A Papiro Editora promove hoje pelas 16 horas o pré-lançamento do livro Portugal no 1º Quartel do Séc. XX da autora Graça Fernandes, na Biblioteca e Museu da República e Resistência (na Cidade Universitária em Lisboa).
A apresentação do livro estará a cargo da Dra. Dina Matos Ferreira, Coronel Manuel Bernardo, Prof. João Figueira.
Coincidindo com o centenário da proclamação e implantação da República, “Portugal no 1.º Quartel do século XX” é uma obra que descreve a história de Portugal naquele período, focando, como não podia deixar de ser, o derrube da Monarquia e a implantação da República.
Ao longo destas páginas são-nos apresentados os homens e as mulheres que lutaram pelos ideais
republicanos e aqueles que se notabilizaram na política, no campo da literatura e das artes e na imprensa.
Também é dado destaque à I Guerra Mundial, e à participação de Portugal neste conflito bélico, que permitiu preservar, naquela época, o espaço ultramarino português.
“Os jornais eram, então, o palco e cenário do grande pulsar da acção política e cultural. Manuel Laranjeira, nas páginas do jornal O Norte, pouco antes do regicídio, proclamava num texto que ficou célebre, que em Portugal “o pensamento representa um capital negativo”. Referia-se ao suicídio de homens como Antero, Camilo e Soares dos Reis — ele que pouco depois se suicidaria também. Ora é este País “desencontrado” e “caótico”, mas também erudito nas franjas mais esclarecidas, para recorrer a expressões do mesmo Manuel Laranjeira, que Graça Fernandes redescobre e nos devolve nestas páginas de saborosa leitura.”
Sobre a autora:
Graça Fernandes nasceu em Lisboa em 1945. Licenciou-se em Estudos Anglo-Americanos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1975. Em 1993, fez o Mestrado de Ciências da Informação, pela Faculdade de Ciências Humanas da Univ. Católica Portuguesa. Concluiu, com distinção, o Curso de Jornalismo na Escola de Comunicação Assis Chateaubriand. Trabalhou nos CTT-Funchal como Especialista de Comunicação Social. Colaborou no Jornal da Madeira, no Posto Emissor do Funchal e na RTP-Madeira.
Exerceu as funções de Directora Administrativa e de professora de inglês no Colégio Português de Kinshasa, na antiga República Democrática do Zaire, de 1990 a 1991. Em 1992, em Angola leccionou Cursos de Secretariado para a Sonangol e de Técnicas Administrativas para o Ministério do Petróleo. Depois da cisão dos CTT, integrou a Portugal Telecom onde permaneceu até 1998.
Publicou, em 2008, a obra “A Verdade Madeirense e a Grande Guerra. Neste momento, Graça Fernandes está a terminal um outro livro Portugal no 1º Quartel do Séc. XX, que editará também pela chancela da Papiro Editora, ainda este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário