sexta-feira, 13 de junho de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

O Gatilho, no rasto do assassino que levou o mundo para a guerra, de Tim Butcher, a 20 de junho nas livrarias

Título: O Gatilho 
Autor: Tim Butcher
Género: Biografia / História
Tradutor: Fernanda Oliveira
N.º de páginas: 344
Data de lançamento: 20 de junho
PVP: 17,70€

Numa manhã estival em Sarajevo, há cem anos, um jovem de dezanove anos sacou do revólver do bolso e disparou os dois primeiros tiros da Primeira Guerra Mundial, marcando o início da história moderna. Ao matar o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, Gavrilo Princip, deu início a um ciclo de acontecimentos que haveria de fazer 15 milhões de mortos entre 1914 e 1918. Para coincidir com o centenário do homicídio, a 28 de junho de 1914, O Gatilho narra a história deste jovem que sonhava com a independência do seu país e mudou o mundo para sempre.
Num relato apaixonante, que combina a história, as viagens, a biografia e a literatura, Tim Butcher narra todo o contexto que deu origem à Primeira Guerra Mundial, bem como as suas consequências, sobretudo a da Guerra da Bósnia. Descreve a viagem de Princip e a sua própria viagem seguindo-lhe os passos, contextualizando o território e a história e conhecendo inclusive os descendentes da família Princip.

Sobre o autor:
Tim Butcher nasceu em 1967 e estudou em Oxford. Fez a cobertura dos principais conflitos recentes, incluindo o da Bósnia, Kosovo, Iraque, Argélia, Serra Leoa e Líbano. É um jornalista premiado e decidiu fazer a travessia do Congo depois de 4 anos em África como correspondente do Daily Telegraph. Atualmente, vive na Cidade do Cabo com a família.