terça-feira, 23 de outubro de 2012

Novidades Livros Horizonte já nas bancas

Título: A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite (ou “Como Nascem as Histórias”)
Texto:
Adeline Yzac
Ilustrações: Lisbeth Renardy
Coleção: Álbuns
Nº Páginas: 32
Encadernação: Capa dura
P.V.P.: 13,50 €


Era uma vez o reino do Dia, onde o Sol nunca se punha, e o reino da Noite, onde o Sol não nascia nunca. O amor, porém, ultrapassa todas as barreiras temporais e espaciais, e eis que a Princesa do Dia e o Príncipe da Noite se apaixonam um pelo outro. Para poderem viver felizes para sempre, como nas histórias, é preciso encontrar uma solução… da noite para o dia.
As maravilhosas ilustrações de Lisbeth Renardy acompanham esta bonita história de Adeline Yzac, que, com ritmo e magia, nos fala de amor, dicotomias, ciclos, solidão e imaginação… e de como as histórias trazem alegria ao mundo.






Sobre o autor:
Adeline Yzac (1954) é natural da região de Périgord Nord e a idílica paisagem entre o Vale do Loire e os Pirenéus, no sudoeste de França, é a responsável pela tónica rural das suas obras. É uma conceituada e premiada autora de livros infantis e de romances, para além de dinamizar atelieres de escrita e de ser uma contadora de histórias. Tem a particularidade de escrever em francês e em occitano, uma língua românica considerada pela Unesco como estando ameaçada de extinção.
Lisbeth Renardy (1980) é uma promissora ilustradora belga e esta obra corresponde ao seu segundo trabalho. Desde então, foram publicados mais quatro livros infantis em língua francesa por si ilustrados.


Título: A Nova Ordem Industrial no Estado Novo: da fábrica ao território de Lisboa (1933-1968)
Autor:
Deolinda Folgado
Coleção: Cidade de Lisboa
Nº Páginas: 384
Encadernação: Capa mole
P.V.P.: 27,56 €



Fruto de uma rigorosa investigação, que serviu de base à tese de doutoramento da autora, esta obra permite acompanhar o desenvolvimento da indústria portuguesa no período de 1933 a 1968 e compreender as transformações urbanas e sociais que as fábricas provocaram na cidade de Lisboa.
A obra é enriquecida pela reprodução de imagens de inegável valor histórico, nomeadamente fotografias da época, retiradas dos arquivos de empresas e revistas entretanto extintas, e planos de urbanização e plantas arquitetónicas, fisicamente dispersas em vários arquivos de difícil acesso pelo grande público.
Inclui um prefácio da arquitecta Ana Tostões, professora no Instituto Superior Técnico e Presidente do DoCoMoMo Internacional, e uma nota introdutória da autoria de Maria João Neto, professora na Faculdade de Arquitectura: «Uma leitura clara e absorvente, que importa ao especialista mas também ao leitor comum interessado no processo de modernização da sociedade portuguesa e em particular da industrialização da área de Lisboa.»  in Prefácio, de Ana Tostões
«Uma obra que prova, com a competência e engenho da sua autora, a possibilidade de ser trilhado um caminho seguro e sério no levantamento, estudo e classificação destes exemplares [fábricas], permitindo a sua selecção num contexto de preservação e salvaguarda.» in Nota introdutória, de Maria João Neto


Sobre a autora: 

 Doutorada em História, com especialização em Arte, Património e Restauro, Deolinda Folgado é autora de inúmeros artigos e textos integrados em obras coletivas no âmbito do património, arquitetura industrial ou urbanismo associado à indústria, incluindo a obra “Caminho do Oriente – Guia do Património Industrial”, publicada pela Livros Horizonte. É também investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea e associada do Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt