quinta-feira, 19 de março de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Coolbooks - "O falhado", de João Reis

Título: O falhado
Autor:
João Reis
Formato: e-wook
N.º estimado de páginas: 48
PVP: 2,99 €

«Sou tão falhado que tive de nascer de cesariana»: João Reis apresenta-nos, em O falhado, uma divertida história cujo protagonista é um homem pouco bafejado pela sorte, nascido numa família às avessas. A obra já está disponível em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt. Homem mesquinho com ganas de megalomania, narra-nos na primeira pessoa a sua história e todos os episódios constrangedores que o marcaram, desde o bullying que sofreu na escola aos embaraços nas aulas de Educação Física, passando pela angústia de se sentir um génio desprezado e pela incapacidade no campo amoroso.
Este é um relato ficcional de um homem que podia ter sido mais, mas que se resignou, acabando por se envolver em esquemas de vão de escada com resultados que têm tanto de trágicos quanto de cómicos.
Deste autor, que traduziu para português obras de escritores como Knut Hamsun ou o Nobel Halldór Laxness, a Coolbooks já havia publicado, em setembro, Os quatro pontos corporais.

Sobre o autor:
João Reis nasceu em Vila Nova de Gaia em 1985. Cursou Medicina Veterinária, mas foi em Filosofia que se licenciou. Em 2010, cofundou a Eucleia Editora, na qual exerceu o cargo de editor até 2013, altura em que a empresa passou para outras mãos. Atualmente, é tradutor freelance de Sueco, Norueguês, Dinamarquês, Islandês e Inglês, tendo traduzido obras de diversos autores, incluindo Halldór Laxness, Knut Hamsun, Hjalmar Bergman, entre outros, colaborando com várias editoras portuguesas. Desde 2012, trabalhou e residiu na Noruega, Suécia e Inglaterra, onde, sem pruridos quanto ao trabalho, exerceu várias profissões, desde empregado de armazém a chefe de cozinha.