segunda-feira, 19 de março de 2012

Vicente procura um lugar no Dia Mundial da Trissomia 21 (21 de março)

Título: à procura de um lugar
Autor: Fátima Marinho
Duas versões: livro impresso e audiolivro
Editora: Alphabetum Edições Literárias
Prefácio: Miguel Palha
Revisão: Fernando Dias Antunes
Capa: Bibiana Grave e Vicente
Ilustrações: Vicente
Fotografia: Isabel Pinto
ISBN: 978-989-96740-1-1
Edição: 2010
N.º Páginas: 96
PVP: 14,90€

O nascimento do Vicente transformou tudo e todos à sua volta.
Chovia no dia 25 de abril de 2000. Portugal parou para lembrar o
valor da liberdade e, logo após o seu nascimento, também a família de Vicente parou debruçada sobre o abismo. Fora concebido numa viagem aos Alpes suíços e a sua vinda preparada com detalhe. Mas Vicente trazia consigo uma revelação esmagadora. Tinha trissomia 21. O dia do seu nascimento foi o ato inaugural de mil desafios, mas também o início de vidas maiores que se escondiam no conforto e na previsibilidade dos dias. Às vezes a felicidade veste-se de breu só para que o sol brilhe mais quando rompe a alva.

Excerto:
“Quando os dois médicos saíram, o rosto de minha mãe desfez-se em lágrimas. Ouvi-a dizer que não ia aguentar e pensei que falava do gelo que, repentinamente, desceu em todos os gestos. Meu pai deixou de filmar. Parecia atónito, como atónito se tornou o sepulcral silêncio daquele quarto”.

O que dizem sobre o livro...
"A revelação, aos pais, de que o bebé tem estigmas de uma doença grave, deve ser feita pelo pediatra, em ambiente de estrita privacidade, e só após se ter estabelecido um bom vínculo afetivo entre os pais e o filho, por forma a reduzirem-se as possibilidades de rejeição... Muitos desses sentimentos inaugurais aparecem expressos em 'À Procura de um Lugar', que é também um convite à entrada no mundo da compreensão do que, à partida, surge como incompreensível. As crianças diferentes desafiam tudo, até a ternura." Miguel Palha, Diretor clínico da Associação
Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Sobre a autora:
Fátima Marinho nasceu em Cuba, no inverno de 1966, mas tem como terras adotivas Cabeceiras de Basto e Braga. É especializada em Educação Comunitária, pós-graduada em Formação Psicológica de Professores, e mestre em Educação Especial.

Parte das receitas do livro reverte para a Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt