sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Porto Editora publica A maior flor do mundo, de José Saramago

Título: A maior flor do mundo
Autor:
José Saramago
Ilustração: João Caetano
Págs.: 32
PVP: 13,30 €

A maior flor do mundo, livro para crianças de José Saramago, publicado originalmente em 2001, termina com uma questão: se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos, seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? Porque esta é, sem dúvida, uma obra sublime e de leitura obrigatória, a Porto Editora publica uma nova edição deste livro, com as ilustrações originais (e premiadas) de João Caetano, a partir de hoje disponível nas livrarias.
Em A maior flor do mundo, Saramago estabelece um imaginativo jogo com o leitor, transformando-se em personagem. Começa assim: «As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender, e tenho pena.». A verdade é que Prémio Nobel da Literatura 1998 foi realmente capaz, e dessa ideia resultou uma magnífica história, na qual Saramago escreve para crianças sendo fiel ao estilo único que o distingue no mundo inteiro.
A maior flor do mundo é um livro indicado nas Metas Curriculares para o 4.º ano de escolaridade.

Sobre o autor:
Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo.
José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio


Sem comentários: