Para começar 2012 em grande estilo... literário, a Planeta preparou um roteiro de grandes títulos e grandes autores.
Um das apostas fortes da Planeta, tal como em anos anteriores, são os grandes nomes da literatura.
A abrir o ano, dois romances notáveis e imperdíveis de duas das autoras internacionais mais prestigiadas, Sabina Berman e Care Santos, que estará presente no festival literário Correntes de Escrita, na Póvoa do Varzim.
Ficção – Autores Estrangeiros
Romance Literário
A cor da memória - Care Santos
Care Santos, que transitou por quase todos os géneros ao longo de quase cinquenta obras, notabilizou-se na literatura juvenil, sendo neste campo uma das escritoras mais lidas em Espanha.
A cor da memória é o romance literário mais ambicioso da autora espanhola, com uma escrita muito ao estilo de Zafón. Intriga, romance e tragédia são os ingredientes desta história apaixonante e viciante. Na convulsa e fascinante Barcelona do modernismo, a matriarca de uma das famílias mais prestigiosas da cidade, os Lax, prepara a mudança para o seu novo lar, um lindíssimo palacete vizinho do então incipiente Paseo de Gracia. As paredes dessa casa serão o zeloso guardião de umas vidas repletas de ambição, segredos inconfessáveis e paixões ocultas. Essa é a herança que o tempo confiará a Violeta, última da estirpe: o passado, visto do presente, sempre é um quebra-cabeças a que faltam peças...
Nas livrarias em Fevereiro.
A autora estará na Póvoa do Varzim no dia 25 de Fevereiro, para as Correntes de Escrita e, em Lisboa, no Instituto Cervantes a 28 de Fevereiro para a apresentação do livro, estando disponível para entrevistas.
A mulher que mergulhou no coração do mundo - Sabina Berman
O primeiro romance literário da consagrada escritora e dramaturga mexicana, a ser editado em Portugal. Ana María Matute, vencedora do Prémio Cervantes, referiu-se a este livro como uma obra única: «Roubou-me o coração.
Rebelde, incompreendida, genial; não consigo parar de pensar nela. Um relato inolvidável sobre a liberdade e a diferença».
Sabina Berman constrói uma história brilhante e comovente, que convida a uma constante reflexão sobre Karen, uma jovem rebelde e fascinada com o mundo que a rodeia, com síndrome de Asperger.
Uma menina que, graças ao carinho, à firmeza e à obstinação de Isabelle, aprenderá a falar e a ler e a escrever; estudará Zoologia na universidade, embora suspenda aí a maior parte das disciplinas, e chegará a ser a maior empresária da pesca de atum do planeta, assim como um dos seres vivos mais estranhos e singulares.
Inapta para certos aspectos intelectuais, em outros campos é um autêntico génio, Karen, disposta a preservar a vida dos oceanos, mergulha entre os atuns do mar e entre os seres humanos da terra provocando sorrisos e perplexidades.
Nas livrarias em Fevereiro.
Ficção – Autores Estrangeiros
Romance
Jesus Ama-me - David Safier
O segundo romance deste autor alemão, que se estreou na escrita com Maldita Karma, um fenómeno internacional de vendas – cinco edições em Portugal – que colocou David Safier no mais alto patamar da cena literária.
Mordaz, sábio, divertido, Jesus Ama-me, é um romance hilariante, que conta a história insólita de Marie, uma trintona que vive numa pequena aldeia alemã, com um especial talento para se apaixonar pelos homens errados. Pouco depois de deixar o noivo plantado no altar, conhece Joshua, um carpinteiro estranho, fora do comum. Joshua é um homem diferente de todos os que conheceu antes: sensível, atencioso, desinteressado. Mas, infelizmente, também não é o homem perfeito: no primeiro encontro confessa-lhe que é Jesus.
A pobre Marie pensa que de novo se apaixonou pelo homem errado, pois desta vez saiu-lhe um louco, mas quando se apercebe que de facto se apaixonou pelo Messias, sabe que também vai ter de enfrentar o fim do mundo….
Nas livrarias em Março.
Um erro inconfessável - Emma Wildes
Emma Wildes é uma escritora premiada com mais de 20 livros publicados. Depois do sucesso de Uma Aposta Perversa, Lições de Sedução e Um Homem Imoral, chega agora a Portugal o novo romance desta autora, uma combinação perfeita entre sensualidade e erotismo.
Um erro inconfessável convida o leitor a entrar numa história de amor e paixão avassaladores. Para Madeline, o homem que ela mais odeia no mundo, Luke Daudet, é o único que pode ajudá-la. Quando o falecido marido Colin escreveu algo que, contém pormenores íntimos sobre a sua vida conjugal, foi roubado por um homem que espera usá-lo para fazer chantagem com Madeline. Felizmente para Madeline, o amante é capaz de recuperar o documento. Agora o único problema dela é como dizer «obrigado» a Luke pela ajuda…conseguirá resistir?
Nas livrarias em Janeiro.
Ficção – Autores Estrangeiros
Romance Histórico
A queda da Babilónia - Montserrat Rico Gongora
A autora de A Abadia Profanada e Passageiros da Neblina estreia-se, com este livro, no romance histórico, abordando um tema bíblico-apocalíptico.
A Queda da Babilónia, pretende oferecer a visão de uma das suas mais fascinantes eras: a Renascença, mas pelas vozes e vidas turbulentas de pessoas comuns, onde são discutidas as conspirações que irão preceder a sua queda.
Desde astrólogos a adivinhos que profetizaram através do Apocalipse, a queda do Império Romano, a palavra Roma foi de novo substituído por Babilónia, conforme o apóstolo Pedro se referira à cidade pelo sofrimento dos judeus.
Em 1527, as tropas imperiais ao serviço de Carlos V invadiram a cidade, pois o imperador queria estender o seu império e Roma era a sua próxima etapa.
O romance A Queda da Babilónia oferece-nos uma viagem inesquecível a uma cidade eterna, fascinante, e mergulha-nos nas raízes de todos os seus mistérios.
Nas livrarias em Março.
O Quarto do Rei - Juliette Benzoni
Herdeira da literatura popular do romance histórico do século XIX, Juliette Benzoni, reconhecida pela sua escrita rigorosa e penetrante, é considerada uma figura de primeiro plano neste género literário, o que lhe valeu o título de rainha do romance histórico.
Depois de Mataram a Rainha, chega o segundo volume das aventuras de Charlotte de Fontenac: intrigas, peripécias, incertezas em volta do caso dos venenos. Juliette Benzoni conseguiu misturar todos estes ingredientes com a sua maestria habitual.
Ao mesmo tempo que a rainha Maria Teresa morre, Charlotte de Fontenac desaparece. Vista pela última vez a entrar atrás do soberano no seu gabinete, a jovem parecia perturbada. Um desaparecimento sem importância no meio das cerimónias fúnebres. No entanto, algumas pessoas interrogam-se e, entre elas, madame de Montespan, que gosta muito de Charlotte. O que acabam por descobrir é apavorante e quando a jovem reaparece de súbito, todos constatam que já não é a mesma.
Nas livrarias em Fevereiro.
Ficção – Autores Estrangeiros
Fantástico
Halo - Alexandra Adornetto
Na sua estreia, este livro entrou directamente para o 4.º lugar na lista dos mais vendidos do New York Times.
A história tem como pano de fundo o sobrenatural. Três anjos, Gabriel, Ivy e Bethany foram enviados pelo Céu, para travar as forças do mal que se estão a instalar nos sentimentos dos seres humanos.
A missão parece fácil, mas tudo pode acontecer quando um anjo não sabe viver pelos padrões humanos e pior ainda se apaixona por um humano.
Nas livrarias em Março.
A cidade dos anjos caídos - Cassandra Clare
O quarto volume da bem-sucedida série Caçadores de Sombras – bestseller New York Times – reforça a aposta da Planeta no romance de fantasia urbana.
A cidade dos anjos caídos mantém o registo exótico e quase cinematográfico iniciado nos primeiros volumes e retoma as carismáticas personagens dos livros anteriores.
Neste livro, Clary, com 16 anos, volta para casa em Nova Iorque. Neste momento o que lhe interessa é continuar a treinar o seu Poder para se tornar um Caçador de Sombras. A mãe vai por fim casar com o amor da sua vida. Tudo parece estar em paz. E o mais importante, pode namorar com Jace. Mas tudo tem um preço. Alguém está a assassinar Caçadores de Sombras, provocando tensões que podem levar a uma guerra bastante sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não a pode ajudar, a mãe descobriu que ele se transformou num vampiro. Sozinhapoderá Clare travar a guerra que se avizinha?
Nas livrarias em Fevereiro.
Ficção – Autores de Língua Portuguesa
Romance
O estudante de Coimbra - Guilherme Centazzi
Foi o verdadeiro precursor do romance português, antes de Alexandre Herculano e Almeida Garrett, através da obra Carlos e Julieta, publicada em 1838.
No entanto, a grande inovação na sua escrita mostra-se com O Estudante de Coimbra (1840), publicado em três volumes, o primeiro romance português traduzido e editado no estrangeiro.
O Estudante de Coimbra mistura, de forma inovadora, romantismo com realismo, abordando com uma faceta quase picaresca, a vida de um universitário que se envolve nas Guerras Liberais. Embora alguns traços do protagonista deste romance denotem traços biográficos, a parte mais substancial do enredo é, sem margem para dúvidas, uma ficção.
Apesar de ignorado pelas elites da época – e estando ausente de estudos sobre literatura portuguesa –, O Estudante de Coimbra foi traduzido em 1844, na Alemanha, e recebeu uma extensa recensão de mais de uma dezena de páginas pelo conceituado crítico escocês Thomas Carlyle no Fraser's Magazine em 1848.
Nas livrarias em Março.
Não-Ficção - Autores de Língua Portuguesa
Gastronomia
Cascas, talos, folhas e outros tesouros nutricionais - Alexandre Fernandes
O único livro de receitas para o aproveitamento integral dos alimentos, com a garantia de um dos mais destacados nutricionistas da actualidade, Alexandre Fernandes.
Cascas, talos, folhas e outros tesouros nutricionais vai para além do aproveitamento integral dos alimentos como necessidade, ele pretende ajudar a instalar uma atitude que resulta também num aumento da consciência ecológica, como refere o actor Ricardo Carriço no prefácio desta obra.
Não desperdiçar o que faz bem é o que propõe o autor que, além das mais de 180 receitas práticas, dá conselhos para a organização da cozinha e ensinamentos úteis para melhor saber preparar e conservar os alimentos frescos.
Nas livrarias em Janeiro.
Não-Ficção - Autores de Língua Portuguesa
Testemunho
Os segredos da maleta vermelha - Alexandra Leal/ Paula Cosme Pinto
Um livro desmistificador que conta a história de uma boa ideia de negócio que se transformou numa missão: ajudar as mulheres portuguesas a melhorarem a sua vida sexual. Divertido e sem preconceitos, é escrito, em co-parceria, pela mulher que introduziu em Portugal a mais famosa empresa do tuppersex, a sex shop ao domicílio: Maleta Vermelha.
O Prof. Júlio Machado Vaz faz o prefácio do livro, que inclui também recomendações de alguns dos principais sexólogos e médicos especialistas em sexualidade.
Nas livrarias em Janeiro.
Não-Ficção - Autores Estrangeiros
Auto-Ajuda
Tomar a iniciativa - Seth Goldwin
Seth Godin é autor de doze best-sellers e de um blogue com muitos seguidores, para além de ser um empresário de êxito. Os seus livros estão traduzidos em mais de 35 línguas.
É fundador de Squidoo.com, um dos cem websites mais populares dos Estados Unidos. Godin escreve para a Fast Company e para a Harvard Business Revue e já fez milhares de conferências para empresas, governos e organizações sem fins lucrativos.
Neste livro, o autor apela à iniciativa, uma atitude que instila vida numa organização e nos mostra aquilo que dá resultado.
A nossa economia não é estática, mas agimos como se fosse. O nosso lugar no mundo é definido pelo modo como instigamos e provocamos e por aquilo que aprendemos com os acontecimentos de que somos causadores.
Num mundo repleto de mudança, é isso que conta — a sua capacidade para criar e para aprender com a mudança.
Nas livrarias em Março.
Manual para não morrer de amor - Walter Riso
Um dos mais conceituados autores de temas de desenvolvimento pessoal, com mais de um milhão de livros vendidos em Espanha e na América Latina.
Manual para não morrer de amor é o novo livro do psicólogo Walter Riso em que retoma o tema que melhor conhece: o amor. Com um estilo eloquente e acessível, Riso dá-nos as soluções e as ferramentas para ajudar a superar os desgostos amorosos.
Nas livrarias em Janeiro.
Não-Ficção - Autores Estrangeiros
Ensaio
Múltipla Escolha - Lya Luft
Depois do estrondoso sucesso de Perda & Ganhos, a poetisa e romancista brasileira Lya Luft regressa a este tipo de escrita que lhe deu notoriedade.
Múltipla Escolha é um livro importante numa altura em que a indecisão e a incerteza minam a vida e o quotidiano das pessoas. Lya Luft, a autora mais vendida no Brasil, reflecte com uma lucidez e sabedoria invulgares sobre problemas que nos tocam a todos – a nossa família, as nossas dificuldades de comunicação, o nosso lugar no trabalho e numa sociedade que criou uma série de estereótipos que nos escravizam todos os dias.
Escrito num tom simples, o livro quase poderia ser uma conversa com uma mãe ou um amigo, em busca de sabedoria em relação à vida.
Nas livrarias em Janeiro.
Não-Ficção - Autores Estrangeiros
Autobiografia
Um Longo Caminho para a Liberdade - Nelson Mandela
Depois de muitas biografias que se escreveram sobre Nelson Mandela, este livro é a primeira autobiografia de um dos grandes chefes morais e políticos do mundo.
Neste livro de memórias escrito por si próprio, Mandela conta-nos a sua extraordinária história de vida, uma narrativa de luta, dor, derrota, esperança renovada e triunfo final.
Um livro indispensável.
Nas livrarias em Fevereiro.
Infantil/Juvenil
Mistério no Benfica: o Roubo da Taça dos Campeões Europeus - Patrícia Reis
Da série Diário do Micas chega mais uma divertida e empolgante aventura.
O segundo livro de Patrícia Reis, com a chancela da Planeta e com o apoio do Plano Nacional de Leitura, é passado em torno do emblemático clube da Luz.
A abertura do Museu do Benfica, prevista para 2012, motivou a criação desta aventura do Micas e dos amigos que revisitam um momento fundamental da história do clube: a conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1962, que fará 50 anos também este ano. Eusébio, o herói maior do nosso futebol, bem como Torres, e o treinador Bella Guttman são algumas das personagens do livro.
Nas livrarias em Fevereiro.
A Cozinha dos Monstros , vols. 1 e 2 - Martín Piñol
Uma colecção de livros para ajudar os mais novos a interessarem-se pela cozinha através de receitas «nojentas» a que não resistirão.
Magnificamente ilustrados, cada volume conta histórias asquerosamente divertidas e inclui ainda cartas para jogar, receitas fedorentas mas comestíveis, actividades monstruosas, testes aterradores, passatempos de meter medo...
Nas livrarias em Fevereiro.
Guia de Guimarães para miúdos - Maria João F. Lopes
No ano em que se assinala Guimarães como Capital Europeia da Cultura e cidade Património da Humanidade, o Guia de Guimarães para miúdos é o primeiro e único livro sobre esta cidade, destinado a jovens leitores dos 7 aos 15 anos.
Este guia propõe circuitos específicos a realizar dentro da cidade, no Paço Ducal e também um percurso a pé pela natureza, nos arredores de Guimarães.
Inclui mapas dos percursos, algumas actividades a realizar e informações sobre serviços e contactos, úteis para pais e filhos.
Nas livrarias em Fevereiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário