segunda-feira, 21 de outubro de 2013

«Traição», Jason Matthews - Espionagem ao mais alto nível no primeiro romance nas últimas décadas a ser escrito por um espião da CIA. Nas livrarias a 24 de outubro

Título: Traição
Autor:
Jason Matthews
N.º de Páginas: 504
PVP: 17,70€

O jogo de espionagem nunca foi tão realista como neste livro - a estreia no romance de Jason Matthews, agente da CIA durante 33 anos.

"Uma estreia impressionante... Nunca li um livro sobre espionagem, e muito menos um romance, tão rico em informações secretas (...)Os antigos inimigos de Matthews em Moscovo vão ficar possessos quando virem até que ponto este livro os desmascara." The New York Times

A Lua de Papel vai lançar esta quinta-feira, dia 24, o excecional primeiro romance de Jason Matthews, agente da CIA durante 33 anos.
Aclamado pela crítica internacional, Traição é um romance de espionagem ao mais alto nível e o primeiro romance nas últimas décadas a ser escrito por um espião da CIA. Jason Matthews trabalhou na agência durante 33 anos, onde conheceu a mulher, também agente. Foi diretor de operações, recrutou espiões, comandou operações clandestinas. Pôs todos os seus conhecimentos ao serviço deste thriller trepidante, que agarra o leitor até ao épico final.
O livro de Jason Matthews, que chega agora a Portugal, é provavelmente o melhor e mais credível romance de espionagem publicado neste século, nos Estados Unidos. A obra retrata o conflito EUA/ Rússia e dá uma imagem muito diferente daquilo que nós julgamos ser a espionagem.
Traição ameaça tornar-se o equivalente contemporâneo de O Espião que Veio do Frio, de John Le Carré. Um romance preciso, de um suspense sufocante, povoado de personagens que não esqueceremos tão cedo – como a dilacerada Dominika, digna rival de Lisbeth Salander, da trilogia Millennium.

Sobre o livro:
Nate Nash acaba de ser descoberto.
O jovem agente está em Moscovo, onde trafica informações com o mais valioso espião da CIA no Kremlin. Os russos não sabem quem os anda a trair. Mas agora perceberam que Nate é o elemento de ligação – a peça chave para desmascarar o agente duplo.
Os russos jogam então o seu trunfo – Dominika Egorova, estrela do ballet clássico caída em desgraça no Teatro Bolshoi. Extremamente atraente, dotada de uma capacidade excecional para “ler” emoções, é forçada por um general corrupto a aceitar uma missão de alto risco: seduzir Nate Nash.
Começa o jogo.
Da Grécia a Helsínquia, dos corredores de Washington aos aposentos imperiais de Vladimir Putin a trama complica-se. As embaixadas agitam-se, os russos apertam o cerco, há um sádico assassino à solta, sucedem-se as armadilhas, fazem-se e desfazem-se alianças. Nate e Dominika percebem que dependem um do outro para sobreviver.

Crítica Internacional:
"O excecional primeiro romance de Matthews vai conquistar os fãs dos romances de espionagem clássicos... Uma carreira de 33 anos na CIA permite-lhe exibir a autenticidade que os leitores deste género exigem.” - Publisher Weekly

"O autor, um veterano da CIA, condimenta este thriller com operações realistas, vilões terríveis, e assombrosas reviravoltas na trama que refletem a luta das personagens pelo controlo... Um intenso mergulho num mundo de paixões carnais, concorrência brutal e operações clandestinas, este livro evoca a época de ouro da espionagem durante a Guerra Fria.” Library Journal

"Jason Matthews não está a inventar nada; ele viveu esta história, e nota-se a cada página. Espionagem ao mais alto nível, um perigo sufocante, sexo, agentes duplos e duplas traições. O que mais pode desejar um leitor?” - Nelson DeMille

"Fiquei a ler até às onze horas da noite e acordei às cinco da manhã para acabar. Aprendi mais sobre os antigos sovietes, os novos russos e os EUA de hoje do que em nos melhores artigos de investigação até aqui publicados. (…) Há já muito tempo que não lia um romance tão apaixonante.” - Doug Stanton, autor de House Soldiers

Sobre o autor:
Jason Matthews trabalhou durante 33 anos na Direcção de Operações da CIA (hoje conhecido como Serviço Nacional Clandestino). Esteve destacado em vários pontos do globo e especializou-se em missões em terrenos proibidos. Recrutou espiões para operarem contra alvos na Rússia, Ásia, Oriente Médio e Caribe. Chefiou vários postos da CIA, comandou projetos de deteção de armas de destruição maciça, participou em operações de contraterrorismo. Vive no Sul da Califórnia com a mulher, também ela uma ex-agente da CIA, onde trabalhou durante 34 anos.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt