quarta-feira, 1 de outubro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Maria de Lourdes Modesto lança pela LeYa/Oficina do Livro

Titulo: Sabores Com Histórias - Alimentos, Preceitos e Mais de 60 Receitas
Autor: Maria de Lourdes Modesto
N.º de Páginas: 272 
PVP: 18,90 €

A LeYa e a Oficina do Livro vão publicar o livro Sabores com Histórias (Alimentos, Preceitos e mais de 60 receitas), assinado pela maior referência de sempre da gastronomia nacional: Maria de Lourdes Modesto.

"Para a nossa equipa, trata-se de um momento particularmente feliz, pois acolhemos entre os nossos autores a grande figura da culinária portuguesa. Admirada por várias gerações e inspiradora dos melhores chefs da actualidade, Maria de Lourdes Modeste reúne à sua volta uma unanimidade sem par.

Este é o primeiro livro que Maria de Lourdes Modesto publica no grupo LeYa – o primeiro de muitos projectos que irá desenvolver connosco, esperamos nós. Seja, então, muito bem-vinda!"


O novo livro revela várias curiosidades sobre pratos e ingredientes e inclui conselhos de confecção preciosos para cozinhados que fazem parte da nossa memória colectiva. Sabores com Histórias é também um livro de receitas. Ao todo são 60 – receitas de entradas, de peixe, de carne, de massas e de doces - e trazem o selo de qualidade a que a autora habituou milhares de leitores ao longo das últimas décadas.

O livro que agora sai vai ao encontro de um público alargado: dos fãs de Maria de Lourdes Modesto às donas de casa, passando pela comunidade crescente de apreciadores de livros de cozinha de autor e, ainda, cozinheiros amadores e profissionais. E, como homenagem que é à nossa cultura gastronómica (e não só gastronómica), trata-se de um livro apurado a todos os títulos: desde a capa dura às ilustrações requintadas, do preço muito atractivo aos segredos que a autora nos desvenda página a página.


Maria de Lourdes Modesto iniciou a sua carreira televisiva em 1958. Na RTP apresentou, ao longo de doze anos, o mais popular programa culinário de que há memória no país, tendo sido pioneira portuguesa do live cooking e a primeira cozinheira a ter um programa no horário nobre da TV portuguesa. O sucesso do formato, que partia da sua paixão pela cozinha alentejana, levou-a a alargar horizontes e a estudar a culinária francesa e as tradições gastronómicas portuguesas. Escreveu vários livros, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa - o livro de culinária mais vendido em Portugal, com mais de 400 mil exemplares vendidos e mais de 26 edições publicadas - e Receitas Escolhidas. É conhecida como «A Diva da Gastronomia Portuguesa». Em 2004 foi nomeada Comendadora da Ordem do Mérito. Adepta da simplicidade na cozinha, Maria de Lourdes Modesto foi, também, uma das primeiras divulgadoras da alimentação saudável, tendo apresentado um programa de TV dedicado a esta área. Muito antes disso chegou a dar aulas de culinária no Liceu.

Sabores com Histórias – Alimentos, Preceitos e mais de 60 receitas será apresentado por José Avillez e Duarte Calvão, na presença da autora, no dia 7 de outubro, às 18h30, no El Corte Inglés, em Lisboa.