quarta-feira, 16 de abril de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

BOOKSMILE: O super premiado Tom Gates está de volta

Descontrair e “desligar” um pouco da escola é a palavra de ordem para as férias da Páscoa. E nada melhor do que um divertido livro para, não só alegrar os miúdos, mas, ao mesmo tempo, ajudar a manter os neurónios ativos. O Tom Gates é a personagem ideal para o fazer.

Tom Gates é mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa. Atacado por cães, água derramada nos cadernos ou ter sido atingido por raios, são apenas alguns dos argumentos bem divertidos que Tom arranja para tentar enganar os pais. Em Tom Gates 4: Ideias (Quase Todas) Geniais, Tom decide participar no concurso de talentos da escola. O Marcus pensa que só ele é que tem boas ideias, mas no final o Tom vai mostrar-lhe quem é que manda!

O tio Kevin também se acha um génio, mas nem imaginas o que aconteceu no churrasco lá em casa! E, quando Tom deu de caras com a irmã Delia logo de manhã, teve uma ideia genial. Ou quase!

Aqui está o enredo do quarto volume da coleção infantojuvenil super premiada Tom Gates: Tom Gates 4: Ideias (Quase Todas) Geniais (336 pp I 14,99€). A coleção já recebeu os principais prémios britânicos da literatura infantil, entre os quais o Red House Children’s Book Award, o Roald Dahl Funny Prize, e o Watertones Children’s Book Prize.

Foi da imaginação de Liz Pichon (texto e ilustração I www.lizpichon.co.uk) que nasceu Tom Gates, um mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa. Os livros escolares de Tom estão sempre cheios de rabiscos, balões com desenhos e pensamentos.