terça-feira, 17 de abril de 2012

Asa lança Trocada, um dos maiores fenómenos da literatura mundial

Trocada, primeiro romance da saga Trylle, é um dos maiores fenómenos da literatura mundial.
“Os seus livros provocaram um frenesim que já não se sentia desde Stephanie Meyer ou mesmo J. K. Rowling, escreveu o The New York Times sobre Amanda Hocking

A norte-americana apresentou o projecto a 50 editoras até que, para pagar uma viagem a Chicago para ver uma exposição sobre os Marretas, decidiu publicar algumas das muitas histórias que tinha escrito em formato digital (e-book) e comercializá-los em sites como a Amazon. Pensou que ganharia 300 dólares mas seis meses depois tinha vendido 150 mil exemplares. Nos dois anos seguintes vendeu dois milhões de exemplares e juntou 2, 5 milhões de dólares provocando uma revolução no mercado editorial mundial.

Com o sucesso online começou a loucura: vários dos maiores editores americanos fizeram ofertas milionárias (tem uma caixa de sapatos cheia). Acabou por assinar um contrato de sonho, ao vender a sua trilogia por dois milhões de dólares – e pouco tempo depois uma produtora cinematográfica adquiriu os direitos para cinema. É considerada a maior revelação literária desde a saga Twilight.


Nascida a 12 de Julho de 1984, Amanda Hocking vive em Austin, no estado de Minnesota. Hoje, continua em casa, já não no seu pequeno apartamento, mas num palacete rodeado de árvores, onde se dedica a fazer o que mais gosta: contar histórias. O que começou a fazer em adolescente. Quando terminou o liceu já escrevera 50 contos e iniciara vários romances. Terminou o primeiro aos 17 anos. E decidiu que queria ser publicada até aos 27, como o seu ídolo, o escritor Stephen King. Conseguiu-o.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este livro é sem dúvida um dos melhores que já li, não só pela inovação que a história apresenta - por se distanciar na já usual atração entre vampiro e humana - mas por mostrar um amor proibido apesar de ambos partilharem a mesma espécie.

Wendy é ao contrário do que se pode esperar de uma rapariga adolescente rica, uma rapariga com sentimentos,que ama verdadeiramente o seu "irmão" e Maggie, a sua tutora. Mesmo sabendo que não pertencia aquele mundo tenta-se encaixar, para bem daqueles de que gosta, pois sabe que a sua partida lhes seria dolorosa. Ainda que esta acaba efectivamente por ocorrer, Wendy tenta manter na sua mente as imagens vividas daqueles que ama, seja ao ser re-educada para ser princesa pela sua mãe na corte trylle ou quando está sozinha, mostrando que não se esquece deles como pode ser visto na discussão com Elora sobre não desejar mudar o seu nome, pois este foi-lhe atribuído por Matt, sendo que este foi o único que verdadeiramente a quis quando nasceu.

Penso que o grande ponto neste livro é a escrita fluida que torna a leitura muito envolvente, ainda que penso que certas cenas deviam ter sido mais alargadas pois acho que o amor e os sentimentos tanto de Finn para com a Wendy como ao contrário podiam ter sido ainda mais explorados. Um personagem que verdadeiramente adorei pela sua jovialidade e maneira de enfrentar as situações foi Rhys, que espero conhecer ainda melhor no próximo volume.

Uma leitura aprazível e divertida.

WOOK - www.wook.pt