terça-feira, 24 de março de 2015

O regresso de um romancista: Jorge Reis-Sá com A Definição do Amor


Título: A Definição do Amor
Autor: Jorge Reis-Sá
N.º de Páginas: 272
PVP: 16,60 €
Género: Ficção/Romance
Nas livrarias a 1 de Abril
Guerra e Paz Editores

Sinopse:
«E, num acaso da noite, vindo eu do hospital, do barulho dos rádios nas enferma­rias junto ao quarto – os homens a acompanharem as esposas na visita semanal aos doentes mas mais interessados no futebol – da Susana continuamente parada, o cilindro azul e o barulho repetido da sua respiração, vindo eu da vida que me escolheram sem uma palavra

– Francisco, importa-se de ficar viúvo? Dava jeito.

sem uma possibilidade de aceitação, sequer, vindo eu, o velho Fidélio pergun­tou está melhor.

Ainda nestes dias não tinha chorado, já se contam quatro. A minha mulher vai morrer, assim se desligue a máquina que a respira. O meu filho vai ficar órfão, o meu outro filho sequer vai nascer, o mais certo. E eu sóbrio e inflexível, a não querer entender. Mas a pergunta do velho Fidélio foi a mais forte dor no coração – a Susana dizia sempre boa noite, Sr. Fidélio, e as pombas, bem?, sacudindo o resto das migalhas para os pardais no andar de cima. Abracei-o. Fraquejaram-me as pernas. Chorei por quatro dias, Susana – quem vai agora perguntar pelas pom­bas ao velho Fidélio?»


Sobre o autor:
Nasceu em Vila Nova de Fama­licão em 1977. Licenciado em Biologia, foi fundador e editor das Quasi, de 1999 a 2009, e director editorial na Babel, entre 2010 e 2013. Actualmente, edita a Glaciar e é consultor editorial.
Publicou poesia, narrativa e crónica. Em 2013, reuniu os poemas no volume Ins­tituto de Antropologia. No ano seguinte, assinou, com Henrique Cymerman, Fran­cisco: de Roma a Jerusalém. Na narrativa, além do romance Todos os Dias, publicou a novela Por Ser Preciso, o divertimento O Dom e o livro de contos Terra.
Organizou, com Rui Lage, a mais com­pleta antologia de poesia portuguesa, Poe­mas Portugueses. Colabora frequentemente com a comunicação social, tendo sido cro­nista das revistas Ler e Sábado.
Em 2015, a par da edição do seu novo romance, A Definição do Amor, a Guerra & Paz reedita Todos os Dias, o seu primeiro romance.

WWW.JRS.COM.PT







Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt