quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Príncipe da Neblina - Carlos Ruiz Zafón [Opinião]


Título: O Príncipe da Neblina
Autor: Carlos Ruiz ZafónN.º de Páginas: 208PVP: 17,76 €

Vencedor do Prémio de Novela Edebé em 1993, 0 Príncipe da Neblina, o primeiro romance de Carlos Ruiz Zafón, autor best-seller do New York Times e uma das maiores revelações literárias mundiais dos últimos anos, vendeu mais de 200 mil exemplares em Espanha.

Depois de Marina, o livro que antecedeu o mega seller mundial A Sombra do Vento, este é o novo romance do autor a ser editado em Portugal pela Planeta.
Uma história de aventura e mistério para jovens dos 9 aos 99 anos.

A história decorre numa aldeia da costa sul inglesa durante o Verão de 1943, localidade para onde a família Carver se mudou. A nova casa dos Carver está rodeada de mistério. Respira-se e sente-se a presença do espírito de Jacob, o filho dos antigos donos, que morreu afogado. As estranhas circunstâncias dessa morte só se começam a perceber à medida que os jovens Max, a irmã Alicia e o amigo Roland vão descobrindo factos muito perturbadores sobre uma misteriosa personagem de seu nome… o Príncipe da Neblina.
Os três jovens terão de enfrentar esta diabólica figura capaz de tornar realidade todos os desejos em troca de um elevado preço.

A minha opinião:
O Príncipe da Neblina roubara-lhe o melhor amigo de infância, a única mulher que amara e, por fim, furtava-lhe cada minuto da longa maturidade, transformando-o na sua sombra.”
Mais uma vez, Zafón brinda os seus leitores com uma história misteriosa, cheia de cinzentismo, e com algum terror à mistura.
Tudo começa quando a família do jovem Max se muda para uma pequena cidade à beira-mar, na tentativa de uma fuga de uma chamada para a Guerra que se avizinha. No entanto, outras guerras escondidas virão e poderão ser ainda mais perigosas para esta família...
Esta mudança drástica não é do agrado de Max, mas quando descobre um jardim de estátuas atrás da sua casa nova, sente que um grande mistério está por detrás delas. E começa a sua investigação. Tudo se adensa quando se descobre o que está por detrás de toda a história dos antigos proprietários da casa: o filho do anterior casal morreu afogado e nada voltou a ser como antes.
Procurando integrar-se com a população local Max e a sua irmã mais velha vão conhecer o jovem Roland que aumenta ainda mais o mistério do livro, porque é através desta personagem que vai surgir o Príncipe da Neblina.
Apesar de ser um livro virado para a camada mais jovem, gostei da narrativa simples, fluída e interessante que transporta os leitores menos jovens para essa altura das aventuras, dos primeiros amores, dos sonhos dos navios abandonados e dos tesouros escondidos.
Gostei.

1 comentário:

Miguel Pestana disse...

Não gostei assim por aí além do "A sombra do vento". Por isso é um autor que não irei ler tao em breve. Ou talvez não. Os livros ás vezes pregam-me algumas partidas :)

WOOK - www.wook.pt