segunda-feira, 29 de setembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

«Francisco, de Roma a Jerusalém» chega às livrarias a 8 de Outubro


Título: Francisco, de Roma a Jerusalém
Autores: Henrique Cymerman e Jorge Reis-Sá
N.º de páginas: 224 páginas + 16 (extratexto a cores)
PVP: 14,99 €
Nas livrarias a 8 de Outubro
Guerra e Paz|Clube do Livro SIC

Sinopse:
Seguimos os seus passos, ouvimos o bater do seu coração, escutámos as suas palavras: a Paz não é o objectivo – é o caminho. E o caminho não exclui ninguém – é de todos nós.

O papa escolheu a Terra Santa como primeira visita pastoral, mas tudo pare­cia indicar que tal não fosse possível. Henrique Cymerman, que o próprio Francisco apelidou «o anjo da paz», foi decisivo a desbloquear alguns problemas e a visita aconteceu. O jornalista da SIC e o escritor Jorge Reis-Sá acompanharam Francisco nos três dias de peregrinação e estiveram com ele no Vaticano. Desses encontros e dessa viagem nasceu este livro.

Com o conhecimento e a bênção do próprio papa, o livro segue o percurso de Francisco na Terra Santa. Vamos, pois, ser peregrinos ao seu lado: quando pousa a mão no muro das lamentações, estamos lá; quando reza na margem do rio Jordão, estamos lá; quando cruza as fronteiras, quando foge ao protocolo e pára no muro em Belém, estamos lá; quando beija a mão dos sobreviventes do Holocausto, quan­do vai até ao campo de refugiados, quando finalmente consegue realizar a «Invoca­ção pela Paz», no regresso a Roma — nós estamos sempre com ele.

Com fotografias e reproduções de documentos inéditos, as homilias e os discur­sos do papa, os testemunhos exclusivos dos que com ele viajaram e dos seus dois grandes amigos, Alicia Barrios e Abraham Skorka.

Esta é uma viagem pela paz. Uma história escrita, lado a lado, por um judeu e por um católico, cujos caminhos se cruzaram ao encontrar Francisco. O mais importante relato vivo do acontecimento que só foi possível pela mão daquele que melhor en­carna as palavras de Santa Catarina de Sena: «o doce Cristo na Terra».








Sobre os autores:
Henrique Cymerman
Nasceu no Porto em 1959. Licenciou-se em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Telavive, onde fez o mes­trado em Ciências Sociais. É correspon­dente no Médio Oriente da SIC, da Globo News do Brasil, da Univision dos EUA, da Telecinco de Espanha e Chanel 2 israeli­ta, bem como dos jornais La Vanguardia e do Expresso. Professor catedrático na Universidade Interdisciplinaria de Herzlia, é autor do livro Entrevistas no Centro do Mundo, publicado em Portugal e tradu­zido para espanhol, hebraico, árabe e in­glês. Entre as suas numerosas distinções contam-se as comendas da Ordem Infan­te D. Henrique e a Ordem do Mérito do Rei de Espanha, o Prémio Daniel Pearl e o recente Prémio dos Direitos Humanos em Espanha pelo seu trabalho em prol da paz na recente visita do Papa Francisco ao Mé­dio Oriente, que o apelidou, na entrevista aqui reproduzida, «anjo da paz».

Jorge Reis-Sá
Nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1977. Licencia­do em Biologia, depois de quinze anos como editor (nas Quasi e na Babel), é agora consultor editorial. Como escritor, publicou prosa, poesia (reunida no volu­me Instituto de Antropologia) e crónicas. Colabora frequentemente com a comu­nicação social. O seu próximo romance será publicado em 2015 pela Guerra & Paz, editora na qual, no mesmo ano, será reeditado aquele com que se estreou, Todos os Dias.