terça-feira, 3 de abril de 2012

A vida boémia e clandestina na cidade de Lisboa noe Vida de Sombras são novidades do Clube do Autor tempo de Salazar

Título: Passagem para Lisboa
Autor: Ronald Weber
PVP: 18,90 €
N.º de Páginas: 428 (+ extratextos)

Tradução: Pedro Vidal
Portugal no contexto da segunda guerra mundial enquanto país neutro e em paz. Lisboa enquanto porto de abrigo de reis e rainhas, celebridades, diplomatas e cidadãos anónimos fugidos dos centros de conflito. Eis um relato ímpar, com testemunhos e fotografias inéditas, de um dos mais conturbados períodos da História europeia.

A Passagem para Lisboa conta a extraordinária transformação de Portugal, durante a Segunda Grande Guerra, de uma tranquila cidade portuária na grande porta de fuga da Europa nazi. A realeza, as celebridades, os diplomatas, os soldados em fuga e os cidadãos vulgares arrastavam-se desesperadamente, através da França e da Espanha, até conseguirem alcançar a nação neutral. Aqui, os exilados encontravam a paz e a abundância, apesar de, frequentemente, enfrentarem exasperantes atrasos e incertezas, antes de conseguirem reservar passagens nos barcos ou aviões, para o seu destino final.

Sobre o livro:

«Uma animada descrição de como Lisboa se tornou a antecâmara da Europa nazi ocupada. Weber ressuscita as experiências daqueles que se encontraram numa cidade apanhada entre o Eixo e os Aliados, durante a Segunda Grande Guerra.» l Hanna Diamond, Universidade de Bath

«A outrora sossegada Lisboa atraía um conjunto de abastados expatriados, desesperados, intelectuais e outros refugiados – juntamente com os espiões – criando uma colorida miríade de hotéis de luxo e de bordéis, cujas prostitutas eram pagas para espiar. Weber apresenta um rico, embora sóbrio, microcosmo desta população deslocada pela Segunda Guerra Mundial». l Publishers Weekly

Sobre Ronald Weber

Ronald Weber é professor emérito de estudos americanos na Universidade de Notre Dame. Os seus livros não-ficcionais incluem News of Paris, Hired Pens, Hemingway’s Art of Nonfiction, The Literature of Fact e The Midwestern Ascendancy in American Writing. Publicou também quatro romances.

Título: Vida de Sombras
Autor: Louise Erdrich
PVP: 14,50 €
N.º de Páginas: 230

Tradução: Maria do Carmo Figueira

Autora venceu o National Book Critics Circle Award e foi finalista do Prémio Pulitzer

«Agora tenho dois diários. O primeiro é a agenda vermelha de capa dura, igual às que tenho usado desde 1994, quando nasceu o Florian. Foste tu que me deste a primeira para eu registar o primeiro ano como mãe. Foi um gesto querido. Desde então, nunca mais deixei de escrever nestas agendas. (…) O segundo diário, a que poderíamos chamar o meu verdadeiro diário, é aquele em que estou a escrever neste preciso momento.»

Vida de Sombras revela o lado mais sombrio de uma relação amorosa através da história de uma mulher que decide manipular o marido, ciumento e controlador, usando um diário ficcionado. Escrito por uma das mais talentosas escritoras da atualidade, o livro foca a natureza complexa do amor, as ténues fronteiras da identidade e a anatomia da luta de uma família pela sobrevivência.

Sobre Vida de Sombras

«Uma pequena obra-prima da ficção.» l Kirkus Reviews

«Poucos escritores escrevem com tanta ternura lírica e um poder que roça a magia.»
Wall Street Journal

«Uma obra-prima. Uma narrativa envolvente, requintada, centrada, impressionante.»
Washington Post

«O retrato de um casamento icónico à beira da dissolução… de uma lucidez inquietante.» l New York Times Book Review

«É difícil deixar de ler este livro… Vai crescendo de intensidade culminando num final espetacular e imprevisível. Erdrich transformou a tragédia em arte.» l Philadelphia Inquirer

«Claro, rápido e profundo. Esta obra representa o milagre literário: leva o leitor a suspirar pelo final e, ao mesmo tempo, a lamentar-se que esse momento esteja cada vez mais próximo.» l San Francisco Chronicle

«Um retrato impressionante de um casamento em risco.» Vogue

Sobre Louise Erdrich

Louise Erdrich é autora de mais de 13 romances, várias obras de poesia, contos, livros infantis e um testemunho. O seu livro Love Medecine recebeu o National Book Critics Circle Award, The Plague of Doves foi finalista do Prémio Pulitzer, enquanto Vida de Sombras foi considerado um dos 10 Livros do Ano de 2010 pela Oprah Magazine.

Erdrich vive no Minnnesota, onde é proprietária de uma livraria, a Birchbark Books.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt