segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Convite: Lançamento do livro «Camarate - Sá Carneiro e as Armas para o Irão», de Frederico Duarte Carvalho

Título: Camarate - SÁ CARNEIRO E AS ARMAS PARA O IRÃO
Autor: Frederico Duarte Carvalho

N.º de Páginas: 304 
PVP: 18,85 €
Nas livrarias a partir de 22 de Novembro

TODA A VERDADE 32 ANOS DEPOIS. ESTE É O LIVRO QUE SE PROPOE PÔR FIM À MALDIÇÃO DE CAMARATE. 

A 4 de Dezembro de 1980 Portugal perdeu um primeiro-ministro e um ministro na queda de uma avioneta. Passados 32 anos mantém-se a mesma dúvida sobre o que efectivamente aconteceu neste atentado e quem são os principais encobridores da investigação.
Camarate – Sá Carneiro e as Armas para o Irão resulta de uma longa investigação feita pelo jornalista Frederico Duarte Carvalho onde reconstitui os factos e explica por que motivo conhecer a verdade, ainda hoje, pode colocar em perigo a estabilidade do regime em Portugal e noutros países, como os EUA e o Irão.
«Não se pode compreender Camarate se não se souber que Portugal era um país importante do ponto de vista geoestratégico, onde a Base das Lajes, nos Açores, desempenhava um papel essencial para o equilíbrio militar entre os EUA, a União Soviética e o Médio Oriente. Foi necessário recordar e perceber quem eram os personagens desta história nacional e internacional. De onde surgiram algumas figuras políticas, militares ou simples civis que se encontraram todos reunidos à volta de um interesse comum no dia 4 de Dezembro de 1980. Quais as suas motivações. Uns moviam-se por ideais, outros pela ganância financeira ou glória pessoal. E uns poucos tentavam simplesmente sobreviver num mundo em constante mudança.»


Ao fim de 30 anos ainda falta saber tudo sobre Camarate. Este é o livro que vai revelar pontos importantes nunca antes abordados noutras obras sobre o atentado. Os meandros do tráfico de armas de Portugal para o Irão que, a par com a investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar, são o móbil para o atentado. O motivo por que o primeiro-ministro Sá Carneiro desconfiava estar a ser alvo de vigilância do então número 2 da CIA, o ex-embaixador Frank Carlucci.
O aviso do cónego Melo a Soares Carneiro de que se preparava um atentado durante a campanha eleitoral de 1980. Extractos do diário lisboeta de Frank Sturgis, assassino a soldo da CIA e um dos assaltantes do edifício Watergate. Documentos de José Esteves, confesso autor de um engenho incendiário destinado a ser usado em Camarate, que demonstram a protecção de que sempre beneficiou por parte da PJ. Depoimentos do antigo presidente do Irão, Bani-Sadr, e do antigo chefe da secreta francesa, Yves Bonnet, atestando a importância das informações sobre o tráfico de armas para o Irão então na posse do primeiro-ministro Sá Carneiro.
O percurso das denúncias e da investigação ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar. Um testemunho inédito de que houve, efectivamente, uma explosão em pleno ar que derrubou o avião onde seguia Sá Carneiro.
Augusto Cid, uma das pessoas que mais se destacou nesta investigação e integrou a maior parte das comissões parlamentares na qualidade de representante das famílias da vítima, afirma: «Tudo o que sabemos hoje sobre Camarate, já se sabia meia-hora depois da queda do avião. Em 30 anos de investigação, confirmámos 30 minutos»
Camarate- Sá Carneiro e as Armas para o Irão parte de muito antes para chegar muito após os 30 minutos a que, até agora, tivemos direito.


Sobre o autor:
Frederico Duarte Carvalho é jornalista e nasceu no Porto a 27 de Agosto de 1972.
É autor de vários livros de ficção e de investigação jornalística. Começou a investigar Camarate no dia 5 de Dezembro de 1980, quando soube que o pai do seu amigo de escola era o piloto do avião da RAR que deveria ter transportado Sá Carneiro de Lisboa para o Porto. Tinha então oito anos.
Teve de crescer e aprender até conseguir contar-nos hoje a verdade que tem perseguido através dos factos.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt