quarta-feira, 23 de abril de 2014

Felizes os Felizes, de Yasmina Reza, a 9 de maio nas livrarias

Título: Felizes os Felizes
Autor:
Yasmina Reza
Género: Romance
Tradução: Ana Cristina Leonardo
N.º de páginas: 152
Data de lançamento: 9 de maio
PVP: 15,50 €

«Perturbador e hilariante, Felizes os Felizes faz-nos transitar incessantemente entre a angústia e o riso.» Le Monde
«Em Felizes os Felizes, um romance estonteante, a dramaturga Yasmina Reza declina com rara violência cenas da vida conjugal.» Le Nouvel Observateur
«Uma crónica da idade madura escrita num tom feroz e carregado de humor.» L’Express

Os «felizes» do romance de Yasmina Reza (o título é inspirado no Sermão da Montanha do Evangelho segundo São Mateus) são personagens de uma comédia humana que todos conhecemos: elas são atormentadas, cheias de raiva, histéricas, coladas a um quotidiano que já não controlam; eles, obcecados por um futuro que não conseguem imaginar, um futuro de desejos gorados, doenças e crises.
Yasmina Reza retrata momentos fugidios do dia a dia das personagens, também elas narradoras da sua história, e da dos outros, em capítulo próprio: a amizade, a filiação, o amor, a realização, a dependência. Tudo numa escrita seca, divertida e lúcida – em que «as emoções são assassinas».

Sobre a autora:
Yasmina Reza nasceu em Paris, em 1959, filha de um judeu iraniano e de mãe húngara. É dramaturga, argumentista, atriz e romancista, e uma das figuras mais conhecidas das artes do palco em França. Felizes os Felizes é o seu primeiro livro de ficção publicado em Portugal.
Yasmina Reza tem sido galardoada com as mais importantes distinções, como o Prémio Molière, que recebeu em 1987, 1988, 1990 e 1994 (para melhor autora, melhor tradução, melhor produção, e para melhor autora, peça e produção, respetivamente); ou o Prémio Laurence Olivier, em 1998 e em 2009, para melhor comédia; recebeu o Tony em 1998 e em 2009 – para melhor peça, a muito aclamada O Deus da Carnificina (interpretada, entre outros, por Jeff Daniels, James Gandolfini ou Ralph Fiennes), posteriormente também adaptada ao cinema (por Roman Polanski com interpretações de Jodie Foster, Christoph Waltz e Kate Winslet).


Sem comentários: