terça-feira, 15 de novembro de 2011

Editora Vogais: "As Outras Vítimas" de Marta Cruz

A Casa Pia viu destruída uma imagem enraizada desde 1780. Aqueles que foram considerados suspeitos de pedofilia nunca mais refizeram as suas vidas. As alegadas vítimas procuraram um recomeço, dentro ou fora do país. Mas nenhuma destas pessoas voltou a ser a mesma — e todas elas têm família e amigos que sofreram com o que estava a acontecer.
Marta Cruz reuniu em As Outras Vítimas: Relatos inéditos das vidas atingidas pelo processo Casa Pia, livro editado pela VOGAIS e que estará à venda em todo o país a partir de 16 de Novembro (14,39€) - lançamento dia 18, às 18h30, Fnac do C. Colombo, depoimentos do sofrimento vivido, ao longo destes quase nove anos, pelas pessoas ligadas a Carlos Cruz, um dos principais arguidos do processo Casa Pia, pelo simples facto de fazerem parte da sua vida e de nunca terem deixado de acreditar na sua inocência. Marluce, Raquel Rocheta, Martim Louro, Maria João Fialho Gouveia, entre outros, deixam neste livro o seu testemunho destes conturbados anos.

Em As Outras Vítimas: Relatos inéditos das vidas atingidas pelo processo Casa Pia pode ainda ler-se a declaração final de Carlos Cruz, nunca antes publicada, feita em sua defesa, proferida por ele próprio, frente aos juízes que o condenaram.

«(Esta) obra é um quadro pintado com cores fortes, verdadeiras, sem meias-tintas, onde se lê, em cada pincelada, uma emoção, um sentimento, um manual de valores de um conjunto de personagens vivas, sérias, lutadoras, conscientes, intocáveis pela mentira, incorruptíveis pela propaganda. E isso transforma este livro num exemplo. [...] Este não é um livro de ficção. As personagens são pessoas reais. Exprimem sentimentos reais. Revelam emoções reais. Essa é uma das suas riquezas. E aqui ficam escritas, arquivadas, as palavras, filhas do que é sentido e humano, para uma verdadeira memória futura, que bem necessária será um dia.»

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt