quinta-feira, 9 de outubro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Patrick Modiano: Nobel da Literatura 2014: Autor de O Horizonte é o premiado deste ano

Catherine Hélie © Editions Gallimard
O escritor francês Patrick Modiano é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura 2014, «pela arte memorialística com que evocou os mais enigmáticos destinos humanos e revelou a vida sob a Ocupação».
Na Porto Editora, foi publicado em 2011 o romance O Horizonte.

Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance (La Place de l’Étoile) em 1968. Com Rue des boutiques obscures obteve em  1978 o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa.
Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.

O HORIZONTE
O Horizonte – um horizonte carregado de esperança que faz deste romance belíssimo uma obra peculiar dentro do universo hipnótico de Patrick Modiano.
Jean Bosmans, um homem frágil perseguido pelo fantasma da mãe, recorda a sua juventude e as pessoas que entretanto perdeu. Sobretudo a enigmática Margaret Le Coz, a jovem mulher por quem se apaixonou nos já longínquos anos 60 e que um dia misteriosamente desapareceu. Quarenta anos depois, Bosmans parte à procura desse amor que a memória teimosamente conservou.