segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lançamento de Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem

O segundo volume da coleção «Protagonistas da Edição» será apresentado a 24 de outubro, às 18.30, na Fundação Saramago, em Lisboa, e em Penafiel, no dia 15 de novembro, às 21.30, na Biblioteca Municipal.

«Sim, conheci bastantes figuras da edição mundial, como o Peter Mayer, ou o Antoine Gallimard, que às vezes ainda vejo, a Beatriz de Moura, da Tusquets, de quem me tornei amicíssimo, o Jorge Herralde, da Anagrama, de quem também me tornei amigo, e vários outros, muitos deles amigos próximos.»

Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem é uma entrevista de vida com um dos mais marcantes profissionais da história recente da edição portuguesa.

Em quatro décadas de carreira, Carlos da Veiga Ferreira publicou em Portugal mais de 700 livros. Com uma vida dedicada à edição, foi, como o próprio descreve, «um editor muito à antiga, quase à século XIX».

O seu nome surge diretamente associado à Teorema, na qual permaneceu cerca de 30 anos, tendo prosseguido com a criação da Teodolito em 2011. Através destas editoras, Veiga Ferreira publicou grandes nomes da literatura mundial, como Italo Calvino, Jorge Luis Borges, W. G. Sebald, Quino, Bret Easton Ellis ou Douglas Coupland.

Neste livro, o editor deixa ainda a memória da sua passagem pelo associativismo livreiro e pelos círculos editoriais de todo o mundo, dentro dos quais testemunhou as principais transformações na edição ao nível global. O reconhecimento desta carreira tem-lhe chegado de diversas formas, das quais é exemplo a distinção do governo francês como grau de Grande Cavaleiro das Artes e das Letras, em junho de 2013.

Coleção «Protagonistas da Edição»
Em 2011, a Booktailors desafiou a jornalista Sara Figueiredo Costa a coordenar uma série de entrevistas com figuras marcantes da história da edição portuguesa. Depois de Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses, segue-se a publicação de Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem. Esta coleção pretende deixar, para memória futura, o percurso de grandes nomes do setor editorial português.

O próximo volume terá em foco a editora Guilhermina Gomes.

Apresentações

Lisboa – 24 de outubro, 18.30, Fundação José Saramago (Casa dos Bicos). Apresentação de Nelson de Matos.

Penafiel – 15 de novembro, 21.30, Biblioteca Municipal de Penafiel. Apresentação de Alberto Santos.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt