terça-feira, 14 de junho de 2011

Joaquim de Oliveira Ribeiro lança Correntes do Índico na Bulhosa

O jornalista e repórter da SIC, Pedro Coelho, apresenta, amanhã, quarta-feira, 15 de Junho, às 18h30, na Bulhosa de Entrecampos, Correntes do Índico, o novo livro de Joaquim de Oliveira Ribeiro. Editado pela Guerra & Paz, o segundo romance do autor de A Morte de Dona Resgate (Caminho, 1997), fala sobre a vida de um ilustre e esquecido inventor na cidade moçambicana de Lourenço Marques no início do século XX.
Joaquim de Oliveira Ribeiro nasceu em 1956 em Alcains, Castelo Branco. Foi para Moçambique quando tinha apenas um ano de idade e aí viveu a sua infância e adolescência, nas pequenas cidades de Maxixe e Inhambane. Aos vinte anos regressou a Portugal e frequentou o curso de Direito. Em 1997, publicou A Morte de Dona Resgate (Pergaminho). Oficial de justiça, casado, com um filho e um neto, vive em Santarém. É um leitor compulsivo e um apaixonado pelo desenho, pintura e escrita. Pedro Coelho é jornalista da SIC desde 1992 e Grande Repórter desde 2008.

Título: Correntes do Índico
Autor: Joaquim de Oliveira Ribeiro
Páginas: 146
Editora: Guerra & Paz

Preço: 14,90 €

Sinopse:
Lourenço Marques, início do século XX. Um inventor que revoluciona a vida na colónia. Uma mulher de reputação duvidosa e coração imenso. Um romance onde o sonho ainda comanda a vida. Correntes do Índico conta a saga de uma família que viajou das Ilhas Maurícias até Lourenço Marques através das singularidades dos seus membros. Conta as aventuras de Louis Baldini Vissenjou, um ilustre e esquecido inventor, que se move em ondas de sonho persistente e cria a máquina de descasque industrial da castanha de caju, dando à colónia uma nova fonte de ânimo económico e social. Conta a história de Madame Félix, mulher de espírito inquieto e de idade indefinida, que acolheu de braços abertos muitos conterrâneos que chegavam a Moçambique, em busca de um futuro melhor. Baseada em personagens e histórias reais, esta é uma narrativa espirituosa onde o real e o onírico têm um encontro feliz.

1 comentário:

Fantasia Musical disse...

Estive no lançamento do livro e gostei imenso de ouvir o jornalista Pedro Coelho. Já li o livro e recomendo-o a todos. Depois de "A morte de Dona Resgate", este é, sem dúvida, um romance especial.

WOOK - www.wook.pt