domingo, 6 de novembro de 2011

Quem Assim Falou – Grandes Frases de Todos os Tempos - José Jorge Letria [Opinião]


Título: Quem Assim Falou – Grandes Frases de Todos os Tempos
Autor: José Jorge Letria
PVP: 13,90 €
N.º de Páginas: 240
Sobre o Livro:
Ao longo dos tempos, têm sido proferidas frases por grandes figuras da história da Humanidade que a memória colectiva registou e imortalizou. Apenas dois exemplos: «Não sois vós que me expulsais, sou eu que vos condeno a ficar», pronunciada por Demóstenes, na Grécia Antiga, e «os tempos que nos esperam serão de sangue, suor e lágrimas», da autoria de Winston Churchill, ao anunciar a entrada do Reino Unido na II Guerra Mundial. Como estas, existem centenas de frases, incluindo várias de origem portuguesa («Obviamente, demito-o!», de Humberto Delgado, ou «Sou socialista, republicano e laico», de Mário Soares, entre outras), que merecem ser recordadas e recontextualizadas de uma forma criativa, colocando em cena os autores e as circunstâncias históricas em que foram pronunciadas. Até já temos o «Porreiro, pá», dito pelo (nosso) Sócrates…
Prefácio de Irene Flunser Pimentel, ilustre historiadora e Prémio Pessoa.
A minha opinião:
Com frases sobejamente conhecidas outras nem tanto, gostei imenso de ler Quem Assim Falou – Grandes Frases de Todos os Tempos de José Jorge Letria. Acompanhadas por uma breve explicação e da situação histórica em que estão inseridas, e ordenadas cronologicamente, vamos lendo ao longo de duzentas e poucas páginas frases dos grandes filósofos gregos (e não só) que ainda hoje estão tão actuais e ainda hoje são proferidas constantemente, como frases de grandes estadistas, de escritores, não esquecendo frases de origem portuguesa ditas por Salazar, Sidónio Pais a Américo Tomás.
De Jorge Amado destaco “Mais difícil do que publicar um livro é publicar um bom livro”, ou “Talvez através do sofrimento dos judeus o mundo aprenda a tornar-se melhor” de Anne Frank ou “O génio é um por cento de inspiração e 99 por cento de transpiração” de Thomas Alva Edison.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt