segunda-feira, 21 de março de 2011

A Odisseia de Homer - Gwen Cooper [Opinião]

Título: A Odisseia de Homer
Autor: Gwen Cooper
Tradução: Joana Assunção
Páginas: 272
PVP: 16,50€

A última coisa que Gwen Cooper queria era adoptar outro gato. Já tinha duas gatas, para não falar de um emprego em que lhe pagavam uma miséria, e estava a tentar recuperar de uma separação difícil.
Até que a veterinária das gatas ligou para lhe falar de um gatinho de três semanas, abandonado e maltratado, cujos olhos tiveram de ser retirados cirurgicamente.
Gwen era a sua última esperança de encontrar um lar. Foi amor à primeira vista. O gatinho era uma bola de pêlo mínima, preta e assustada e, mesmo tendo consciência das dificuldades que ele enfrentaria por causa da sua cegueira, Gwen decidiu adoptá-lo – e ele tornou-se os olhos pelos quais ela passaria a ver o mundo.
Baptizado de «Homer» - uma homenagem ao poeta grego supostamente cego, criador da Odisseia e do seu herói, Ulisses -, este gatinho cresceu até se tornar um animal forte, confiante, cheio de entusiasmo e com uma vontade inesgotável de brincar! Ou seja, um gato temperamental, divertido e dengoso como qualquer outro. Mas foi a lealdade inabalável de Homer, com sua capacidade ilimitada de amar e o seu entusiasmo por superar obstáculos, que inspirou Gwen a mudar a sua vida e seguir o seu sonho de se mudar para Nova Iorque. Afinal, o seu gatinho cego era um exemplo de força, superação e coragem. E, quando conheceu o homem com quem viria a casar, Gwen percebeu que Homer lhe tinha ensinado a lição mais importante da vida: que o amor não é algo que possa ser visto com o olhar.


A minha opinião:
“Eu sou os olhos de Homer e ele é o meu coração.”
A primeira coisa que me fascinou no livro, mesmo antes da sinopse, foi a capa maravilhosa: Homer é tal e qual a minha gata Betinha. Disse logo para mim: “tenho de ter este livro, e além disso a minha filhota vai adorar e chamar 'tinha' e não me enganei :)”.
Ao ler a sinopse, a história de Homer prendeu-me ainda mais por ser um gato diferente. Ao contrário da minha gata, Homer era cego, praticamente desde que nasceu. Por ter uma infecção os dois olhos tiveram de lhe ser tirados. A adopção foi difícil, pois ningué queria um gatinho diferente em casa e só Gwen, possuidora já de duas gatas, não conseguiu dizer que não a um gatinho preto tão lindo. E o que é certo é que foi encontrar um gato determinado, inteligente, destemido e muito engraçado ao longo da sua vida e que foi conquistando muita gente.
Apesar de já ter lido muitos livros do género, até porque sou uma defensora e amante dos animais (se pudesse tinha mais em casa), este tocou-me muito, talvez porque o protagonista é fisicamente parecido com a minha Betinha, talvez porque algumas das diabruras eram semelhantes, como as moscas como guloseimas...
Mas este não é um livro sobre gatos vulgar. A autora soube entrosar muito bem a vida dela com os seus três gatos. O relato impressionante como viveu o 11 de Setembro, em que teve que deixar os seus gatos abandonados no prédio perto das Torres Gémeas porque não podia atravessar aquele perímetro, pode parece egoísta para aqueles que não são amantes de animais quando estão muitas vidas humanas em jogo, mas para quem tem animais domésticos sabe muito bem como nós sofremos quando sabemos que eles não conseguem sobreviver sem a nossa ajuda e presos em casa.
O que é certo é que quem gosta de animais, e especialmente de gatos, nunca é demais ler mais um livro sobre as peripécias de mais uma espécie felina.

2 comentários:

Miguel Pestana disse...

Quero ler este livro. Depois que li "DEWEY" tenho ido alguns livros deste género. E agora que tenho uma gatinha, mais desejoso para ler estou.

Se gostas de caes, aconselho a leres "Oogy". Podes ver a minha opnião no meu blogue.

Boas leituras

Maria Manuel Magalhães disse...

Este livro também é muito bom Miguel.
Também estou curiosa em relação ao Oogy, já estive com o livro na mão várias vezes. Tenho mesmo de o ler e a tua opinião aguçou-me o apetite :). Adoro animais, já tive um cão que gostei muito, durante 10 anos.

WOOK - www.wook.pt