quinta-feira, 15 de maio de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Conheça a biografia "Jorge Coelho. O Todo-Poderoso" de Fernando Esteves

Esta sexta-feira a Esfera dos Livros edita a biografia Jorge Coelho. O Todo Poderoso de Fernando esteves. Uma obra da colecção Actualidade Biográfica que nos leva a conhecer um dos políticos com mais visibilidade nas últimas duas décadas, e cuja influência na tomada de algumas decisões que marcaram o destino recente de Portugal foi crucial, para além de nos mostrar um lado mais pessoal e íntimo de Jorge Coelho.

Ao longo destas páginas vamos conhecer pormenores de episódios que nunca foram divulgados publicamente: a morte de Sousa Franco em plena campanha eleitoral, os bastidores que minaram o guterrismo por dentro, como o Totonegócio e os «jobs for the boys» ou a «cilada» montada a António José Seguro em 2004 para impedir que o atual líder socialista se candidatasse contra José Sócrates à chefia do PS.

Ficamos a conhecer em detalhe a polémica contratação de Jorge Coelho para a liderança executiva do grupo Mota-Engil, a quem adjudicara contratos milionários enquanto ministro e também as suas ligações ao universo da maçonaria.

Sinopse:
«Jorge, ou é internado ou morre.» O aviso chegou através de um fax manuscrito. Era a derradeira tentativa de Helena Boquinhas, médica de Jorge Coelho, para o resgatar da escuridão do quarto de sua casa, o seu refúgio enquanto tratava um cancro que o devastou física e psicologicamente. Estava com uma depressão profunda. A violência das sessões de quimioterapia e radioterapia a que se submetia era avassaladora. E só com a ajuda da sua mulher Cecília e da filha Maria João conseguiu atravessar o calvário do cancro. Quando soube que estava curado, chorou. Mas até hoje permanece em alerta. A luta do ex-dirigente socialista contra a doença súbita que quase o matou é um dos capítulos mais surpreendentes desta biografia, que resulta de cinco anos de investigação, durante os quais o jornalista Fernando Esteves entrevistou mais de 70 pessoas que contaram episódios que nunca partilharam publicamente. Ao longo destas páginas ficamos a conhecer pormenores sobre a morte de Sousa Franco em plena campanha eleitoral para as eleições europeias de 2004, os bastidores de todas as polémicas que minaram o guterrismo por dentro, como o Totonegócio e os «jobs for the boys», ou a «cilada» que foi montada a António José Seguro em 2004 para impedir que o atual líder socialista se candidatasse contra José Sócrates à chefia do PS. Também a polémica contratação de Jorge Coelho para a liderança executiva do grupo Mota-Engil, a quem adjudicara contratos milionários enquanto ministro, é abordada em detalhe, assim como as suas ligações ao universo discreto da maçonaria, com a revelação da loja maçónica em que foi iniciado e dos respetivos membros.
Jorge Coelho, O Todo-Poderoso é um livro imprescindível para conhecer por dentro os últimos 20 anos da política nacional.
                                                                                     
Sobre o autor:
Fernando Esteves nasceu em 1973, em Lisboa. É editor de Política da revista Sábado. Tem dois cursos superiores: Relações Públicas e Ciências da Comunicação. É pós-graduado em Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa, onde também frequentou o mestrado de Ciências da Comunicação. Frequentou ainda o curso de Direito.
Durante dez anos deu aulas de jornalismo em várias universidades portuguesas. Foi também formador do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor). Hoje utiliza o seu blogue profissional – a que chamou Alter Ego – para partilhar opiniões sobre jornalismo e política.
Foi redator no semanário Euronotícias e redactor e editor n' O Independente, de onde saiu em 2005 para trabalhar na Sábado. Entre 2008 e 2009 apresentou, na RTP 2, o programa «Clube de Jornalistas». Em 2007 foi distinguido com o prémio «Jornalista do Ano», atribuído pela Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Este é o seu primeiro livro.