sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Terra Toda - José Manuel Saraiva [Opinião]

Título: A Terra Toda
Autor:
José Manuel Saraiva

Págs: 192
PVP: 15,50 €

Sinopse:
Abandonado por uma mulher que o traiu com outro homem, Rafael recorre às consultas de uma psicanalista, com quem acabará por se envolver. Só que ele não sabe que está com isso a ressuscitar o seu passado e a expor-se a uma traição ainda mais dolorosa. Fazendo uma pausa no romance histórico, que o consagrou como um dos mais populares autores portugueses, José Manuel Saraiva mergulha agora nas águas mais profundas da nossa actualidade, abordando um tema escaldante que fará ainda estremecer algumas boas consciências.

A minha opinião:
A Terra Toda é um livro completamente diferente daquele que nos habituou José Manuel Saraiva, mas não decepcionante.
Deixando de lado, pelo menos por enquanto, o romance histórico, o autor bestseller traz aos seus leitores um romance diferente, de um homem em conflito, com relações amorosas falhadas, com uma educação fria por parte dos pais, marcado pela própria guerra.
É assim que vemos Rafael no sofá da psiquiatra Clara Gautier, uma mulher que para além de lindíssima acha muito parecida com um amor antigo que o marcou para a vida: Catarina.
Mas não é por esse amor falhado que Rafael recorre aos seus serviços, ou pelo menos ele pensa que não o é. Sara, a sua companheira mais recente, deixa-o para ir viver com um outro homem. E é essa traição que o leva ao fundo do poço. Essa dolorosa traição faz com que ele reviva todo um passado de sofrimento, todo um passado de repressão, em que mostra ser uma pessoa completamente fraca, reprimida. Desde uma infância com a falta de carinho, afectos, passando pela adolescência, fase adulta em pleno isolamento de amigos, vivendo praticamente de afectos e experiências pré-sexuais da empregada lá de casa e, posteriormente, da altura da guerra colonial em que é destacado para combater. Todos estes episódios marcam o homem de sessenta anos que agora ele é.
Mas o mundo é cheio de coincidências e Rafael e Clara podem ter algo mais em comum do que paciente e doutora.
Homossexualidade, razões de ética e deontologia profissionais são também temas abordados pelo autor e que deixam boas razões para deixar o leitor a pensar.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt