sexta-feira, 8 de agosto de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Em Segredo - Catherine Mckenzie [Opinião]

Título: Em Segredo
Autor: Catherine Mckenzie
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 304
Editor: TopSeller
PVP: 17,69€


Sinopse:
Ao regressar a casa, vindo do trabalho, Jeff Manning é atropelado por um carro e morre. Duas mulheres ficam desfeitas perante a notícia: a sua esposa, Claire, e uma colega de trabalho, Tish.
Destroçada com a sua perda, Claire tem sobre os ombros o dever de confortar o filho, e ainda de lidar com os preparativos para o funeral e com a chegada do irmão de Jeff, com quem namorara anos antes.
Tish, por seu lado, voluntaria-se para estar presente no velório em nome da empresa, mas apenas ela sabe a dor que realmente sente.
Contada através das vozes de três pessoas, Jeff, Tish e Claire, a narrativa de Em Segredo explora a complexidade das relações, as repercussões das nossas escolhas individuais e a responsabilidade que temos perante aqueles que amamos.

A minha opinião: 
No dia em que tem de despedir um dos membros da empresa onde trabalha, Jeff Manning é atropelado e morre de imediato. Claire, a sua mulher, fica completamente destroçada. Juntamente com o filho, Seth, recebe a polícia que lhe dá a trágica notícia.

Aparentemente, o casamento de ambos corria às mil maravilhas. Jeff era um homem fantástico e apoiava Claire em todas as suas decisões.

Mas eis senão quando aparece uma mulher no seu funeral, que tem um comportamento estranho. Tish apresenta-se como colega de Jeff numa outra delegação, também em Springfield, mas localizada a 600 km de distância. No entanto, o seu comportamento no funeral vai gerar desconfiança em Claire, mas também na sua irmã Beth.

Através de três narradores: Claire, Tish e Jeff, vamos descobrindo a história de vida deste triângulo amoroso. É aqui que o romance se torna interessante porque o leitor vai descortinando o ponto de vista de cada um em relação aos seus relacionamentos amorosos.

Confesso que inicialmente não consegui perceber bem a obsessão tão grande de Tish por Jeff, e mesmo no final, onde tudo é explicado, me custou a perceber como é que dois adultos, com filhos, tinham, por vezes, atitudes um pouco infantis. Mas os seus testemunhos demonstram as fragilidades de cada um e que muitas vezes um envolvimento com uma terceira pessoa poderá surgir por um acaso da vida e por gostos em comum. E que a distância não é impedimento.




No entanto, será possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Pelo meio surge ainda Tim, irmão de Claire e primeiro namorado desta. Uma visita inesperada que faz com que Claire se sinta, inicialmente, baralhada, mas cuja presença a vai ajudar a superar a morte do seu marido.

Gostei da forma como Cathernine McKenzie escreveu, como soube contar uma história simples, e comum sob a forma de três personagens, umas mais fortes que outras, mas todas com uma verdade para contar. Não gostei tanto de Tish, com atitudes que raiavam a loucura, mas que terá sido importante para o desenrolar da história.

Recomendo.