quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Equilíbrio na Educação é essencial. O Coaching para pais pode ser uma boa ferramenta

Ninguém nasce ensinado, nem mesmo os pais. Educar significa decidir entre vários caminhos e são inúmeros os desafios que se colocam a pais e mães durante o crescimento dos seus filhos. A intuição não é suficiente e, por isso, o livro Coaching para Pais é uma ferramenta útil para quem procura uma educação baseada na colaboração, dignidade e respeito mútuos entre pais e filhos.

Cristina Valente, psicóloga e especialista em coaching parental, ensina estratégias práticas para uma educação que orienta sem impor, que estabelece regras fundamentais, que não é permissiva mas que exercita a autoridade e não o autoritarismo.

Já que ser pai e mãe é uma missão para a vida mais vale que a desempenhemos o melhor possível. E com tanta polémica à volta de algumas afirmações proferidas por pediatras espanhóis, creio que é importante encontrarmos um equilíbrio na educação para que as crianças cresçam saudáveis psicologicamente.

Sinopse:
Educar é decidir entre vários caminhos. Educar implica reflectir sobre o que queremos para os nossos filhos. Como os queremos educar? Que adultos queremos que sejam no futuro? Nenhum de nós nasceu com a competência para ser pai ou mãe. E a intuição não basta. É preciso trabalho e ter vontade de aprender. É necessário adquirir ferramentas e fazer uso de estratégias que nos permitam educar com alegria! Ao longo destas páginas, a psicóloga Cristina Valente, especialista em coaching parental, ensina-nos todas estas competências que levam a uma educação democrática baseada na colaboração, dignidade e respeito mútuo entre pais e filhos. Uma educação que orienta sem impor, reforça regras fundamentais para o seu crescimento, que não é permissiva, mas que exercita a autoridade e não o autoritarismo, que partilha responsabilidades e ensina valores.
- Ensinar os nossos filhos a aprenderem com os erros,
- A transformar sentimentos negativos em positivos,
- Perceber o poder de fazer perguntas e de ouvir as respostas
- Encarar de mente aberta os desentendimentos entre irmãos
- Conhecer estratégias para criar autonomia à mesa e no sono
- Ensinar-lhes conceitos fundamentais para a vida como a responsabilidade, a resiliência, o respeito pelo outro.

Estes são alguns dos temas que a autora aborda neste livro essencial. Ser pai e mãe é uma profissão para a vida. Uma missão que escolhemos e da qual não nos podemos demitir, mesmo nos momentos em que estamos mais cansados, quase à beira de um ataque de nervos e sem esperança. Educar é respeitar, apoiar, compreender, aprender a desafiarmo-nos todos os dias. Educar é amar.

Sobre a autora:
Cristina Valente, psicóloga formada pelo I.S.P.A. – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ex-jornalista e apresentadora de televisão, interessou-se pela Educação Parental e pela sua aplicação prática nos dias de hoje. A sua paixão pelo ser humano e, muito especialmente, por aqueles que são Pais e Crianças, levou-a a orientar a sua carreira profissional para a área do Aconselhamento Parental. Fascinada pela abordagem adleriana, comprova (quase) diariamente com os seus dois Filhos os fantásticos resultados de uma educação positiva e democrática. Intervém junto de Pais realizando consultas ao domicílio (In Home Visits), um conceito inédito em Portugal. Como Formadora Certificada na Área Comportamental realiza também workshops de competências parentais em colégios, escolas, empresas, bibliotecas, etc. É oradora em palestras sobre desenvolvimento e comportamento infantil para pediatras e enfermeiros pediátricos e facilitadora na criação e dinamização de grupos de apoio para pais.
Já teve a oportunidade de divulgar o seu trabalho em programas televisivos e de rádio, sendo também autora de artigos em revistas especializadas. Foi responsável pelo projeto de formação parental “Como Educar Crianças Responsáveis e Positivas” que integrou o Plano Nacional de Leitura em 2008, como resposta ao convite feito pela sua Comissária, a escritora Isabel Alçada. Entre 1991 e 2001 foi jornalista e editora nas áreas da Educação e Cultura na R.T.P., R.T.P. Açores e Canal de Notícias de Lisboa (atual SIC Notícias). De 2001 a 2012 trabalhou como consultora na Portugal Telecom e ZON nas Áreas de Formação, Desenvolvimento e Responsabilidade Social. Tendo constatado, na sequência da sua prática de counselling, que a falta de tempo é a causa da maioria dos desafios que os Pais enfrentam, é atualmente Mentora de Famílias num projeto de Home Business que permite aos Pais poderem ter uma maior qualidade de vida e dedicarem mais tempos aos seus Filhos.


Sem comentários: