quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Europa à Beira do Abismo, de Tony Phillips, a 2 de maio nas livrarias

Título: A Europa à Beira do Abismo
Tony Phillips (coordenação)
Roberto Lavagna, Christina Laskaridis, Tony Phillips, Mariana Mortágua, Anzhela Knyazeva, Diana Knyazeva, Joseph Stiglitz
Género: Economia
Tradução: Pedro Carvalho e Rita Guerra
N.º de páginas: 496
Data de lançamento: 2 de maio
PVP: 17,70 €

A Europa está a sofrer uma desordem económica bipolar, um sinal de que se está a passar realmente por uma crise da dívida soberana. Os meios de comunicação têm dividido o continente em dois grupos de nações – o centro e a periferia –, não geograficamente mas através de classificações de crédito da dívida nacional.
A Europa à Beira do Abismo é uma investigação fundamental sobre a raiz da crise das dívidas públicas europeias e as escolhas políticas tomadas para «resolver» a crise. Aqui, os autores examinam as falhas estruturais e institucionais ao longo de cinco capítulos sobre a corrupção, o contágio, o fim dos mitos e os custos sociais e políticos do pensamento económico ortodoxo e dogmático para os cidadãos europeus, oferecendo ainda uma crítica construtiva sobre a UE e a política económica nacional que falhou na Europa.
Simultaneamente global e local, este livro fornece uma análise profunda sobre os casos de Portugal, Irlanda, Grécia e Argentina, assim como as perspetivas globais do Prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz e da sua equipa, em conjunto com a experiência, resultado de muitos anos de árduas negociações com o FMI, do ex-ministro da Economia argentino Roberto Lavagna.


Sobre o autor:
Tony Phillips nasceu em Dublin, Irlanda. Entre 2003 e 2005, viajou de Silicon Valley para Tierra del Fuego, realizando um estudo político-económico da América Latina a que chamou ProjectAllende.org. Completou os estudos de pós-graduação do Departamento de Economia da Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina, que complementam a sua própria investigação financeira sobre a economia política da dívida soberana e como ela afeta o setor financeiro global. Além de jornalista financeiro, Phillips é consultor e escreve sobre questões de soberania em dívida, desenvolvimento, energia e ecologia na América do Sul e na Europa.


Sem comentários: