 464
Editor: Edições Asa
PVP: 18,90€

Sinopse:
A manhã que mudou a vida de Nicki Clements seria como tantas outras se o seu filho não tivesse esquecido a mochila em casa.
Foi com o objetivo de lha entregar que ela saiu.
Não planeara passar vezes sem conta pela casa do controverso jornalista Damon Blundy, recentemente assassinado. Mas a verdade é que passou…
É a estranheza do seu comportamento que leva a polícia a interrogá-la. Nicki diz a verdade: não conhecia Damon.
E não, não sabe explicar a enigmática arma do crime. Nem tão-pouco entende a mensagem que o assassino escreveu a tinta vermelha na parede da vítima: "ELE NÃO ESTÁ MENOS MORTO".
O problema é que não poderá nunca revelar porque estava tão perto do local do crime. Se o fizer, terá de confessar um segredo que a destruirá. É que Nicki pode não ser culpada, mas está longe de ser inocente…



A minha opinião: 
Depois de ter lido Os Crimes do Monograma, romance policial onde Sophie Hannah ressuscita Hercule Poirot, a curiosidade aumentou quando a Asa decidiu publicar um novo livro da autora, também ele policial, mas noutro registo.

Apesar de ser editado pela primeira vez em Portugal, Um Erro Fatal é o nono livro de uma série chamada de Spilling CID. Talvez por isso não tenha criado tanta empatia com a polícia, que achei bastante confusa...

A morte de um cronista famoso vai despoletar uma investigação desenfreada. Damon Blundy é sarcástico nas suas crónicas o que lhe traz muitos inimigos, dificultando muito o trabalho da dupla de detectives Simon Waterhouse e Charlie. A juntar a isso Damon tem dois casamentos falhados e um terceiro casamento que poderia não estar a correr tão bem quanto se possa querer parecer. A actual mulher dele não é o estereótipo de mulher ideal de Damon o que a coloca como uma das principais suspeitas do crime.





No mesmo dia em que Damon Blundy é assassinado Nicki Clements acaba por ficar parada no trânsito quando tem de regressar à escola dos filhos por se ter esquecido do equipamento de desporto do filho mais novo. E é o seu comportamento na fila de trânsito na rua de Damon Blundy que causa suspeitas na polícia.

Com o interrogatório vai-se descobrindo que Nicki, uma mãe, mulher de família, pertencia a um site de encontros amorosos, trocando inclusive mensagens com um homem, e que pretendia esconder-se de um polícia por uma situação passada.

Tudo isto resulta num thriller intenso, obscuro, intrigante que leva o leitor a não desejar pousar o livro até estar terminado. Em cada virar de página há sempre um mistério desvendado e o final é absolutamente surpreendente. Fantástico.