sexta-feira, 23 de março de 2012

"A Solidão da Rainha. Sofia, uma vida" de Pilar Eyre. Autora em Lisboa nos dias 16 e 17 de Abril

Depois da polémica que se instalou em Espanha com a publicação do livro A Solidão da Rainha. Sofia uma vida. a autora Pilar Eyre vem a Lisboa nos dias 16 e 17 de Abril promover esta biografia única com dados inéditos sobre a vida da Rainha Sofia e a forma como alcançou a pulso, com sacrifícios e elevado custo pessoal, o lugar que ocupa na história de Espanha. Este é um livro íntimo e corajoso que vai além da solenidade das fotografias oficiais, do protocolo da corte, para chegar pela primeira vez ao território desconhecido e misterioso da Rainha Sofia.
Este é um livro íntimo e corajoso que vai para além da solenidade das fotografias oficiais, do sorriso hierático, do protocolo da corte e também das biografias canónicas, para chegar, pela primeira vez, ao território desconhecido e misterioso que é a alma de Sofia. Uma mulher fria por fora, mas apaixonada por dentro, com uma infância difícil, uma juventude atormentada e um longo amadurecimento cheio de momentos de felicidade plena, mas também de enormes deceções e sofrimentos.
Esta biografia apresenta dados inéditos e personagens interessantes, mostra-nos uma rainha que alcançou a pulso, com grandes sacrifícios e um elevado custo pessoal, o lugar que ocupa na História de Espanha, mas cuja vida privada não lhe trouxe a felicidade que todo o ser humano merece. Princesa de um país pobre e marginal, conheceu a fome, o frio, os ratos...
No exílio mais duro de um mundo em chamas, cresceu ao lado de uns pais de personalidade surpreendente, apaixonou-se por quem não a quis, casou com quem devia e lutou como uma fera ao lado do seu marido num período vibrante e perigoso do passado de Espanha para conseguir ocupar o trono. Valeu a pena? O preço foi demasiado alto? A Solidão da Rainha aborda a vida de Sofia em profundidade, com respeito, mas também de bisturi na mão, com a intenção de trazer mais luz sobre uma vida apaixonante, com a qual iremos rir, chorar, indignarmo-nos e admirarmo-nos e também inteirarmo-nos de factos incríveis, que parecem não caber numa só vida humana.

Sobre a autora:
Pilar Eyre (Barcelona) estudou Filosofia e Letras e Ciências da Informação. Exerceu jornalismo como colunista, entrevistadora e repórter em vários jornais e revistas (Hoja del Lunes, Mundo Diário, La Vanguardia, Interviú, El Periódico de Catalunya e El Mundo, entre outros) e colaborou também em diversas emissoras de rádio e televisão. É autora de vários livros, entre os quais cabe destacar: Dos Borbones en la corte de Franco, Segredos e Mentiras da Família Real Espanhola, Todo empezó en el Marbella Club e Callejón del olvido, que foi adaptado ao teatro, e a biografia Quico Sabaté, el ultimo guerrillero, que deu origem a um filme e um documentário.

Novo romance de Joel Neto, Os Sítios sem Resposta, chega às livrarias a 3 de abril

Título: Os Sítios sem Resposta
Autor: Joel Neto
Págs: 192
PVP: 15,50 €

Joel Neto regressa à ficção com Os Sítios sem Resposta, que a Porto Editora publica no dia 3 de abril. Uma década depois de O Citroën que Escrevia Novelas Mexicanas, considerado pelo Expresso um dos melhores livros de 2002, Os Sítios sem Resposta é uma homenagem à relação pai/filho e à paixão pelo futebol como recurso de linguagem intergeracional, colocando em confronto o Sporting e o Benfica, a cidade e o campo, a ternura e o desamor, o sexo e a ausência dele.
No centro da ação está um profissional de seguros que, ao ver aproximar-se a meia-idade, decide ter chegado a hora de mudar de pessoa – e que, perante a urgência dessa metamorfose, resolve começar precisamente por aquilo que tantos dizem ser imutável: o clube de futebol.

O lançamento oficial deste livro será no dia 18 de abril, às 18:30, no restaurante do El Corte Inglés de Lisboa, com apresentação a cargo de António-Pedro Vasconcelos.

Sinopse:
Um homem muda de tudo: muda de mulher e de partido, muda de religião e até de sexo – muda daquilo que quiser, menos de clube de futebol. Miguel João Barcelos mudou. Atrás, tem dois casamentos fracassados, uma monótona carreira de profissional de seguros e uma longa história de serões passados ao lado do pai, chorando algumas das mais belas e irresistíveis derrotas do Sporting. Agora, começou a sofrer pelo Benfica. E é quando se prepara para confessar o seu crime que vê entrar em cena uma misteriosa executiva de saltos altos, determinada a virar do avesso todas as certezas sobre as quais esperava erguer o seu projeto de nascer de novo.
Um fresco sobre a solidão que é, ao mesmo tempo, uma viagem ao coração dos homens e um tributo ao indecifrável poder das mulheres.
Dez anos depois de O Citroën que Escrevia Novelas Mexicanas, Joel Neto regressa à ficção – e para ficar.

Sobre o autor:
Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil. O seu primeiro romance, O Terceiro Servo, foi objeto de tese de doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Citroën que Escrevia Novelas Mexicanas, que publicou a seguir, foi adotado como leitura obrigatória pela Universidade dos Açores. Vive entre o coração de Lisboa e a Terra Chã, freguesia rural da ilha Terceira, onde cresceu, e desenvolve há mais de uma década intensa atividade como cronista em alguns dos mais importantes jornais portugueses. Na Porto Editora tem publicado Banda Sonora para um Regresso a Casa (2011), uma seleção das suas melhores crónicas publicadas entre o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.

Imprensa:
Joel Neto transforma-se numa das melhores vozes de nosso idioma comum, e é escritor que já possui sua marca perene e percetível, expressão de um processo em que o domínio da técnica constrói sonoros universos de humanidade. Luiz Antonio de Assis Brasil

Bulhosa e Leitura lançam campanha Somos Poesia. Somos Teatro

As livrarias Bulhosa e Leitura estão a promover, de 22 de março a 1 de abril, a campanha Somos Poesia. Somos Teatro. Aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, e do Dia Mundial do Teatro, a 27 do mesmo mês, receba 20% desconto na compra de livros de Poesia ou Teatro. Esta oferta não é acumulável com Cartão Cliente, vouchers promocionais ou outras acções a decorrer.

Bulhosa e Leitura lançam campanha Somos Estudantes


As livrarias Bulhosa e Leitura estão a promover, entre este sábado, 24 de Março, e o seguinte, 31, a campanha Somos Estudantes. Mediante a apresentação do Cartão de Estudante, receba um desconto de 4 euros para compras iguais ou superiores a 20 euros. Esta oferta não é, no entanto, acumulável com Cartão Cliente, vouchers promocionais nem com outras acções a decorrer.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Paixões à solta - Jill Mansell [Opinião]


Título:Paixões à solta
Autor:
Jill Mansell


Daisy MacLean é a diretora de um delicioso hotel rural. Desde que o seu marido infiel morreu num acidente de carro, tem-se mantido solteira e boa rapariga. Mas agora não confia em homens bonitos e charmosos, e é por isso que a antiga estrela de rugby, Dev Tyzack, não tem nenhuma hipótese em a conquistar. Pensa ela… Infelizmente o passado de Daisy está a intrometer-se no seu futuro. Quando menos espera, aparece Barney, o porteiro, com algo que pertencera ao marido que Daisy pensava ter conseguido esquecer. E para aumentar a confusão, não faltam outras personagens excêntricas como Tara, a criada sempre infeliz no amor; Dominic, cujo casamentos e vai realizar no hotel mas que já não quer aquela noiva; ou o próprio pai de Daisy que mantém uma relação secreta.Desta caótica torrente de paixões à solta só poderá resultar um grande desastre. Ou talvez não!

A minha opinião:
Para quem gosta de uma leitura leve e bastante divertida não pode perder o novo romance de Jill Mansell.
Mais uma vez a autora não me desiludiu e arrancou-me alguns sorrisos em diversas partes do livro. Paixões à Solta é um romance cheio de triângulos amorosos e onde todas as personagens estão interligadas. Daisy é uma mulher bem sucedida em termos profissionais, mas relativamente ao campo amoroso já não se pode dizer o mesmo. Decepcionada com o marido que lhe foi infiel, decide ficar de pé atrás com todos os homens que possam querer alguma coisa com ela, não dando oportunidade para ser feliz, até que encontra o homem dos seus sonhos... Mas o que teme é que, além de ser lindo de morrer, seja uma cópia fiel do seu ex.
Esta é apenas a história da protagonista, mas há muitas mais personagens interessantes ao longo do livro. Passando maioritariamente num hotel, local gerido por Daisy e propriedade do seu pai, as vidas das muitas personagens desenrolam-se tal e qual como se da organização de um hotel se tratasse. Cheio de surpresas e com o constante rodopio de novidades. A amiga de Daisy, empregado do hotel, é uma delícia. Estouvada e um pouco doidivanas, anda à procura do seu príncipe perfeito, e que não queira apenas ir para a cama com ela. Vive com a sua tia solteirona, Maggie, e não deseja terminar como ela. No entanto, Maggie também esconde um segredo... um amor secreto.
Depois há ainda o porteiro Barney, que se apaixona pela pessoa errada, pelo menos para Daisy...
Um livro a não perder.

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Vale dos Cinco Leões - Ken Follett [Opinião]


Título: O vale dos cinco leões
Autor: Ken Follett
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 400
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722522021
Coleção: Grandes Romances


Sinopse: Jane, uma inglesa corajosa e sensual, é apanhada num triângulo amoroso mortífero, entre os espiões rivais Ellis e Jean-Pierre. Amor, ódio e engano levam-nos de conspirações terroristas em Paris à guerra e aos guerrilheiros no Afeganistão.

A minha opinião:
Quando pego num livro de Ken Follett sei de antemão que vou desfrutar plenamente da sua leitura.
Repleto de aventuras e intriga O Vale dos Cinco Leões inside, sobretudo, na Invasão Soviética no Afeganistão, local para onde as personagens principais partem em missão. Partindo de um triângulo amoroso, Ken Follett, relata com mestria as duas facções: a dos espiões russos (KGB) e dos espiões norte-americanos (CIA). Jane, uma jovem inglesa a viver em Paris vê-se envolvida com os dois espiões, embora nada saiba a respeito da vida secreta de ambos.
Quando descobre a vida secreta de Ellis, o seu companheiro, Jane decide dar uma oportunidade ao médico amigo que está sempre por perto: Jean-Pierre. Não sabe ela que também ele guarda um segredo, partindo com ele numa missão, que julga humanitária, para uma localidade remota do Afeganistão.
Passado na década de 80 do século XX, é descrito ao leitor o que passavam os afegãos nas mãos do inimigo: a Rússia. Mas a outra parta também é relatada, sobretudo a crueldade com que encaravam o inimigo, a forma como tratavam (e ainda tratam) as mulheres, e o estatuto de heróis que ganhavam caso vencessem uma guerrilha.
É certo que Follett nos coloca sempre do lado da CIA, pondo sempre o KGB como os maus da fita, não deixando espaço de manobra para que a facção russa se “defendesse”. No entanto, aprendi um pouco mais sobre esta parte da história, praticamente desconhecida para mim.

A Esfera dos Livros distribuída pela Distribuidora de Livros Bertrand

"A editora A Esfera dos Livros e a Distribuidora de Livros Bertrand têm o prazer de comunicar a todos os seus leitores que, a partir do dia 22 de março, os livros de A Esfera dos Livros, mantendo o rigor e excelência editorial que têm caracterizado as suas obras ao longo dos cerca de seis anos de atividade editorial em Portugal, vão começar a ser distribuídos pela Distribuidora Bertrand, conhecida pela sua qualidade comercial e logística".

Os primeiros títulos a serem distribuídos pela Distribuidora de Livros Bertrand são:
D. Maria, a empregada de Cavaco de António Ribeiro
Cozinhar, Celebrar e Partilhar. Mais de 300 receitas de Conselhos de Economia Doméstica de Joana Roque
A Solidão da Rainha. Sofia: uma vida de Pilar Eyre

Estas obras vão estar disponíveis em todas as livrarias a partir do dia 30 de março.

Porto Editora lança dois dos mais elogiados escritos de Teolinda Gersão agora compilados

Título: Os teclados & Três histórias com anjos
Autor: Teolinda Gersão
Págs.: 128
PVP: € 13,90

No dia 29 de março chega às livrarias Os teclados & Três histórias com anjos, uma edição da Sextante Editora que reúne uma novela e três contos de Teolinda Gersão.
A novela Os teclados foi vencedora do Prémio Fernando Namora e do Prémio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários; por sua vez Três histórias com anjos é um conjunto de contos muito elogiado aquando da sua primeira publicação, em 2003, e já editado em França. Coligidos, são testemunho do lirismo e beleza próprios da linguagem de Teolinda Gersão.

Sobre o livro:
Esta edição reúne num mesmo livro dois dos mais elogiados escritos de Teolinda Gersão: a novela Os teclados (de 1999, que recebeu o Prémio Fernando Namora e o Prémio da Crítica da Associação Internacional dos Críticos Literários) e o livro de contos O mensageiro e outras histórias com anjos (2003). Sobre o último, Christophe Tison escreveu na Cosmopolitan: «Este livro é tão breve que, se o resumirmos, tudo ficará dito. Tudo, excepto a incrível poesia, a incrível linguagem de Teolinda Gersão. Este pequeno livro é um grande romance. Muito tempo depois de o termos fechado, ouvimos a voz de Ilda, gostaríamos de levá-la connosco e continuar a ouvi-la. É essa a marca das obrasprimas.»

Sobre o autor:
Teolinda Gersão estudou nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à escrita literária. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique, onde se passa o romance A árvore das palavras (1997). É autora de 12 livros de ficção, traduzidos em 11 línguas. Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios: por duas vezes o Prémio de Ficção do PEN Clube (O silêncio, 1981, e O cavalo de sol, 1989), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (A casa da cabeça de cavalo, 1995), o Prémio Fernando Namora (Os teclados, 1999), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (Histórias de ver e andar, 2002), o Prémio Máxima de Literatura (A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, 2008), o Prémio da Fundação Inês de Castro (2008). Três dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia. Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004. O seu romance mais recente é A Cidade de Ulisses (Sextante Editora, 2011).
Página pessoal: www.teolinda-gersao.com

Imprensa:
Numa narrativa breve, a autora consegue emprestar à sua protagonista uma imensa profundidade psicológica. A metáfora do trapézio não surge por acaso neste livro sublime e tão musical. Surge como se fábula fora. A de que o destinatário primordial da criação é o próprio criador, a de que a única legítima competição é a dele consigo mesmo. Rodrigues da Silva, JL [sobre Os teclados]
Neste texto, curto mas de uma rara densidade poética, não existe pathos. Uma voz exprime simplesmente o mundo que a rodeia. Sean James Rose, Lire [sobre a edição francesa Les anges,
Autrement, 2003]

Já a pensar no Dia da Criança...

Título: História (Mesmo) Breve de Quase Tudo
Autor: Bill Bryson
Género: Infantil
Formato: 21,5 x 28 cm
N.º de páginas: 176
Data de lançamento: 23 de março
PVP: 19,90 €

A Bertrand reedita a divertida e educativa obra de Bill Bryson – História (Mesmo) Breve de Quase Tudo, uma edição para os mais pequenos do seu êxito Breve História de Quase Tudo.

Neste livro, Bryson responde de forma divertida, simples, verdadeira e original a questões como:

O que aconteceu aos Dinossauros?
De que tamanho é o Universo?
Quanto pesa a Terra?
Porque são os oceanos salgados?
Vai cair-nos um meteorito em cima?
Numa linguagem clara e acessível, ensina os mistérios do Tempo e do Espaço e de quase tudo o que aconteceu e acontece no nosso planeta. Para escrever este livro, conheceu diversos cientistas bizarros, teorias loucas e importantes descobertas da Ciência.

Sobre o autor:
Bill Bryson descreve-se como um viajante relutante, embora seja uma pessoa que não consegue conter a curiosidade pelo mundo à sua volta, ainda que esse mundo seja o seu pacato lar. Bryson é de facto o autor de livros de viagens mais lido em todo o mundo. Dele se diz que «é um homem cujo sofrimento leva os leitores ao riso compulsivo». A sua Breve História de Quase Tudo foi devorada por meio milhão de leitores assim que chegou às livrarias.

Título: Romance da Raposa
Autor: Aquilino Ribeiro
Género: Infantil
Formato: 17 x 20,5 cm
N.º de páginas: 172
Data de lançamento: 23 de março
PVP: 26,19 €

A Bertrand reedita a versão ilustrada de um dos mais emblemáticos livros infantis portugueses:
Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro. Com ilustrações do francês Benjamin Rabier, um dos pioneiros da ilustração em França, conhecido sobretudo pelos seus desenhos de animais.

Aquilino Ribeiro (1885-1963), prosador de uma riqueza lexical só comparável à de Camilo Castelo Branco, é um dos autores mais emblemáticos da Bertrand Editora. As suas obras, de fortes tons picarescamente realistas e rara intensidade sensorial, retratam ambientes genuinamente portugueses e gentes rudes e voluntariosas. Prosseguindo o seu constante labor de dar a conhecer às novas gerações os mais talentosos escritores do seu catálogo, a Bertrand relança agora Romance da Raposa (1924). Trata-se de uma narrativa infantil de requintado virtuosismo estilístico, aqui numa edição em que se substituíram as ilustrações a preto e branco (utilizadas a partir dos anos de 1960) pelas originais a cores, da autoria de Benjamin Rabier. Uma solução plástica que se adequa na perfeição à fábula e que faz deste livro um objeto único.
Esta edição de Romance da Raposa é, pois, um regresso à versão original de um livro que gerações e gerações de crianças portuguesas leram.

terça-feira, 20 de março de 2012

Novidades Presença para a 2.ª quinzena de Março

Título: A Batalha do Apocalipse - Da Queda dos anjos ao crepúsculo do mundo
Autor: Eduardo Spohr
P.V.P.: 17,96 €
Coleção: Via Láctea
Nº na Coleção: 103
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4803-4
Nº de Páginas: 608
Sinopse: Quando após a Criação Javé adormeceu num sono milenar, o Paraíso Celeste foi palco de terríveis insurreições entre as hostes angélicas, que se arrastaram ao longo dos tempos e durante toda história da Humanidade. No momento do Apocalipse, Absalon, o valoroso líder dos revoltosos que havia sido condenado a vaguear pela Terra, é aliciado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, para se juntar às suas hostes na batalha do Armagedão que decidirá não só o destino do mundo mas o próprio futuro do Universo. E a escolha de Absalon poderá ser decisiva. A Batalha do Apocalipse é uma grandiosa viagem pela história humana e um épico empolgante, fantástico e pleno de suspense!


Título: Rumo à Liberdade
Autor: Slavomir Rawicz
P.V.P.: 14,85 €
Nº na Coleção: 523
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4809-6
Nº de Páginas: 284
Sinopse: Slavomir Rawicz era um jovem oficial de cavalaria polaco quando a 19 de novembro de 1939 foi preso pelos russos sob a acusação de espionagem e condenado a 25 anos de trabalhos forçados nos gulags. Em abril de 1941 consegue fugir juntamente com seis companheiros, e tem início uma odisseia rumo à liberdade que os levará a percorrer a pé mais de 6500 quilómetros em direção a sul, enfrentando algumas das regiões mais agrestes do mundo até alcançarem a Índia britânica em março de 1942. Rumo à Liberdade é um formidável testemunho da força e perseverança do espírito humano e uma afirmação do desejo universal de liberdade e dignidade.

Título: Sonhos Doces
Autor: Carina Costa
P.V.P.: 17,96 €
Editora:
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7030-0
Nº de Páginas: 160
Sinopse: Sonhos Doces apresenta-lhe as principais receitas e as técnicas mais utilizadas para a execução de bolos fantásticos - dos mais simples aos mais complicados.
Nele vai descobrir como projetar e preparar um bolo, que tipo de massa deve utilizar e qual a cobertura mais adequada.
Vai conhecer os diversos aspetos da arte decorativa – a modelagem, a colagem, a coloração, a escultura e a montagem de andares - e também os materiais e equipamentos necessários à sua execução.
Finalmente vai poder fazer os bolos que sempre sonhou e deixar a sua família – especialmente as crianças - felizes e encantadas com as suas produções deliciosas e artísticas.

Título: Viver sem chefe
Autor: Sergio Fernández
P.V.P.: 15,75 €
Editora:
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7029-4
Nº de Páginas: 276
Sinopse: Muitas pessoas estão a fazer trabalhos dos quais não retiram qualquer prazer, apenas porque isso lhes garante um salário ao final do mês.
Se lhes for feita a pergunta se gostavam de mudar de vida, a resposta é, naturalmente: «sim». É a essas pessoas que Viver Sem Chefe se dirige.
É um livro muito especial, onde se reúnem exercícios de coaching, pensamento oriental e reflexões pessoais com referências a inúmeros filmes e livros.
É uma reflexão original sobre os erros mais frequentes dos empreendedores, oferecendo uma abordagem multidisciplinar, prática, plena de propostas e, acima de tudo, com os pés bem assentes na terra.

PORQUÊ VIVER SEM CHEFE?
1. A literatura empresarial não está orientada para os pequenos e médios empreendedores, mas sim para as grandes empresas.
2. Os erros que os empreendedores cometem são normalmente os mesmos, não havendo nenhum livro que explique o que NÃO se deve fazer.

Título: O Último Templário
Autor: Raymond Khoury
P.V.P.: 14,85 €
Editora:
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-989-84-7027-0
Nº de Páginas: 390
Sinopse: O Último Templário é um empolgante thriller histórico e religioso que entretece com magistralidade as lendas do universo dos Templários, o suspense quase insustentável do policial e reflexões de cariz religioso e espiritual.

Dois acontecimentos separados por séculos escondem um mistério comum.

1291. O Ocidente perde o Reino de Jerusalém para o domínio muçulmano. Abandonando a Terra Santa envolta no clamor da batalha, os Cavaleiros Templários partem a bordo de um navio, transportando com eles um misterioso cofre que lhes foi entregue pelo Grão-Mestre da Ordem, às portas da morte.

Nova Iorque, pós-11 de Setembro. Tudo a postos para uma memorável noite de gala no Museu Metropolitano de Arte. Vai inaugurar uma Exposição dos Tesouros do Vaticano. Inesperadamente, quatro cavaleiros exibindo as insígnias da Ordem do Templo invadem o interior do museu, semeando o pânico e a destruição. A sua investida tem um único objetivo: roubar um objeto secreto que esconde um enigma muito antigo...

Título: O Poder de Seis
Autor: Pittacus Lore
P.V.P.: 14,31 €
Coleção: Noites Claras
Nº na Coleção: 12
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4805-8
Nº de Páginas: 384
Sinopse: O Poder de Seis é a sequela de Sou o Número Quatro e a ação retoma o ponto em que tinha ficado no livro anterior. Do grupo dos nove Garde que conseguiram escapar à destruição do planeta Lorien pelos Mogadorianos, restam apenas seis. Eles escondem-se, misturam-se com os humanos e evitam o contacto uns com os outros... só que os olhos dos Mogadorianos estão por toda a parte e escapar-lhes revela-se uma missão quase impossível. Mas, apesar dos seus poderes estarem a desenvolver-se, será que os Garde continuam a acreditar na sua missão? E terá a Número Seis, a rapariga com poderes inimagináveis, a força suficiente para reunir todo o grupo dos Garde? Ação e suspense garantidos neste novo livro de Pittacus Lore, que foi um bestseller nos EUA.

Título: Se eu fosse um animal
Autor: Sara Rebello da Silva
P.V.P.: 8,54 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 143
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4810-2
Nº de Páginas: 32
Sinopse: Já pensaste em tudo aquilo que poderias fazer se fosses um pássaro, um elefante, um canguru ou um gato?
Abre este livro e diverte-te a imaginar como seria se fosses um animal!

Título: O que é a Economia?
Autor: Liviana Poropat
P.V.P.: 11,25 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 144
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4804-1
Nº de Páginas: 128
Sinopse: Usamos o dinheiro no dia a dia, mas na verdade conhecemo-lo mal. Talvez nem todos saibam que as primeiras moedas «mugiam»...
Para te ajudar, aqui tens um livro completo, com questionários divertidos e dinâmicos, curiosidades, jogos e experiências.
Desde os antigos sistemas de troca até às modernas crises financeiras: uma verdadeira enciclopédia sobre a economia.

Recomendado para crianças a partir dos 9 anos de idade.

Título: Que miúfa no Kilimanjaro!
Autor: Geronimo Stilton
P.V.P.: 7,65 €
Coleção: Geronimo Stilton
Nº na Coleção: 48
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4806-5
Nº de Páginas: 125
Sinopse: «Era uma fria noite de outubro. Tinha mesmo acabado de colocar a última peça dum puzzle complicadíssimo, quando a mesa vibrou... Vi-me focinho a focinho com um roedor extramusculoso, extratonificado, extraenérgico. Era o meu amigo Hiena! Um instante depois, o calor da minha casa era apenas uma recordação... esperavam-me as neves eternas do Kilimanjaro!»

Título: Vamos Construir um Robô!
Autor: Mike Brownlow
P.V.P.: 10,72 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 141
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4651-1
Nº de Páginas: 12
Sinopse: O Hugo tem uma família de inventores... e possui uma grande imaginação! Quando ele imagina que o seu robô de brincar pode ganhar vida, toda a família põe mãos à obra para construir um fantástico robô gigante. Junta-te a eles e diverte-te! Destaca as peças que encontras no livro e constrói o teu próprio robô!

A não perder Vamos Construir um Foguetão! na mesma coleção.

Recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

Título: Vamos construir um foguetão!
Autor: Mike Brownlow
P.V.P.: 10,72 €
Coleção: Diversos
Nº na Coleção: 142
Data 1ª Edição: 20/03/2012
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4650-4
Nº de Páginas: 12
Sinopse: Vamos Construir Um Foguetão! é um livro interativo, que te convida a construir um engenho maravilhoso – um foguetão - na companhia do Hugo e da sua família de inventores. Junta-te a eles e diverte-te!
A não perder Vamos Construir um Robô! na mesma coleção.

Recomendado para crianças a partir dos 4 anos de idade.


Título: Como devo alimentar o meu filho
Autor: Ariane Brand e Eduarda Alves
P.V.P.: 11,81 €
Relançamento
Coleção: Orientações
Nº na Coleção: 27
Data 1ª Edição: 05/04/2005
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-3349-8
Nº de Páginas: 192
Sinopse: Esta obra é destinada a todos os pais que desejam proporcionar aos seus filhos a melhor dieta alimentar. Nela encontrará as soluções mais ajustadas para problemas como: cólicas, alergias alimentares, obesidade infantil, hiperatividade, entre outros de igual pertinência. A cada um destes aspetos é dedicado um capítulo onde se explica a natureza da patologia, como se manifesta, quais as suas causas, a intervenção dietética aconselhada e ainda algumas receitas adequadas e o seu valor nutricional. Como Devo Alimentar o Meu Filho irá certamente impor-se como um guia essencial que acompanhará os pais durante toda a infância e adolescência dos seus filhos.

Título: O Bolinha vai à Escola
Autor: Eric Hill
P.V.P.: 8,91 €
Relançamento
Coleção: Bolinha
Nº na Coleção: 6
Data 1ª Edição: 02/01/1986
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-1093-2
Nº de Páginas: 32
Sinopse: O Bolinha gostou muito do seu primeiro dia de aulas. Vem descobrir porquê.

A aventura de descobrir coisas novas e divertidas na companhia do Bolinha, o simpático cachorrinho, numa encantadora série de livros-brinquedo da autoria de Eric Hill.

Após A Porta dos Infernos, publicado em 2009, Laurent Gaudé regressa ao catálogo da Porto Editora com Furacão

Título: Furacão
Autor: Laurent Gaudé
Tradutor: Isabel St. Aubyn
Págs: 160
PVP: 15,50 €

Laurent Gaudé, vencedor do Prémio Goncourt em 2004, regressa ao catálogo da Porto Editora com Furacão, um romance surpreendente e muito elogiado pela crítica, que chega às livrarias no dia 29 de março.
Em Furacão, várias personagens enfrentam uma tragédia natural ao mesmo tempo que buscam a sua própria paz interior. Gaudé despoja- -as de tudo o que consideravam essencial, expondo assim a sua verdadeira natureza.

O escritor vai estar em Portugal para apresentar o seu romance nas seguintes datas:

  • Em Lisboa, no dia 17 de abril, numa sessão no Instituto Francês de Portugal, pelas 19:00.
  • Em Matosinhos, nos dias 21 e 22 de abril, no encontro Literatura em Viagem.
Sobre o livro:
No coração da tempestade que devastou Nova Orleães, uma dezena de personagens enfrenta a fúria dos elementos, mas também a sua própria escuridão interior. Que resta ao ser humano quando as suas referências morais e sociais desaparecem por entre o caos e o medo de um cenário apocalíptico? Com Furacão, Laurent Gaudé oferece-nos uma espécie de ópera em que os solos das personagens se unem num amplo coro que nos transmite o grito da cidade abandonada à sua sorte. A gravidade da tragédia funde-se com a serenidade da fábula, para exaltar a fidelidade, a fraternidade, a comovente beleza dos que, apesar de tudo, permanecem de pé.

Sobre o autor:
Laurent Gaudé nasceu em Paris em 1972. Dramaturgo e romancista, obteve em 2004 o Prémio Goncourt com o romance O Sol dos Scorta. Publicado em 34 países, tem também traduzidos em Portugal os seus livros A Morte do Rei Tsongor (2002), Eldorado (2006) e Noite Dentro, Moçambique (2007), além de A Porta dos Infernos (2008), já publicado pela Porto Editora.

Imprensa:
Em Furacão, Laurent Gaudé descodifica a natureza humana, reafirmando o seu estilo muito singular. Le Figaro
Furacão está escrito como se de um sopro se tratasse, um sopro forte, que nos invade e arrasta para o fim do mundo.L’Express
Há escritores que pressentimos que irão marcar a literatura. Escritores cuja pena é tão bela e singular que é impossível caírem no esquecimento. Laurent Gaudé faz parte desse grupo. Com Furacão, ele oferece-nos um romance polifónico e ambicioso. Chroniques de la Rentrée Littéraire
Furacão é mais uma das maravilhas que compõem o universo de Gaudé. La Vie Littéraire

Novidade Esfera dos Livros: "Cozinhar, Celebrar e Partilhar" novo livro de Joana Roque


O segundo livro de Joana Roque vai ser editado no fim do mês de Março. A partir do dia 30 já o pode encontrar nas livrarias.
Este novo livro intitula-se Cozinhar, Partilhar e Celebrar e, depois do sucesso do Feito em Casa (8ª edição), Joana Roque traz-nos mais de 300 receitas para celebrar a vida! Receitas práticas, fáceis de concretizar, que não pesam no orçamento familiar e, a autora não esquece os conselhos de economia doméstica que facilitam o nosso dia-a-dia.
Para Joana Roque a vida é feita de celebrações: a notícia da gravidez tão desejada de uma amiga, a celebração da Páscoa ou Natal, que reúne toda família, o dia da mãe que merece sempre um carinho especial , o almoço de domingo, as festas de aniversários dos miúdos e graúdos, o aniversário de casamento e o dia de S. Valentim…..
Todos estes momentos são especiais e únicos e, para Joana Roque só há uma maneira de os assinalar: à volta de uma mesa repleta de iguarias.

O lançamento do livro é no dia 31 de março, na FNAC do Fórum Coimbra e, nos dias 3 e 4 de Abril a autora vai estar em lisboa para falar sobre este novo livro.


Sobre a autora:
Joana Roque tem 33 anos e é formada em Turismo pela Escola Superior de Educação de Coimbra. É casada e sempre gostou de cozinhar e de comer. Em abril de 2006 criou um blogue de dieta, para a ajudar com as suas tentativas para perder peso, mas rapidamente passou a ser solicitada para partilhar as receitas daquilo que comia. Em maio de 2006 surge então o blogue As Minhas Receitas, com receitas simples e acessíveis a todos, dos doces aos salgados, do peixe à carne, das entradas aos pratos principais. De segunda a sexta, uma receita por dia. Em finais de 2008, surge o blogue A Economia Cá de Casa. Um blogue que pretendia ser um complemento ao blogue das receitas, com dicas e sugestões de economia doméstica, mas que rapidamente ganhou um público e uma vida próprios. O objetivo é partilhar os conhecimentos transmitidos pela sua mãe e avó, determinantes para o seu gosto pela cozinha e ajudar as pessoas no seu dia a dia a comer melhor.

Novidade Bertrand: A Imperfeição do Presépio

Título: A Imperfeição do Presépio
Autor: António Manuel Marques
Género: Ficção Literária
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 128
Data de lançamento: 23 de março
PVP: 12,00 €

A promissora estreia literária de António Manuel Marques.
A história do Portugal do século XX, contada através da vida de uma família rural, que se muda para Lisboa, e das dificuldades sentidas nessa época.
«O casamento. Do meu casamento não tenho grande coisa a dizer. De outra maneira, mas era uma noiva, pois claro. Qual branco? Lá não era assim. Éramos simples, não tínhamos direito a essas coisas que há hoje. Os vestidos a arrojar pelo chão, esse carnaval todo. Nem eu me via metida nessas andanças. Naquele tempo, era tudo simples.»
Assim começa a narrativa de vida de uma mulher vulgar, mas única, guiando-nos pela pequena História portuguesa do século XX, através das memórias coletivas acerca do interior rural e da migração para uma capital que, aos poucos, alargou os seus limites para espaços menos urbanizados, como o bairro de Benfica.
Do discurso intimista e reflexivo da protagonista, constrói-se um olhar feminino sobre os universos conjugal, familiar e do trabalho, recorrendo também a publicações da época e, sobretudo, aos saberes de figuras reais com quem se cruzou.

Sobre o autor:
António Manuel Marques nasceu em Lisboa em 1961.
É docente do ensino superior e tem investigado e publicado nos domínios da sexualidade, saúde e psicologia social do género.
Ao dar início à escrita literária, continua a explorar os temas em que tem investido, fazendo uso da liberdade estilística e narrativa que a ordem académica não aconselha ou não permite.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Chega amanhã às livrarias nacionais o livro «Um País que Sonha — Cem Anos de Poesia Colombiana»

Título: Um País que Sonha — cem anos de poesia colombiana
Autor: vários autores
Selecção e Prólogo: Lauren Mendinueta
Tradução: Nuno Júdice

Colecção: Documenta Poetica Tema
Data de Edição: Março de 2012
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada
N.º de Páginas: 480

ISBN: 978-972-37-1639-9
Preço: 24 €

«A Colômbia, como Portugal, é um país de poetas. Esta não é
uma antologia crítica
nem exaustiva. A ter sido crítica teria contido menos autores, a ter sido exaustiva teria necessariamente que incluir muitos mais. O meu objectivo foi desde o princípio reunir num só volume aquelas que considero as mais belas poesias colombianas. Esta é, assim, uma antologia de poemas e não de poetas. Estão aqui reunidos trabalhos de autores muito díspares entre si, grandes poetas e poetas menores, poetas cultíssimos e poetas populares. Nos seus versos encontra-se representada boa parte da memória lírica do meu país.» LAUREN MENDINUETA

Lauren Mendinueta (Barranquilla, Colombia, 1977). Poeta e ensaísta. Autora de cinco livros de poemas, os mais recentes: La Vocación Suspendida (Sevilla, 2008; Barranquilla, 2009), VI Premio Internacional de Poesía Martín García Ramos (España, 2007), e Del tiempo, un paso (Valencia, 2011),VIII Premio Internacional César Simón da Universidade de Valência. Em português publicou o livro Vistas sobre o Tejo (Lisboa, 2011), com ilustrações da pintora portuguesa Luísa Bomba. Ganhou três prémios nacionais de poesia no seu país e em 2011 o Premio Nacional de Ensayo y Crítica de Arte (Min. Cultura, Univ. Andes) por um trabalho sobre a artista plástica colombiana Doris Salcedo. O seu nome aparece em importantes antologias na América e na Europa. Poemas seus foram traduzidos para inglês, italiano, alemão, russo, português e francês. É considerada uma das mais importantes poetas jovens da América Latina. Viveu no México e em Espanha, e desde há 5 anos vive em Lisboa.

Nuno Júdice. Nasceu em 1949. Tem uma vasta obra poética, amplamente traduzida. Publica também !cção e ensaio. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde tem ensinado Literatura Comparada e Teoria da Tradução. É actualmente director da revista Colóquio-Letras da Fundação Gulbenkian. É co-responsável pelos seminários de tradução colectiva que se têm realizado na Fundação Casa de Mateus. Traduziu obras teatrais, tendo algumas das peças (Corneille, Shakespeare, Molière) sido representadas nos Teatros da Cornucópia, Nacional de S. João e Nacional D. Maria II. O seu último trabalho foi a tradução de Cyrano de Bergerac para o Teatro D. Maria II. Traduziu também a Diana de Jorge de Montemor, poemas de amor de Pablo Neruda, e poesia francesa e espanhola para antologias diversas.

«A poesia é a única prova concreta da existência do homem e a única força capaz de derrotar todos os surdos poderes do mundo, inclusive a morte. Esta sentença memorável lembrou-a o maior escritor colombiano de toda a história, Gabriel García Márquez, ao brindar à poesia quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura. É então a poesia a única prova de que Colômbia e Portugal existiram no passado e que terão um lugar no futuro da história humana. […]» GERMÁN SANTAMARÍA BARRÁGAN

O lançamento deste livro terá lugar na Sala Almada Negreiros, no CCB, dia 24 de Março pelas 17h00. Apresentação por Germán Santamaría Barrágan (Embaixador da Colômbia em Portugal),Lauren Mendinueta (organizadora), Nuno Júdice (tradutor) e Manuel Alberto Valente (editor). Um dos poetas antologiados, Armando Romero, estará presente e fará uma leitura de poemas.

A 29 de março, chega às livrarias portuguesas o 1.º livro da nova chancela dedicada ao romance sensual, a 5 Sentidos: Desejo Subtil de Lisa Kleypas

Título: Desejo Subtil
Autores: Lisa Kleypas
Tradução: Cláudia Ramos e Helena Ramos
Págs: 336
Capa: mole com badanas
PVP: 14,40 €

A 29 de março, chega às livrarias portuguesas o primeiro livro de uma nova chancela dedicada ao romance sensual, a 5 Sentidos. Escrito pela norte-americana Lisa Kleypas, uma das mais aclamadas autoras do género, Desejo Subtil é o primeiro de uma série de quatro títulos intitulada À Flor da Pele.
A obra agora editada – Secrets of a Summer Night, no original – centra-se nas aventuras eróticas de quatro jovens em busca de um pretendente.
Lisa Kleypas é uma autora premiada e com uma obra vasta: 21 romances publicados. Bestseller do New York Times, foi considerada «francamente talentosa» pela prestigiada revista Publishers Weekly.
Para o segundo semestre de 2012 está prevista a publicação de Sedução Intensa, segundo livro da série e da chancela 5 Sentidos.

Sinopse:
Quatro jovens da sociedade elegante de Londres partilham um objetivo comum: usar os seus encantos femininos para arranjarem marido. E assim nasce um ousado esquema de sedução e conquista.
A delicada aristocrata Annabelle Peyton, determinada a salvar a família da desgraça, decide usar a sua beleza e inteligência para seduzir um nobre endinheirado. Mas o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle – o plebeu arrogante e ambicioso Simon Hunt – deixa bem claro que tenciona arruinar-lhe os planos, iniciando-a nos mais escandalosos prazeres da carne. Annabelle está decidida a resistir, mas a tarefa parece impossível perante uma sedução tão implacável… e o desejo descontrolado que desde logo a incendeia.
Por fim, numa noite escaldante de verão, Annabelle sucumbe aos beijos tentadores de Simon, descobrindo que, afinal, o amor é o jogo mais perigoso de todos.

Sobre a autora:
Lisa Kleypas é autora de 21 romances já publicados em 12 línguas. Licenciada em Ciências Políticas, editou o primeiro romance com 21 anos. Os seus livros figuram constantemente em listas de bestsellers como o The New York Times e a Publishers Weekly. Os seus romances conquistaram já vários prémios RITA, o prestigiado galardão da RWA (Romance Writers of America). Figura no panteão da literatura de cariz sensual ao lado de autoras já bem conhecidas em Portugal, como Madeline Hunter, Elizabeth Hoyt, Mary Balogh, Emma Wildes ou Nicole Jordan.

Críticas:
Uma contadora de histórias francamente talentosa. Publishers Weekly
Kleypas nunca falha. (…) tem um especial talento para fazer os leitores rir, chorar e aplaudir, normalmente logo nas páginas de abertura. Romantic Times

Clube do Autor lança novo livro de Mary Nickson, autora do êxito A Ilha dos Encantos

Título: Segredos do passado
Autor: Mary Nickson
PVP: 17.90€
N.º de Páginas: 420

Dizer que o novo livro da aclamada autora do romance A Ilha dos Encantos se desenrola em torno de três mulheres, de três formas distintas de lidar com o passado, um curso de escrita e novos começos é dizer pouco. E não é a editora quem o diz.

«Uma história afetuosa e muito cativante.» l The Times
«Trata-se de um livro terno e com uma história muito bem contada.» l Sunday Telegraph
«A maravilhosa paisagem escocesa e, sobretudo, as fascinantes personagens constituem o cenário de uma história profundamente sensível e cativante.» l Lecturalia


Depois de A Ilha dos Encantos, uma narrativa sobre os contrastes do amor e o poder da amizade na paradisíaca ilha de Corfu, Mary Nickson convida os leitores para uma viagem até à Escócia. É aí, entre lagos e vales verdejantes e castelos encantados, que se desenrola o seu mais recente romance, Segredos do Passado, uma história apaixonante de três mulheres que decidem mudar de vida e lutar pela sua felicidade.

Há cinco anos, Isobel e Giles inauguraram um centro de artes na sua mansão escocesa. Agora, com mais um curso de escrita criativa prestes a iniciar-se, aguardam a chegada de um grupo a contas com o passado.
Determinada a começar uma nova vida, Louisa Forrester parte para a Escócia em busca de aventura, novos relacionamentos e de uma segunda oportunidade.

Marnie Donovan é uma jovem americana que, após um passado marcado por vários abandonos, decide dar um novo sentido à vida. E para tal, quer encontrar a casa de infância de que a misteriosa benfeitora tanto lhe falara e assim honrar a sua memória.

Isobel Grant é uma mulher divertida e a perfeita anfitriã. Mas enquanto tenta manter as aparências de uma vida familiar idílica, enfrenta o maior desafio da sua vida, que coloca em causa o próprio casamento.

No decorrer do curso, Louisa e Marnie sentem uma crescente atração pelo enigmático Christopher Piper e, em pouco tempo, vão ser forçadas a encarar os seus medos mais recônditos e as escolhas que fizeram.


Sobre a autora:

«Mary Nickson é uma talentosa contadora de histórias.» Ӏ Sunday Telegraph

A escritora Mary Sheepshanks, que também escreve com o seu nome de solteira Mary Nickson, nasceu e cresceu em Eton College, onde o pai dava aulas, mas passou todas as férias de infância em casa dos avós, em Snowdonia, no campo, paixão que lhe ficou até hoje e que se revela nos seus livros. Viu o seu primeiro poema publicado quando tinha dezassete anos embora escrevesse desde tenra idade. O seu nome figura em várias antologias e revistas de poesia e em jornais como o The Spectator, The Times ou Yorkshire and Farmers Weekly.

Em 1995, após a morte do marido, a quem prometera levar adiante a paixão pela escrita, publicou o primeiro romance. A Ilha dos Encantos está traduzido para várias línguas e todos os seus romances têm sido bem recebidos tantos pelos leitores como pela crítica.

Vive atualmente em Perthshire, na Escócia. Tem três filhos e vários netos.

Vicente procura um lugar no Dia Mundial da Trissomia 21 (21 de março)

Título: à procura de um lugar
Autor: Fátima Marinho
Duas versões: livro impresso e audiolivro
Editora: Alphabetum Edições Literárias
Prefácio: Miguel Palha
Revisão: Fernando Dias Antunes
Capa: Bibiana Grave e Vicente
Ilustrações: Vicente
Fotografia: Isabel Pinto
ISBN: 978-989-96740-1-1
Edição: 2010
N.º Páginas: 96
PVP: 14,90€

O nascimento do Vicente transformou tudo e todos à sua volta.
Chovia no dia 25 de abril de 2000. Portugal parou para lembrar o
valor da liberdade e, logo após o seu nascimento, também a família de Vicente parou debruçada sobre o abismo. Fora concebido numa viagem aos Alpes suíços e a sua vinda preparada com detalhe. Mas Vicente trazia consigo uma revelação esmagadora. Tinha trissomia 21. O dia do seu nascimento foi o ato inaugural de mil desafios, mas também o início de vidas maiores que se escondiam no conforto e na previsibilidade dos dias. Às vezes a felicidade veste-se de breu só para que o sol brilhe mais quando rompe a alva.

Excerto:
“Quando os dois médicos saíram, o rosto de minha mãe desfez-se em lágrimas. Ouvi-a dizer que não ia aguentar e pensei que falava do gelo que, repentinamente, desceu em todos os gestos. Meu pai deixou de filmar. Parecia atónito, como atónito se tornou o sepulcral silêncio daquele quarto”.

O que dizem sobre o livro...
"A revelação, aos pais, de que o bebé tem estigmas de uma doença grave, deve ser feita pelo pediatra, em ambiente de estrita privacidade, e só após se ter estabelecido um bom vínculo afetivo entre os pais e o filho, por forma a reduzirem-se as possibilidades de rejeição... Muitos desses sentimentos inaugurais aparecem expressos em 'À Procura de um Lugar', que é também um convite à entrada no mundo da compreensão do que, à partida, surge como incompreensível. As crianças diferentes desafiam tudo, até a ternura." Miguel Palha, Diretor clínico da Associação
Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Sobre a autora:
Fátima Marinho nasceu em Cuba, no inverno de 1966, mas tem como terras adotivas Cabeceiras de Basto e Braga. É especializada em Educação Comunitária, pós-graduada em Formação Psicológica de Professores, e mestre em Educação Especial.

Parte das receitas do livro reverte para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21