segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guerra e Paz lança nova edição do livro de estreia de Álvaro Santos Pereira

Título: Os Mitos da Economia Portuguesa (4.ª edição)
Autor: Álvaro Santos Pereira
Género: Não Ficção / Economia
Ano de Edição: 2008
Formato: 15x23cm
N.º de Páginas: 256

Sinopse:

Porque é que a Espanha é um papão? Porque é que devíamos estar gratos pela crise? Porque é que temos tantos doutores e engenheiros, mas a produtividade não cresce?
Porque é que João Jardim é João Jardim?

Escrito num estilo aberto e informal, este livro pretende diagnosticar os males da economia nacional, de uma forma acessível a todas as pessoas, e não apenas aos economistas, desmistificando alguns desses problemas. Aqui se analisam factos que se podem considerar autênticos mitos contemporâneos. Vivemos mesmo «a maior crise da história»? A «independência da Madeira» é viável e benéfica para o país? Portugal é «um país sem futuro»? Decifrando o «economês» recorrente nestas análises, são examinados temas tão interessantes quanto a razão de os economistas falharem (quase sempre) as suas previsões ou os motivos pelos quais os portugueses chegam sempre tarde aos seus compromissos (excepto à missa ou ao futebol). E há conclusões insólitas: a crise actual foi a melhor coisa que nos poderia ter acontecido, devíamos exportar os nossos gestores e sindicatos, e precisamos de (ainda) mais ucranianos e brasileiros.

«Este livro, em matéria de provocação e desconstrução da linguagem, está ao nível dos recentes “best-sellers” internacionais nesta área, de Freakonomics a O Economista Disfarçado, passando por Blink.»
Nicolau Santos, economista, subdirector do jornal Expresso


O livro que revela as ideias do actual Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, já está nas livrarias, com nova edição. Os Mitos da Economia Portuguesa vem diagnosticar os males da economia nacional, de uma forma acessível a todas as pessoas - e não apenas aos economistas. Vivemos mesmo «a maior crise da história»? Porque é que temos tantos doutores e engenheiros mas a produtividade não cresce? Só nos restará emigrar? Neste livro, com prefácio de Nicolau Santos, Álvaro Santos Pereira decifra o economês recorrente e desmistifca grandes questões nacionais, como o porquê de os economistas falharem (quase sempre) as suas previsões.

«Um livro a não perder para quem quiser saber melhor o que andamos a fazer.» Pedro Lains, economista

«Este livro é um diagnóstico descodificado dos males da economia nacional.» Diário de Notícias

«Despretencioso e agradável, sem perder o rigor académico, este é um livro sobre os problemas económicos que os portugueses enfrentam no dia-a-dia. Lê-se de um só fôlego.»
Público

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt