terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cleópatra de Stacy Schiff vence PEN Award

Cleópatra, a mais recente biografia de Stacy Schiff, acaba de vencer o PEN/Jacqueline Bograd Weld Award for Biography. Este livro da autora vai ainda ser adaptado em breve ao cinema e foi incluído em 15 listas do Best Of de 2010 – em publicações como Time, New Yorker ou Washington Post. Num regresso magistral às fontes clássicas, Stacy Schiff consegue aqui separar os factos da ficção, resgatando esta rainha fascinante, cuja morte trouxe uma nova ordem mundial uma geração antes do nascimento de Cristo.
A crítica ao novo livro de Stacy Schiff, lançado em Maio passado pela Civilização Editora, não podia ser mais entusiasmante. “Surpreendente. Raramente se conseguiu dar tanta vida a uma época tão distante e obscura. É uma grande proeza”, assegura a Newsweek. E, enquanto a Vanity Fair garantia que “A sabedoria de Stacy Schiff é imensa, mas ela exibe-a com leveza e uma profunda compreensão da natureza humana”, o reputado New York Times escrevia: “Cativante. […] Stacy Schiff remove os excessos do mito que se formaram em redor da rainha egípcia”.
Conforme escreve José Guardado Moreira na LER, esta biografia “tem uma ambição assumida em ser o relato mais conseguido sobre essa figura de lenda”. Em recensão no SOL, Filipa Melo assegura “é mais convincente do que qualquer outro ensaio histórico sobre a última rainha do Egipto e tão cativante como qualquer abordagem ficcional”. “Astúcia, sentido dramático e prosa viva e colorida”, escreve ainda na Time Out José Carlos Fernandes, enquanto Luís Ricardo Duarte no i conclui: “a escritora oferece-nos tanto a biografia de Cleópatra como o seu contexto”.
Cleópatra é, de facto, uma das figuras mais extraordinárias na História da Humanidade. A sua beleza, capacidade de sedução, mas também sagacidade e inteligência são lendárias. Entre a realidade e o mito, Stacy Schiff traça aqui, de forma detalhada e rigorosa, o retrato da mulher que tentou unir dois dos maiores impérios da sua época, o Romano e o Egípcio.
Stacy Schiff é a autora de Véra (Mrs. Vladimir Nabokov), livro com que venceu o Prémio Pulitzer, Saint-Exupéry, com o qual foi finalista do Prémio Pulitzer, e A Great Improvisation: Franklin, France, and the Birth of America, que lhe garantiu o George Washington Book Prize e o Ambassador Book Award. Foi bolseira da Guggenheim Foundation, do National Endowment for the Humanities e do Center for Scholars and Writers da New York Public Library. A American Academy of Arts and Letters atribuiu-lhe um Academy Award in Literature. Reside em Nova Iorque.
Mais informações sobre a autora em http://www.stacyschiff.com/.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt