quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Clube do Autor: História nacional continua a inspirar autores portugueses

Título: Última noite em Lisboa
Autor: Sérgio Luís de Carvalho
PVP: 15€
Disponível a partir de 19 de Fevereiro

Uma intriga histórica numa cidade inquieta. Amor e ódio em tempos de guerra.

A II Guerra Mundial vai no seu quarto ano. Numa Lisboa pobre, pacata e marialva, apenas os refugiados, as manobras militares da Legião Portuguesa e as filas que se começam a fazer à porta das lojas denunciam a existência de um distante e sangrento conflito.

Henrique é um jornalista que trabalha na revista A Esfera*, subsidiada pelos serviços secretos nazis, quando conhece a nova vizinha do lado, Charlotte, uma refugiada austríaca, cuja liberdade e antinazismo lhe vão abrir novas perspetivas. Cada vez mais, Henrique sente-se entre dois mundos antagónicos. De dia, trabalha entre convictos nazis; à noite, está com Charlotte e com Maria Carolina.

O que Henrique desconhecia é que os segredos e os mistérios da vida de Charlotte implicariam uma escolha dramática para os seus destinos.

*Embora se tivesse mantido imparcial durante a II Guerra Mundial, o regime salazarista mantinha uma clara preferência. Provam-no os obstáculos à entrada de refugiados no país, sobretudo de origem judaica, e a autorização de publicações que assumiam o seu apoio aos países do Eixo. A revista A Esfera era uma dessas publicações.


Título: Os Dez de Tânger
Autor: Eduardo Palaio
PVP: 16€
Disponível a partir de 19 de Fevereiro

Uma expedição contada e vivida por dez homens com existência real mas apagados nos mapas da nossa memória.

Os Dez de Tânger centra-se nos caminhos tortuosos de uma expedição feita por soldados desconhecidos, nos segredos do povo miúdo arrebanhado para a guerra. Trata-se de uma história épica de dez homens com vidas reais que partiram à aventura de novos horizontes numa expedição ao Norte de África. Um episódio que ficará para sempre guardado nos anais da nossa História e que é aqui relembrado de forma épica e rigorosa.

Sem comentários: