quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os Olhos Amarelos dos Crocodilos - Katherine Pancol [Opinião]

Título: Os Olhos Amarelos dos Crocodilos
Autor:
Katherine Pancol
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 491
Editor: Esfera dos Livros

Sinopse: Este é um romance sobre uma mentira, mas também sobre a amizade e o amor, o dinheiro e a traição, o medo e a ambição.

A acção desenrola-se em Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma intelectual, historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil. Casada, tem duas filhas, vive nos subúrbios e trabalha para pagar as contas.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres.
A escritora francesa Katherine Pancol traça com mestria um retrato real e vivo de mulheres que tentam triunfar na carreira profissional, na vida familiar e alcançar o reconhecimento social. Mas que, por baixo desta aparente vida de sucesso, escondem uma profunda infelicidade, falta de confiança e frustração.
Os Olhos Amarelos dos Crocodilos é uma verdadeira lição de vida. Este romance, um verdadeiro best-seller em Espanha e França, dá-nos a conhecer as mulheres que somos, as que queremos ser, as que nunca seremos e as que talvez sejamos um dia. Mulheres à procura de um caminho na vida, em busca de si próprias e à descoberta de novos amores.

A minha opinião:Confesso que no início foi um pouco difícil de entrar na história de Os Olhos Amarelos dos Crocodilos tantas as personagens que se cruzavam pelo meu caminho. Personagens ricas, belas, engraçadas e cheias de histórias para contar. Ora interesseiras, ora boas demais, ora amigas do seu amigo, ora crianças e na fase estúpida da adolescência...
Mas depois de entrar na história difícil foi sair dela. Era um não querer que o livro terminasse. Katherine Pancol teve esse dom. O dom de seduzir o leitor a entrar na história de duas irmãos completamente diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam. Uma irmã que vive na sombra da outra, que a controla, que a espezinha, que por subterfúgios vários consegue levar a água ao seu moinho. No entanto, a autora também prova no fim do livro que a mentira tem perna curta e que tudo se descobre. Nada do que parece é. No final, a mulher apagada e desmazelada, aquele patinha feio, afinal é uma grande mulher e aquela que aparenta ser uma mulher fantástica, no fundo, é uma mulher completamente fútil e desprezível, muito parecida com aquilo que a mãe fora e é.
No campo masculino encontramos Antoine um homem completamente frustrado, desempregado, que não encontro trabalho ao seu “nível” e que se deixa arrastar pela casa e pelo jogo e vive às custas de Josephine, até que esta o põe fora de casa. É aqui que entram os crocodilos. Parte para o Quénia para fazer criação destes animais com o intuito de os vender aos chineses. Philippe um homem exemplar que vive com uma mulher, Iris, completamente diferente daquela pela qual se apaixonara.
Fiquei rendida ao primeiro volume da trilogia e vou partir para a leitura do segundo livro, A Valsa Lenta das Tartarugas muita brevemente porque estou bastante curiosa com o desenrolar da vida das personagens.

Excertos:
“Há silêncios que também fazem parte da amizade”
“A felicidade é aceitar a luta, o esforço, a dúvida e avançar superando cada um dos obstáculos.”

2 comentários:

Books Lovers disse...

Este é aquele livro que à tanto tempo que ando para comprar, mas nas visitas à Fnac acaba sempre por ficar lá e trago sempre outros livros. E a verdade é que parece ser um bom livro, gostei da crítica que fez, aguçou-me ainda mais a curiosidade, ainda para mais com o segundo volume que já saiu à umas semanas atrás.

Boas Leituras

Books Lovers

Unknown disse...

Olá,
Estou cheia de curiosidade em relação a este livro. por motivos vários ainda não tive oportunidade de o ler, mas já o ofereci... acho que vou aproveitar e pedi-lo emprestado :)
Boas leituras

WOOK - www.wook.pt