sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cidade Líquida - João Tordo [Opinião]

Título: Cidade Líquida (DN Contos Digitais #2)
Autor:
João Tordo


O conto Cidade Líquida recupera as personagens de um outro conto do autor, Águas Passadas, que decorre em Veneza. Agora em Lisboa, as mesmas personagens - o narrador e Roque dos Santos, um realizador de cinema - tornam a encontrar-se. 


A minha opinião: 
Esta foi a minha estreia com João Tordo e, apesar de ter achado o conto um pouco estranho até que gostei. 
Perdido entre a realidade e a ficção o protagonista, um professor de filosofia obcecado por Roque dos Santos, um realizador estranho, comparado (pelo professor) a George Harrison dos Beatles. 
Com a mulher ausente da sua vida, e completamente só do restante mundo, leva-o a arrendar uma casa na baixa e a recordar Veneza e um filme passado lá, Cidade Líquida, cujos protagonistas o marcaram para a vida. 
Para os curiosos, este conto tem as mesmas personagens de um outro conto anteriormente publicado por João Tordo, Águas Passadas, que decorre em Veneza, e onde o protagonista conhece Roque dos Santos. Eu fiquei curiosa. Alguém me sabe dizer onde o posso encontrar?



Excerto:
"...a vida é uma ficção escrita diariamente na qual tudo se torce e retorce de acordo com a vontade de alguém"
 

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt