quarta-feira, 23 de abril de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

O Atentado - David Baldacci [Opinião]

Título: O Atentado
Autor: David Baldacci
N.º de Páginas: 436
PVP:16,90€
Tradução: Maria João Lourenço

Robie é encarregado de matar uma «companheira de armas», depois de surgirem provas que apontam para que Jessica Reel, assassina de profissão como ele, terá mudado de campo. A missão de Robie consiste em apanhar Jessica Reel, morta ou viva. No entanto, Robie não tarda a dar-se conta de que a situação vai além da mera traição. Com efeito, por detrás do ataque de Reel esconde-se uma ameaça muito maior, e que poderá provocar ondas de choque suscetíveis de atingir o mundo inteiro.

A minha opinião:
Segundo volume da série Will Robbie, que começou com Os Inocentes, O Atentado não foi o que esperava. Talvez porque não tenha lido Os Inocentes, não criei grande empatia com Will Robbie (achei uma personagem fria) nem com quaisquer das personagens. Jessica Reel foi a que mais se aproximou de mim, no fundo. Depois de dois companheiros de armas terem sido abatidos a tiro, a sangue-frio, Robbie é encarregue de matar a sua parceira, por se suspeitar da sua autoria nos dois crimes. Mas será que foi mesmo Jessica que mudou de campo ou haverá traidores ao mais alto nível na Agência?

Sabe-se que no mundo em que trabalham e habitam não há margem para erro e que qualquer erro, por mais pequeno que seja, pode ser fatal. Partindo no encalço de uma mulher extremamente inteligente, que aprendeu o ofício com os melhores, Robbie sabe com o que conta: apenas consigo e com a sua vontade de descobrir a verdade. E a verdade pode não ser aquilo que ele pensava à partida.

"No negócio da espionagem, uma pessoa não tinha amigos dignos desse nome, apenas inimigos e pessoas candidatas a tal."

A conspiração em torno da cimeira internacional do G8 e na cimeira do Canadá visando líderes árabes é a parte com mais acção do livro, assim como o mistério em torno do Livro Branco ou do Documento do Apocalipse guardado a sete chaves por elementos traidores da agência.

O Atentado é a busca desenfreada pela verdade e pelo inimigo, levando o leitor a acompanhar Robbie na sua demanda. Não encheu completamente as minhas medidas porque a narrativa se arrastou um bocadinho, tornando-se, por vezes, um pouco previsível. Para quem adorou ler A Conspiração do Silêncio, pertencente a outra série de Baldacci, esperava um pouquinho mais de acção.

No entanto, para os fãs do autor e de policiais recomendo.

Excerto: 

"Regra geral, quando as coisas parecem simples, não o são. A noção do certo e do errado, do bem e do mal, está nos olhos de quem a vê."