terça-feira, 11 de março de 2014

Saiba qual é o "Segredo para Alcançar o Sucesso na Escola" com Renato Paiva

Com o aproximar da época de exames, as crianças sentem a pressão de obterem bons resultados. E todos querem que os seus filhos sejam bem sucedidos na escola mas, ao longo do seu percurso escolar, existem dificuldades, mesmo para os bons alunos. Renato Paiva, desvenda-lhe todos os segredos, as estratégias, as ferramentas e conselhos práticos que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a descobrir O SEGREDO PARA ALCANÇAR O SUCESSO NA ESCOLA.

Renato Paiva, especialista em apoio terapêutico-pedagógico, fala-nos no seu novo livro, de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atenção nas aulas, mas também na falta de motivação e confiança do aluno, na falta de organização, quando a relação aluno-professor não é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relação com os colegas. 

Sinopse:
O sucesso escolar é o objetivo. Todos queremos que os nossos filhos sejam bem-sucedidos na escola. No entanto, ao longo do seu percurso escolar, a maioria dos alunos depara-se com dificuldades, mesmo os bons alunos! Sim, este assunto não é exclusivo dos alunos que têm negativas nos testes ou problemas de comportamento. Neste livro falamos de dislexia, de erros de ortografia, na dificuldade nos cálculos matemáticos, na pouca atenção nas aulas, mas também na falta de motivação e confiança do aluno, na falta de organização, quando a relação aluno-professor não é a melhor, dos bloqueios que alguns alunos têm perante os testes, nas faltas ou na relação com os colegas. Para todos estes problemas de aprendizagem há uma solução. Que exige trabalho, esforço e dedicação, por parte de pais, alunos e educadores. Porque o sucesso está ao alcance de todos.   
- Espalhe espuma de barbear numa mesa e peça à criança que escreva sílabas ou palavras.
- Em vez de salientar que o seu aluno cometeu 14 erros, opte por realçar que acertou em 76 palavras
- Promova o diálogo com os seus filhos e alunos para que falem das suas emoções, do que sentem quando fracassam e ajude-os a superar essas dificuldades.
- Jogar o jogo da forca, procurar letras, sílabas e palavras em revistas, ou fazer rimas ajudam o seu filho a ultrapassar um problema de dislexia.
- Cantigas e lengalengas com números ou jogos de tabuleiro como o «monopólio» são essenciais para crianças com dificuldades na matemática.
- Uma criança hiperativa necessita de muito afeto, pelo que os pais são uma peça-chave na superação deste problema. Já o professor deve recorrer a determinadas estratégias, como atribuir à criança tarefas curtas ou trabalhar as matérias mais difíceis de manhã, quando a criança está mais concentrada;
- Elogiar os momentos em que uma criança com problemas de atenção consegue estar atenta, evitando chamar a sua atenção sempre que está desconcentrada, revela-se uma ótima mais-valia.
- Ensine ao seu filho uma técnica especial de respiração para evitar o stresse e a ansiedade nos testes.
Numa linguagem clara e acessível e recorrendo a exemplos concretos que se passam nas nossas casas e nas salas de aula, o especialista em apoio terapêutico-pedagógico Renato Paiva desvenda-lhe todos os segredos, estratégias e ferramentas que irão ajudar a ultrapassar as dificuldades de aprendizagem e a alcançar o sucesso na escola.
Um livro indispensável para pais, professores e estudantes
                                                                      
Sobre o autor:
Renato Paiva é diretor da Clínica da Educação e da Academia wowstudy. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos. O autor exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar. Entre 2003 e 2006, colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores. Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino. Colabora regularmente com a imprensa onde escreve artigos para as revistas Pais e Filhos, Mãe Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy. É frequentemente convidado em programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação.
Em 2007, editou, com a Esfera dos Livros, o livro SOS Tenho de Passar de Ano, e, em 2012, Ensina o Teu Filho a Estudar.
 

Sem comentários: