sábado, 3 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Tudo se perdoa por amor - Patricia Scanlan [Opinião]


Título: Tudo se perdoa por amor
Autor: Patricia Scanlan
Ficção Estrangeira

Poucos casamentos correm conforme o planeado
Bestseller Internacional

Sobre o livro:
Nada como um bom casamento… para dar início a Terceira Guerra Mundial!
E é exatamente o que vai acontecer se Connie Adams, a mãe da noiva, não conseguir melhorar as relações entre Debbie e o pai.Barry faz questão que a sua emproada segunda mulher e a filha adolescente, sempre mal-humorada, o acompanhem no grande dia, mas Debbie preferia casar num supermercado a tê-las no seu casamento.E, como se não bastassem já a Debbie todas estas coisas, a sua chefe anda a fazer-lhe a vida num inferno e ela começa a desconfiar que o noivo tem algumas hesitações relativamente ao casamento…
Por isso, viverão todos felizes para sempre ou estará a família inteira a encaminhar-se para o divórcio?

A minha opinião:
Debbie nunca aceitou a separação dos pais quando era ainda miúda. Agora já adulta, e prestes a casar-se a jovem não o quer no seu casamento e muito menos a sua nova família: uma esposa “não me toques com a minha das grandezas” e uma adolescente antipática que nada lhe diz, apesar de ser sua meia-irmã. Mas para quem já casou, sabe que estas situações sem sempre são fáceis e há sempre uma ovelha negra da família que não queremos colocar na lista de convidados, mas que por imposição de alguém lá temos que colocar...
Por isso mesmo, Connie, mãe de Debbie lá a vai convencendo que daria um desgosto enorme ao pai se este e a sua família não fossem convidados, sobretudo porque este vai pagar metade do casamento.
Tudo se perdoa por amor vai girar à volta dos preparativos do casamento da jovem Debbie, dos problemas familiares que se vêm arrastando há anos, da insegurança do noivo que, de um momento para o outro, lhe diz que o melhor seria terminar com os preparativos e ficarem assim; e a sua chefe que lhe faz a vida negra no emprego.
Gostei imenso de ler este livro que nos coloca para a realidade do quotidiano de qualquer um de nós. Das extravagâncias e, no fundo, uma certa ingenuidade de uma pré-adolescente de 13 anos que não quer mais nada do que chamar a atenção e ser amada; de uma mulher separada e com problemas de auto-estima; de um jovem casal que gasta desenfreadamente sem qualquer controlo das suas economias...
Fiquei com curiosidade em ler o próximo volume que é a continuação deste. Tenho a certeza que vou gostar tanto como gostei de Tudo se perdoa por amor, já que a editora presenteou os leitores com um pouco do que vai acontecer no próximo livro.
Recomendo.
sexta-feira, 2 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Bertrand lança novo livro de Danielle Steel

Título: Impossível
Autor: Danielle Steel
Género: Romance
Tradutor: Lídia Geer
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 392
Data de lançamento: 2 de março
PVP: 16,50 €

Uma história de amor que ultrapassa até as barreiras mais impossíveis.

Quando uma galerista e um famoso e excêntrico pintor, sem nada em comum, se apaixonam, a história só pode tornar-se impossível. Desde a morte súbita do marido, Sasha dedica toda a energia às duas galerias que coordena, uma em Paris outra em Nova Iorque. Não poderia portanto imaginar que, ao entrar no ateliê de Liam, o seu mundo será virado de pernas para o ar. O impossível vai acontecer! Uma mulher de negócios e um boémio e extravagante pintor vão apaixonar-se. Mas Sasha não está preparada para assumir abertamente a relação com Liam. Ele gosta de ser provocador e comporta-se como um adolescente, enquanto ela se preocupa com as conveniências e as aparências.
Acima de tudo, ela tem quase mais dez anos que ele, o que, na sua opinião, é inaceitável. Como sempre, Danielle Steel, conduz-nos para uma bela história de amor, no coração de Paris e de Nova Iorque.

«Os romances de Danielle Steel narram as coisas da vida. É impossível saltar uma página, acontece alguma coisa a cada vírgula. Suspense, angústia e lantejoulas alternam com o desespero e o conto de fadas» L’Événement du Jeudi

«Uma comovente história de amor e perda» Booklist

Sobre a autora:
Danielle Steel é a mais popular das autoras contemporâneas e já entrou no Livro de Recordes do Guinness por ter tido um ou mais livros seus durante 381 semanas consecutivas na lista de best-sellers do New York Times.
Em 2002, a autora foi galardoada com a prestigiante Ordre des Arts et des Lettres pelo seu contributo de uma vida para a cultura mundial. É ainda fundadora de duas instituições de solidariedade, em memória do seu filho Nick: a Nick Traina Foundation, que apoia doentes do foro psiquiátrico e crianças vítimas de maus-tratos; a Yo! Angel!, que ajuda os sem-abrigo. A autora, mãe de nove filhos, vive em São Francisco e Paris.
quinta-feira, 1 de março de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Fátima Marinho apresenta o seu mais recente livro em Braga

“Ama-me sem me suportares!” tem cem poesias e um conto.
O crítico, cineasta e encenador Jorge Listopad descreve a poesia da escritora como “espontânea baseada no sentimento entre a delicadeza e a exacerbação, tipicamente feminina, tal como era a poesia de Florbela Espanca ou de Anna Akmatova”
Fátima Marinho apresenta no próximo sábado, 3 de março, na FNAC do Bragaparque, o seu mais recente livro, “Ama-me sem me suportares!”. A escritora de “À Procura de um Lugar” e “O Mistério das Coisas Erradas”, lança agora a primeira obra de poesia. Uma poesia que, segundo Jorge Listopad, escritor, publicista, conferencista, professor universitário, crítico, realizador de televisão e encenador checo, há vários anos naturalizado português, é “espontânea baseada no sentimento entre a delicadeza e a exacerbação, tipicamente feminina, tal como era a poesia de Florbela Espanca ou de Anna Akmatova”.

“Ama-me sem me suportares!” contém 100 poesias – onde surge incluído o poema que dá nome ao livro – e 1 conto, "Anjo de Jade". Sobre a obra, Fátima Marinho diz que “é um ensaio imperfeito sobre a métrica dos sentimentos – mas a prova adequada das suas aderências”. “Quis escrever poemas de amor, de saudade, de morte, de esperança e, durante sete capítulos, mantive o esforço, até desaguar nos fragmentos, para deixar que os poemas fossem exatamente isso: pequenos pedaços de tudo”, acrescenta.

Ama-me sem me suportares

Quero que sejas
A porta aberta sobre a luz poente,
Quando, redondo, o sol se deita no mar.


Quero se sejas o vento que arrefece o estio,
A lareira que junta pés frios e almas tremidas,
Pelas coisas da vida.


Quero ainda que sejas um rio,
Onde, nas margens, lave toda a dor,
Que os meus olhos não sabem chorar.


Quero que, por fim, me ames,
Sem me suportares as tristezas.
Não acarinhes lamentos meus, por favor!


Deixa apenas, nas margens do rio que serás,
Escorrerem todas as vidas que perdi,
Para que se renovem no mar,
Longe de mim e de ti.


Prometo ser outro rio,
E amar-te sem te suportar.

Novidade Esfera dos Livros "Conheça os nossos Santos e Beatos e outros que Portugal adoptou"

Temos que reconhecer que os Santos permanecem para muitos como pessoas misteriosas de cuja vida pouco ou nada se conhece. O que é certo é que estão presentes no nosso dia a dia, em nomes próprios e em nomes de aldeias, ruas e praças. São patronos de paróquias.
A eles se dedicaram igrejas, ermidas e capelas que perpetuam a sua memória. As festas anuais, em sua honra, tornam-se momentos de convívio social e expressões de fé que pertencem à identidade do povo português. Estes santos viveram a mesma condição humana de todos os mortais. Neste livro, o autor, Alberto júlio Silva, ilumina o lado menos conhecido destes homens e mulheres, a sua vida em nome de grandes causas da justiça, da caridade e do bem comum, e o percurso que fizeram até atingir a santidade. Por estas páginas passam os nossos santos e beatos e outros, estrangeiros, que Portugal adoptou e venera com afecto. São mais de 200 santos e beatos. Saiba mais sobre Sancha, Teresa e Mafalda, filhas de Sancho I e beatas. Santa Rita, um insigne modelo de caridade e abnegação. Santo António de Lisboa, o mais universal dos santos portugueses que terá nascido em 1191 ou 1192 com o nome Fernando de Bulhões. Francisco e Jacinta Marto, beatos, videntes de Fátima e sobre o imperador Carlos I de Áustria, um político patriota que ascende aos altares.


Sobre o autor:
Alberto Júlio Silva (São Miguel de Poiares, Peso da Régua, 1946). Antigo Curso de Filosofia e de Teologia (inc.) dos Seminários Maiores. Cursos do Institut Français de Lisbonne-Université de Toulouse le Mirail e do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona. Licenciatura em Línguas e Literaturas Românicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Frequência do Mestrado em Literatura Portuguesa (FLUL). Trabalhou em Pedagogia da Arte em diversos Museus Nacionais, tendo publicado trabalhos nas áreas da história da indumentária e da arte em Portugal nos séculos XIX e XX.

E se, de repente, uma cidade inteira parar para ler?

Pelo menos em boa parte da cidade de Tomar, é isso que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 5 de Março, entre as 11h30 e as 11h45, no âmbito da iniciativa Toma(r) Leitura.
Integrada na Semana da Leitura 2012, proposta do Plano Nacional de Leitura, que decorre precisamente de 5 a 9 de Março, e cuja temática se centra na cooperação e solidariedade, esta iniciativa foi lançada pelo Grupo de Trabalho Concelhio de Tomar da Rede de Bibliotecas de Tomar / Rede de Bibliotecas Escolares. Envolvidos estão os Agrupamentos de Escolas Gualdim Pais, D. Nuno Álvares Pereira e Santa Iria; a Câmara de Tomar através da Biblioteca Municipal; o Centro de Formação “Os Templários”; o Convento de Cristo; as Escolas Secundárias Jacome Ratton e Santa Maria do Olival e o Instituto Politécnico de Tomar.
O objectivo é que segunda-feira, entre as 11h30 e as 11h45, toda a gente, em todo o lado, na cidade e no concelho, faça uma pausa para ler, criando, assim, um momento simbólico de unidade através da leitura.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidades Quinta Essência para Março

Título: Para sempre, meu amor
Autor: Cathy Kelly
ISBN: 9789898228789
Preço:16,60€
Págs.: 496
Género: Romance
Disponível a 30 de Março

Sobre o livro:
A coragem de descobrir o que realmente importa… As fadas madrinhas existem, mesmo nas tranquilas colinas irlandesas. Na bonita cidade de Carrickwell vivem três mulheres cujas vidas se encontravam completamente delineadas: a ambiciosa Mel estava determinada a ter uma carreira e uma família; a atenciosa Daisy sonhava em ter um filho com o namorado, e a impetuosa Cleo queria terminar o seu curso e entrar no negócio da família. Mas as circunstâncias mudaram e tudo se desmoronou. Quando Leah, uma enigmática mulher a braços com os seus próprios problemas, abre o Spa Cloud’s Hill, Mel, Daisy e Cleo desenvolvem uma amizade e a coragem de descobrir o que realmente importa para elas, para sempre...


Sobre a autora:
Cathy Kelly nasceu em Belfast e cresceu em Dublin. Iniciou a sua carreira num jornal nacional irlandês, onde foi editora de moda e de notícias, crítica cinematográfica e autora da popular coluna de conselhos «Dear Cathy». Actualmente colabora com o jornal Sunday World. Editou o seu primeiro romance, Woman to Woman, em 1997, que se transformou de imediato num êxito de vendas e converteu Cathy Kelly numa autora reconhecida internacionalmente: os seus livros estão traduzidos em mais de quinze línguas, com milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Alguém como Tu, a sua primeira obra editada em Portugal, recebeu o prémio Romantic Novel of the Year, para o melhor romance do ano, em 2001.
Actualmente, Cathy Kelly vive no condado de Wicklow, na Irlanda, com o marido e os filhos gémeos.

Título: Regresso a Itália
Autor: Elizabeth Adler
ISBN: 9789898228765
Preço:15,50€
Págs.: 348
Género: Romance
Disponível a 9 de Março


Sobre o livro:
O marido de Lamour Harrington morreu há dois anos. Desde então, Lamour deixou-se absorver pelo seu trabalho de arquiteta paisagista, mas nem sequer a criação de belas «salas» exteriores consegue devolver-lhe a paz interior. Quando é confrontada com uma horrível verdade sobre o marido que adorava, Lamour percebe que precisa de um lugar onde se reconciliar com a vida. Regressa à casa na costa amalfitana onde viveu com o pai durante os anos mais felizes da sua infância. Mas a casa das suas recordações contém os seus próprios segredos e obriga-a a enfrentar novas verdades sobre outro homem que amou em pequena. A morte do pai foi mesmo acidental? Ou esconderia alguma coisa que precipitou o seu desaparecimento precoce? Dividida entre dois homens misteriosos e irresistíveis, Lamour descobre que o passado tem formas de reaparecer quando menos se espera. E alguém quer assegurar-se que Lamour não revela os segredos daquele refúgio idílico e de sonho. Quando o passado e o presente colidem num clímax demolidor e cheio de suspense, Lamour deve encarar o que mais teme, para encontrar a coragem de viver a vida na sua plenitude. Regresso a Itália é um romance fascinante, que nos excita os sentidos e se lê de um fôlego.

Sobre a autora
:
Elizabeth Adler é britânica. Autora de mais de vinte romances, é reconhecida internacionalmente pelas suas histórias envolventes que combinam de forma magistral mistério, amor e destinos de sonho. Os seus livros estão publicados em vinte e cinco países, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Adler e o marido viveram em vários países até que fixaram residência em La Quinta, Califórnia, onde passam dias tranquilos na companhia dos seus dois gatos.

Título: Força do Desejo
Autor: Jess Michaels
ISBN: 9789898228802
Preço: 14,40€
Págs.: 228
Género: Romance Sensual
Disponível a 9 de Março

Sobre o livro:
A noiva vai tentar libertar-se de todas as suas inibições… Ao entrar na sua sétima temporada sem namorado, Beatrice Albright começa a entender que a sua beleza não compensa a sua personalidade irritável. Na qualidade de mulher desesperada que ninguém deseja, tem de procurar um homem com quem nenhuma outra pessoa casará: o desprezado e misterioso marquês Highcroft, Gareth Berenger. Correm boatos de que ele é um assassino, mas Beatrice tem mais receio de ficar uma velha solteirona na companhia da mãe, do que da obscura reputação de Berenger. Contudo, embora se sinta intrigado pela sedutora proposta da jovem, também ele tem uma proposta a fazer. Dotado de gostos particulares, não casará com nenhuma mulher incapaz de os satisfazer. A sua noiva tem de ser aventureira, sem medo de nada e ansiosa por experimentar todas as paixões e prazeres imaginários, por mais chocantes e proibidos que possam parecer. Se Beatrice concordar em tentar a experiência – se conseguir eliminar todas as suas inibições – os dois casarão. Por conseguinte, os dados estão lançados enquanto Beatrice e Gareth embarcam num percurso erótico onde o perigo os espreita a cada curva, rumo a um mundo de êxtase, onde nada é proibido… nada é negado.


Sobre a autora:
Jess Michaels escreve desde o dia fatídico em que o marido lhe disse: «Só és realmente feliz quando estás a escrever. Porque não fazes isso?» Em Novembro de 2003, o seu trabalho (e vários baldes de lágrimas) compensaram quando ela fez a sua primeira venda à editora Red Sage. Jess tem sido apelidada de «estrela do romance sensual», e o seu trabalho foi descrita como «demasiado quente para largar». Também escreve romances históricos como Jenna Petersen. É conhecida das leitoras pelo seu popular site para aspirantes a escritoras, The Passionate Pen. Casada com o seu herói desde 1997, Jess vive no Midwest dos Estados Unidos.

Título: Segredos de Paris
Autor: Luanne Rice
ISBN: 9789898228826
Preço:15,30€
Págs.: 344
Género: Romance
Disponível a 16 de Março

Sobre o livro:
Eles pensaram que mudar-se para Paris um ano iria ajudá-los… mas deparam com novos e surpreendentes desafios. Irá o seu amor renascer ou seguirá cada um o seu caminho?

Lydie McBride sempre viveu a vida ao máximo. Mas quando uma tragédia impensável atinge a sua família tudo aquilo em que acredita se estilhaça. Michael, o seu marido arquiteto, vê a paixão desaparecer dos olhos de Lydie e do seu casamento, e espera que uma temporada de trabalho em Paris os ajude a regenerar o amor que noutros tempos parecera inatacável. Mas a Cidade das Luzes contem segredos e seduções para ambos. Enquanto Michael se dedica ao seu projeto de design no Louvre — e cai na esfera de ação de uma francesa misteriosa, sedutora —, Lydie encontra inspiração para o seu trabalho como designer de ambientes e enceta uma amizade com duas mulheres muitíssimo diferentes que a irão tornar capaz de encontrar uma nova vida. Haverá lugar para o homem com quem sempre quis partilhar essa vida… se conseguir voltar a encontrá-lo?

Sobre a autora
:
Luanne Rice é autora de mais de duas dezenas de livros, marcando regularmente presença na lista dos mais vendidos do New York Times, Washington Post e USA Today. A sua escrita, descrita pelo New York Times Book Review como uma «rara combinação de realismo e romance», fascina milhões de leitores em todo o mundo. A autora está publicada em 25 países, com mais de 25 milhões de exemplares vendidos. Em Portugal, já foram editados A minha Verdade É o Amor, Espero por ti este Inverno, O Último Beijo e Tua para Sempre, em colaboração com Joseph Monninger. Rice nasceu a 25 de Setembro de 1955, no Connecticut, e vive entre Nova Iorque e Old Lyme, na casa onde costumava passar os Verões quando era criança.

Novidade Casa das Letras: "Querida, Comprei um Zoo!" de Benjamin Mee

Título: Querida, Comprei um Zoo!
Autor: Benjamin Mee
PVP: 13 €
N.º de Páginas: 264


A história verídica de um zoo arruinado e dos duzentos animais que mudaram uma família para sempre.
Nas livrarias a 5 de Março

Sobre o Livro:
Em Outubro de 2006, Benjamin Mee, com a sua mulher, Katherine, os dois filhos pequenos, a mãe de Ben, com setenta e seis anos, e o irmão venderam tudo e mudaram-se para um jardim zoológico degradado nos limites de Dartmoor. Assumindo a responsabilidade por uma colecção incluindo leões africanos, tigres siberianos e ursos-pardos europeus, juntamente com as responsabilidades igualmente avassaladoras da gestão do pessoal e das finanças do parque, iniciam juntos o percurso por uma vida de desafios novos e recompensas inesperadas.
Perseguir um jaguar foragido, exercer diplomacia entre facções desavindas de macacos-verdes, recuperar um lobo em fuga e assegurar uma hipoteca de meio milhão de libras são apenas algumas das exigentes tarefas a concretizar. No meio de tudo, a família é atingida pela tragédia. Katherine, depois de sobreviver a um tumor cerebral, recomeça a sentir os sintomas da sua doença. Cuidar da sua mulher torna-se outra tarefa a acrescentar às complexidades quotidianas da gestão de um jardim zoológico e da preparação da sua inauguração.
Querida, Comprei Um Zoo é uma história comovente e animadora que relata os esforços da família para reconstruir o parque, em simultâneo com o declínio de Katherine, bem como os seus últimos dias e a forma como a família conseguiu seguir em frente.

Sobre o Autor
:
Antigo decorador, Benjamin Mee iniciou os seus estudos e a escrita sobre a inteligência animal num curso de Psicologia na University College London, seguindo-se um mestrado em Jornalismo Científico no Imperial College. Tornou-se editor da revista Men’s Health e colunista do Guardian. Mudou-se posteriormente para o Sul de França, iniciando a escrita de um livro sobre a evolução do humor no homem e nos animais.
Depois, o jardim zoológico foi posto à venda e tudo mudou…

Imprensa Internacional:
«Um livro destinado a todos os amigos de animais, mas não só. Um livro divertido que promete muitos horas de prazer.» Publishers Weekly
«O tom comovente do autor ao descrever a sua dor complementa as muitas histórias humorísticas retratadas no livro. O Jardim Zoológico Dartmoor atrai, hoje, milhares de visitantes anualmente. Uma leitura que irá agradar todos os aventureiros e amantes dos animais.» Library Journal
«Benjamin Mee muito lutou para que o seu jardim zoológico tivesse uma bem-sucedida reabertura. O seu testemunho está regado com muito humor britânico e quase que se sente os cheiros e os sons do parque.» Kirkus Reviews

Passatempo No Calor dos Trópicos


O blogue Marcador de Livros tem para oferecer 1 exemplar do livro de Flávio Capuleto, No Calor dos Trópicos.

Regras do Passatempo:
- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 6 de Março.

- Para participarem terão de responder acertadamente às três perguntas presentes no formulário abaixo.
- O premiado será sorteado aleatoriamente e o seu nome será publicado neste blogue e o mesmo será avisado por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.

As respostas às perguntas serão facilmente encontradas aqui


ASA edita "À Procura de Alaska", de John Green, e prepara edição portuguesa de "The Fault in our Stars", o livro que está a arrasar a América...

Na semana em que lança À Procura de Alaska, de John Green, a ASA assegurou os direitos de publicação de The Fault in Our Stars, o livro do mesmo autor que está a arrebatar os jovens leitores americanos.

A ASA lança esta semana o livro À Procura de Alaska, de John Green. A obra conta a história de Miles Halter, um miúdo fascinado com “famosas últimas palavras” e cansado de viver no aconchego caseiro. Quando Miles vai parar a um colégio interno procurar aquilo a que o poeta François Rabelais chamava de o “Grande Talvez”, vai encontrar um outro universo do qual faz parte uma jovem chamada Alaska Young.
Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada… e completamente fascinante, Alaska atrai Miles para o seu labirinto e catapulta-o para esse “Grande Talvez” tão desejado. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas quando a tragédia lhe bate à porta, ele descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será como era.
«Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos – esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa.”

À Procura de Alaska valeu a John Green o prémio Michael L. Printz, em 2006, e faz parte do currículo de vários liceus e universidades Norte-americanas, estando traduzido em mais de 15 línguas.

Sobre o autor:
John Green é autor de vários bestsellers do jornal The New York Times. Recebeu os prémios Michael L. Printz Award e o Edgar Award e foi, por duas vezes, finalista do L.A. Times Book Prize. Os seus livros foram traduzidos em mais de vinte línguas. John é também o co-criador, com o seu irmão Hank, do vlogbrothers, uma série de vídeos on-line que já ultrapassaram as 200 milhões de visualizações. Pode ver esses vídeos e saber mais sobre John Green em www.johngreenbooks.comASA vai publicar The Fault in Our Stars, o livro sensação de John Green

Na semana em que lança em Portugal o primeiro livro de John Green – À Procura de Alaska – a ASA assegurou também os direitos de publicação em Portugal do livro deste mesmo autor que está a revolucionar a leitura jovem nos Estados Unidos – The Fault in Our Stars, ainda sem título em português, foi lançado em janeiro nos Estados Unidos da América e conquistou de imediato o nº 1 dos principais tops de vendas – incluindo os do jornal The New York Times, Wall Street Journal e USA Today.
Nos E.U.A, a cobertura mediática em torno da publicação do livro está a ter um enorme impacto e os jornais apelidaram-no de “notável” e “perfeito”, enquanto o autor enche auditórios com milhares de fãs em êxtase – só na segunda quinzena de janeiro realizou mais de 16 sessões em livrarias, escolas e universidades americanas (confira aqui como reagem as plateias na presença do autor). Chamam-lhe “o menino bonito do multimédia” talvez pelo facto de se encarregar pessoalmente da promoção dos seus livros através das redes sociais - tem mais de um milhão de amigos no twitter. Em Portugal, o primeiro sinal deste fenómeno chega esta semana com À Procura de Alaska mas o seu livro sensação, The Fault in Our Stars, será publicado pela ASA no último quadrimestre de 2012. Os direitos para filme foram já adquiridos pela Fox 2000 e a equipa responsável pela produção será a mesma que rodou a série Twilight…

Novidades Papiro Editora

Título: Encontros de Vidas
Autor: Angelino Pereira
Lançamento: 17 de Março às 16 horas no Auditório Centro Pastoral D. António Bento Martins Júnior – Colegiada da Senhora da Oliveira em Guimarães
A sessão contará ainda com momento musical e vinho de honra

Sinopse:
Quem não deseja a felicidade? Nem sempre a vida nos
sorri! É preciso procurar. Sair fora do meio e aproveitar as
oportunidades, tantas vezes únicas, mas determinantes
para podermos encontrar o que não conseguiríamos se não
tivéssemos mudado. Francisco saiu da Luz para salvar a sua
aldeia e, depois de tanto dar, salva a terra que herdou e recebe
o mundo, porque as pessoas são o universo de tudo e ele
encontra nalmente o paraíso, no encontro de vidas. Neste
Encontros de vidas, o sétimo livro de Angelino Pereira, todos
percebem que a inevitabilidade da velhice acontece porque a
natureza tem necessariamente que renovar a vida.

Título: A Raiz e o Fruto
Autor: Lina Céu
Lançamento: 17 de Março às 16 horas na Livraria Leya (Buchholz), em Lisboa
Apresentação a cargo de Dr. Pinto Serra (escritor e psiquiatra) e Drª Maria Teresa Cid (professora)

Sinopse:
Lina Céu, audaz na procura da sua própria identidade, consegue, por uma necessidade quase egocêntrica de se mostrar poeticamente, concentrar nos seus sonetos a sensibilidade que a vida lhe doou, essa vida que não sendo apenas dela torna a sua poesia ainda mais abrangente porque sentida por aqueles que não a conhecendo se revêem nas emoções que transmite e nos sentimentos que equaciona. Lina Céu poderá experimentar outros voos e outras experiências poéticas, mas o soneto é, para já, a suprema libertação da sua alma, pela evasão dos fantasmas que povoam o subconsciente de quem sofreu, de quem amou e de quem enfrentou os paradigmas supér fluos e antipoéticos da frivolidade e da intolerância.


Título: O Querubim Azul
Autor: Rui G. Guedes
Lançamento: 1 de Março às 18h30 na Livraria Leya (Buchholz), Lisboa

Ricardo Riso é engenheiro civil por parte de pai, sonhador e criativo por parte de mãe. Vive para a sua imagem, é elitista e rege-se por valores efémeros e egoístas. No entanto, uma série de acontecimentos vão fazer com que algum desânimo e frustração tomem conta de si.
Depois de um casamento falhado, desempregado e pai de um filho com de ficiência, Ricardo vai viver uma vida aparentemente vazia até que um acontecimento verdadeiramente marcante, que envolve o seu filho, vai desafiar de forma ímpar a sua criatividade.O Querubim Azul satiriza com muito humor este nosso quotidiano onde o material e instantâneo renegam, numa ampulheta de tempo esvaecido, a verdadeira essência da humanidade.


Greve na Arquivo, sábado, 3 Março, 16h30

Greve é o livro de estreia da ilustradora Catarina Sobral e também o primeiro título de uma autora portuguesa na colecção Orfeu Mini.
Um dia, os pontos decretaram greve. Os pontos? Quais pontos? TODOS os pontos! Primeiro, foi a escrita a colapsar… Nas escolas, nos museus, nas fábricas, nos hospitais, ninguém se entendia. O ponto de fuga desapareceu. E o ponto verde. E o ponto de encontro. Tudo e todos chegavam atrasados. E era impossível fazer o ponto da situação. Até que…

Catarina Sobral vai estar na Livraria Arquivo na tarde de sábado, 3 de Março, para conversar com os leitores de todas as idades, desenhar autógrafos e rabiscar com os mais pequenos. Vamos fazer pessoas-ponto, casas-ponto e recriar pontos de vista.

PONTUALMENTE, ÀS 16H30, SEM DIREITO A GREVE NEM TOLERÂNCIA DE PONTO! A entrada é livre e a saída também.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 | By: Maria Manuel Magalhaes

Meio editorial distinguiu os melhores do ano

As editoras Objectiva e Ahab foram duas das grandes vencedoras dos Prémios de Edição LER / Booktailors.
O Prémio de Editora do Ano e Melhor Design de Capa – Literatura foram para a editora Ahab, enquanto que a Objectiva foi distinguida com o Prémio Especial Campanha de Divulgação de Autor Português e Melhor Design de Obra – Gastronomia.
No plano individual o destaque vai para o designer Rui Garrido, que arrecadou o Prémio Especial Designer / Artes Gráficas e Melhor Design de Capa – Colecção.

O Prémio Especial de Crítica Literária, que distingue o livro do ano, foi atribuído a O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, publicado pela Edições tinta-da-china.

Lista de vencedores:

Melhor Design de Capa - Literatura:
Ágape, Agonia Studio Andrew Howard Ahab Edições

Melhor Design de Capa - Não-Ficção:
Indice das Covzas Mais Notaveis Inês Sena Babel

Melhor Design de Capa - Colecção:
Obras de Philip Roth Rui Garrido Publicações Dom Quixote

Melhor Design de Obra - Infanto-Juvenil:
O Livro dos Quintais Bernardo Carvalho Planeta Tangerina

Melhor Design de Obra - Arte e Fotografia:
Cine Qua Non Catarina Vasconcelos, Margarida Rêgo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa

Melhor Design de Obra - Gastronomia:
Flagrante Delícia Miguel Coelho Editora Objectiva

Melhor Design de Obra - Livro Escolar:
+ciências 5.º Ano Ballon Happy, Lda. Editora Sebenta

Melhor Fotografia Original:
Terezín Daniel Blaufuks Edições tinta-da-china

Melhor Ilustração Original:
A Contradição Humana Afonso Cruz Editorial Caminho

Prémio Especial Editor:
André Jorge

Prémio Especial Designer / Artes Gráficas:
Rui Garrido


Prémio Especial Editora Revelação:
Abysmo

Prémio Especial Editora do Ano: Ahab Edições

Prémio Especial Tradutor:
Pedro Tamen

Prémio Especial Livreiro:
Jorge Figueira de Sousa (Livraria Esperança)

Prémio Especial Livraria Independente:
Histórias com Bicho

Prémio Especial Jornalista ou Crítico Literário:
Sara Figueiredo Costa

Prémio Especial Blogosfera e Internet de Edição:
Horas Extraordinárias, de Maria do Rosário Pedreira

Prémio Especial Campanha de Divulgação de Autor Português:
Valter Hugo Mãe, Editora Objectiva

Prémio Especial da Crítica:
O Retorno, de Dulce Maria Cardoso (Edições tinta-da-china)

Novidades Asa para Março

Título: Crónica de Paixões e Caprichos
Autor: Julia Quinn
Género: Romance
PVP: 15.90€
Data de saída: 12 de Março

Sinopse:
Enfastiado com a vida no reluzente Vazio e incapaz de continuar a suportar as discussões entre o tio Deva e a tia Penélope, o Senhor d decide divertir-se um pouco e criar o tempo, o espaço e a matéria. E, entusiasmado, não pára. A seguir vêm as estrelas, os planetas, a matéria animada, a consciência e, por fim, os seres inteligentes com dilemas morais. Uma obra que cruza ficção, ciência, teologia e filosofia moral, numa celebração da natureza trágico-cómica da existência.



Título: És o meu segredo
Autor: Tiago Rebelo
Género: Romance
PVP: 13€
Data de Saída: 12 de Março

Sinopse:
Rute Madeira e a sua irmã Filipa conheceram, na adolescência, Tomás Arruda durante umas inesquecíveis férias de Verão em Pedras d’el Rei. As memórias dessas férias perdurariam mesmo depois de Tomás rumar a Londres e se ter transformado num famoso actor de cinema. És o Meu Segredo traz-nos a densidade emocional a que Tiago Rebelo já nos habituou. A vida das personagens, marcada por impasses, encantos e desenganos, apela às insondáveis questões do amor e aos misteriosos enredos da mente.
Um romance psicológico que nos prende de início e nos confirma que a vida vale a pena ser vivida apesar das pedras que surgem pelo caminho.


Título: Os primeiros casos de Poirot
Autor: Agatha Christie
Género: Policial
PVP: 10.50€
Data de Saída: 19 de Março

Sinopse:
Hercule Poirot assume-se orgulhosamente como o melhor detetive do mundo. Mas será que o seu génio se evidenciou logo no início da sua carreira? O dedicado capitão Hastings leva-nos numa viagem no tempo e revive os primeiros casos que ajudaram a cimentar a reputação profissional do seu amigo Poirot. É que a perspicácia com que o detetive consegue resolver até os mais complicados enigmas é espantosa. De roubos e assaltos a raptos e homicídios, estes fascinantes casos testam ao limite aquelas que virão a ficar mundialmente conhecidas como as "celulazinhas cinzentas" de Poirot.

Título: As novas meninas dos chocolates
Autor: Anne Murray
Género: Romance
PVP: 16.90€
Data de saída: 26 de Março

Sinopse:
Na sua juventude, Edie, Ruby e Janet partilhavam sonhos enquanto se dedicavam à deliciosa tarefa de fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. Duas décadas depois, o mundo está radicalmente diferente e as vidas das amigas também. Agora, a geração seguinte está a crescer e a enfrentar os seus próprios desafios. Greta, a filha da temperamental Ruby, é tão bela quanto infeliz. A sua vida familiar foi sempre instável, o que a levou a procurar refúgio junto das suas amigas, na fábrica de chocolates Cadbury, onde também trabalha. Mas tudo vai piorar com o regresso da sua detestável irmã, Maureen. E assim, enquanto Inglaterra vive a euforia da louca década de 1960, Greta precipita-se para um casamento que rapidamente destruirá os seus sonhos românticos.



Título: Senhor d
Autor: Alan Lightman
Género: Romance
PVP: 13.90€
Data de saída: 30 de Março

Sinopse:
"Se bem me lembro, tinha acabado de acordar de uma pequena sesta quando decidi criar o universo." Assim começa o divertido e profundo romance de Alan Lightman: a história da Criação do Universo, narrada por Deus. Enfastiado com a vida no reluzente Vazio e incapaz de continuar a suportar as discussões entre o tio Deva e a tia Penélope, o Senhor d decide divertir-se um pouco e criar o tempo, o espaço e a matéria. E, entusiasmado, não pára. A seguir vêm as estrelas, os planetas, a matéria animada, a consciência e, por fim, os seres inteligentes com dilemas morais. Mas mesmo os melhores planos podem ter consequências imprevistas e o Senhor d depressa descobre que a sua criação do espaço e do tempo gera também um diabólico rival, o misterioso Belhor.

Novidades Papiro Editora

Título: QUERCUS SUBER - Segredos do Corpo e da Essência
Autor: José Alberto Sá

O traço desta história é o simples traço que nos chega como uma chave, deixando-nos a imaginar as portas que nele foram fechadas e ao fecharmos as suas portas, abrimos os olhos ao mundo. (…)
Um romance que nos transporta ao mundo maravilhoso dos nossos montados.
Prefácio de Américo Amorim.




Título: NOVA ERA
Autor: Pedro Belo Clara

«Em tempos conturbados, social e economicamente, o autor manifesta-se “paci camente” pela poesia. Alerta-nos para a necessidade de despertar consciências, de lançarmos as fundações de uma “Nova Era” que terá de brotar do interior de cada um; terá de ser do renascer individual que se conjugarão sociedades renovadas.
Através de uma poesia interventiva, leva o leitor a auto-questionar-se:
quem sou e o que pretendo fazer? Que caminho seguir?
Como posso influenciar positivamente a sociedade onde vivo? (...) Estando desperto, novos horizontes serão alcançados.
Saberá quando dizer “sim” ou “não” e escolherá o seu trilho.
O futuro começa hoje na de nição de cada carácter.»
José Belo Vieira, «Do Prefácio»



Título: Joquinha na Nuvem da Mafalda
Autor: Anne Caroline Soares
Ilustrações: Maria de Palma

Nesta aventura, o Joquinha será levado até ás nuvens numa bolinha de sabão e lá conhecerá a menina Mafalda e outros fantásticos personagens que enfatizam os valores da amizade, da solidariedade e do respeito.