quinta-feira, 8 de maio de 2014

Novidade Porto Editora: No Coração da Tempestade de Jesmyn Ward, vencedor do National Book Award

Título: No Coração da Tempestade
Autor:
Jesmyn Ward
Tradução: Tânia Ganho
Págs.: 256
PVP: 16,60 €

No Coração da Tempestade catapultou Jesmyn Ward para o reconhecimento mundial ao ser premiado com o mais importante galardão literário americano, o National Book Award, e depois com o Alex Award. Este romance será publicado pela Porto Editora no dia 16 de maio.
Intenso, poderoso, com uma linguagem simultaneamente simples e vibrante, No Coração da Tempestade é o segundo romance de Jesmyn Ward que, desta vez, nos coloca na pele dos desprotegidos
contra a força implacável do Katrina. Mais do que a catástrofe natural, este romance explora ainda o preconceito que atormenta os seus protagonistas, alvos de um racismo feroz de que a própria autora foi vítima e que, através desta história, procurou denunciar.
De acordo com o The Washington Post, Jesmyn Ward «evoca o amor persistente e o desespero próprios da tragédia clássica sem uma ponta de pretensiosismo, e através das vidas simples destas pessoas pobres, vivendo entre galinhas e carros abandonados. (…)
No Coração da Tempestade tem a aura de um clássico».


Sinopse:
 Observando Esch, ninguém poderia adivinhar que um grande furacão, o Katrina, ameaçava seriamente a sua vida…
Ela tem apenas 14 anos e maravilha-se com tudo o que lhe acontece: descobrir o amor e ficar grávida, por exemplo, ao mesmo tempo que a cadela Pit Bull China tem uma ninhada de cães que traz uma grande alegria aos seus três irmãos: Júnior, o mais novo e curioso de todos, Skeetah, que admira aqueles cães como forças da natureza, e Randall, que espera obter com a venda da ninhada os meios para seguir uma carreira no basquetebol.
Os avisos de um furacão cada vez mais poderoso a formar-se ao largo do Golfo do México e em rota de colisão com a região pobre de Bois Sauvage, onde Esch vive, só lhe chegam como rumores vagos, principalmente do pai ausente e frequentemente bêbedo, em constante alvoroço entre alguns biscates e o recolher de materiais para fortificar a casa contra o cataclismo que se avizinha.
Pode esta família de crianças sem mãe, e de pai distante, continuar a viver os seus sonhos e fantasias no meio da pobreza e sob a ameaça de um desastre natural?
O amor que os une é praticamente o único recurso que possuem e a força da sua inocência terá de vencer a força do furacão.

Sobre a autora:
Jesmyn Ward nasceu em 1977 na cidade de DeLisle, Mississípi. Concluiu os seus estudos na University of Michigan, onde granjeou importante reconhecimento pela escrita de ensaios, peças de teatro e ficção. A obra No Coração da Tempestade valeu-lhe os prémios National Book Award for Fiction, em 2011, e Alex Award, em 2012. Trabalha atualmente como professora assistente de Escrita Criativa na University of South Alabama.

Imprensa:
No Coração da Tempestade é um livro intenso, com uma prosa direta e poderosa. (…) A relação familiar cuidadosamente construída é vívida e estimulante, desenhada de forma complexa e detalhada. Los Angeles Times
A voz do narrador brilha com beleza à medida que lança o leitor por esta história emocionante, construída na sombra do [furacão] Katrina. Huffington Post
No Coração da Tempestade, o vencedor do National Book Award de 2011, é um livro tenso e engenhoso, com uma intriga inteligente e de escrita voluptuosa. The New York Times


Sem comentários: