segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Breve História de Amor - Tiago Rebelo [Opinião]


Título: Breve História de Amor
Autor: Tiago Rebelo
Editora: ASA
N.º Páginas: 168
Preço: 11,90€
ISBN: 978-989-23-1657-4
1ª Edição: Novembro de 2011
Sinopse:
Breve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes. Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos. Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos. Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.

A minha opinião:
Como muitos sabem adoro Tiago Rebelo e, portanto, é de esperar que já tenha lido todos os livros do autor. Este não iria ser excepção e fiquei com pena de ter faltado ao encontro marcado com os leitores no passado dia 4 de Novembro na Livraria Leya na Barata, em Lisboa. Para quem mora no norte era praticamente, se não de todo impossível, ir a não ser que tirasse férias...
Ainda para mais o marido fazia anos nesse dia.
No entanto, para grande surpresa, e ao qual muito agradeço, recebi um livro autografado do autor e parti imediatamente para a leitura de “Breve História de Amor” do qual já conhecia alguns dos contos por ir lendo através da página do próprio Tiago Rebelo no facebook. De referir que os contos foram publicados na revista Domingo do Correio da Manhã.
Num registo completamente diferente do que nos habituou, não posso dizer que desgostei de ler este livro. Contudo, também não foi o livro que mais apreciei ler do autor. Talvez porque não seja muito “fã” de contos. Daí ter gostado particularmente do último “Amores Indeléveis” talvez por ser um pouco mais extenso, dando para conhecer um pouco mais das personagens, e para podermos entrar um pouco mais na sua história.
No fundo o que o livro retrata são histórias do dia-a-dia, que podem acontecer a qualquer um de nós, histórias de amor casual ou histórias de amor intenso, mas sempre histórias de amor.
Podem ler um dos contos aqui

1 comentário:

Unknown disse...

É um dos escritores portugueses actuais que ainda não li.
Vou urgentemente procurar este livro!

WOOK - www.wook.pt