quarta-feira, 18 de março de 2015

Regresso à Lagoa - José Filipe [Opinião]

Título: Regresso à Lagoa
Autor: José Filipe
Edição/reimpressão: 2015
N.º de Páginas: 247
Editor: Coolbooks
PVP: 6,99€

Sinopse:
Série policial em torno do investigador António Palma

Neste novo livro de José Filipe, voltamos a encontrar António Palma, antigo inspetor da Polícia Judiciária, que regressa à Lagoa de Óbidos para investigar um estranho acidente que causou a morte a um administrador de empresas públicas e antigo político.

A filha da vítima contrata Palma para encetar uma investigação sobre a abrupta aposentação do pai e a sua mudança para a calma vila da Foz do Arelho, no sentido de averiguar se existirá alguma relação entre estes factos e a sua morte. Quando Palma descobre no passado longínquo do administrador um mistério nunca desvendado, o seu principal objetivo passa a ser perceber se há relação entre esse passado e os acontecimentos recentes.

Regresso à Lagoa mostra-nos como um ato fortuito, num passado distante e num outro país, definiu de forma dramática a vida de várias pessoas até aos dias de hoje.

A minha opinião: 
Este é o primeiro livro que leio de José Filipe, portanto é a primeira vez que conheço o detective António Palma, antigo inspector da Polícia Judiciária que agora se dedica a ao trabalho de investigação privada.

Regresso à Lagoa, publicado pela Coolbooks, em formato ebook, é um polícial puro e duro, muito ao estilo de Francisco José Viegas. Com muito suspense, intriga, em que o passado se cruza com o presente e que se torna crucial para o desvendar do caso.

Neste caso, António Palma regressa à Lagoa de Óbidos, um local lindíssimo, para investigar um acidente de barco em que a filha da vítima suspeita que tenha sido algo mais. Depois de uma conversa com um local, a filha da vítima, (um antigo administrador de empresas públicas, e bastante rico) conclui que o pai pode ter sido assassinado pelo suposto amante da madrasta.

A investigação de António Palma leva-o a conhecer antigos amigos da vítima, ao seu passado de estudante e à sua vida de antes do 25 de Abril, mostrando uma vida completamente diferente da sua vida de então. Tudo isso vai servir para desvendar o crime e descobrir o assassino.

Uma história muito bem conseguida e de leitura viciante.

Recomendo.





Sem comentários: