terça-feira, 8 de março de 2011

Mataram a Rainha! - Juliette Benzoni [Opinião]


Título: Mataram a Rainha! - A época dos venenos I
Autora: Juliette Benzoni
N.º de Páginas: 280
PVP: 18,85€
Tradução: Irene Daun e Lorena e Nuno Daun e Lorena

Sinopse:
Charlotte de Fontenac foge do convento onde a mãe, sequiosa da fortuna do defunto marido, a queria obrigar a tomar o véu. Perdida na noite, a jovem depara-se com um ritual aterrador numa capela abandonada... Até que um desconhecido a arranca da perigosa contemplação.

Sobre Paris e a corte de Luís XIV sopra o vento pestilencial do Caso dos Venenos e a suspeição recai sobre todos. Encontrando refúgio em casa da tia, madame de Brecourt, Charlotte é enviada para a corte da jovem e pitoresca duquesa de Orleães, Madame, a princesa Palatina.

Um caminho singular, o dos palácios reais, abre-se diante de Charlotte, e os perigos avolumam-se. Um capricho da natureza fá-la parecer-se com um antigo amor de Luís XIV, o que lhe vale o ódio de madame de Maintenon, em vias de tomar o lugar de madame de Montespan. No momento de maior perigo é Maria Teresa, a rainha, que lhe presta auxílio... mas morre passados quatro dias.
Mortes suspeitas, missas negras, um amor que não ousa dizer o seu nome e protecções que desaparecem uma após outra. Que vai ser de Charlotte?

Esta é a primeira parte de uma série de dois livros com a acção centrada na Época dos Venenos, um episódio real que abalou a corte de Luís XIV. Ainda por desvendar, estão muitos dos mistérios, suspeitas e aparatosas execuções, que ocorreram entre 1670 e 1682. A Rainha Maria Teresa foi apenas mais uma das muitas vítimas de esquemas políticos e passionais que alimentavam a Paris do faustoso monarca…
A minha opinião:
Conheci Juliette Benzoni há alguns anos com a trilogia Segredo de Estado e apaixonei-me desde logo pelos livros da escritora francesa.
Quando surgiu o seu mais recente romance Mataram a Rainha!, mais um romance pertencente a uma nova série desta feita A Época dos Venenos I, e me foi dada a oportunidade de lê-lo por parte da editora, Planeta, fiquei contentíssima, por ser uma das minhas escritoras do género romances históricos preferidas. E devo dizer que o seu mais recente título não me desiludiu.
Desta feita, Benzoni leva-nos para a época de Luís XIV na companhia da jovem Charlotte. Juntamente com a noviça, que foge do convento onde se vê enclausurada por ordem expressa da mãe, vivemos as aventuras da corte do rei Sol, mas também da corte espanhola, quando Charlotte é feita dama de honor de Maria Luísa, filha do irmão do rei francês, agora Rainha de Espanha, ao casar-se com Carlos II de Espanha. Na corte espanhola Charlotte e também a própria Maria Luísa tem de conviver com os terrores da Inquisição, que ambas condenam, mas que fazem as delícias do rei espanhol, que se “delicia” com o terrível espectáculo de ver centenas de judeus e outros opositores e desgraçados serem queimados em praça pública. Maria Luísa, que se opõe desde logo ao casamento com Carlos II por achar que é um homem horrendo, é uma mulher infeliz, e não consegue dar um herdeiro ao trono devido ao seu marido ser impotente. Nessa altura, e para felicidade de Charlotte, a jovem é mandada de volta para a corte francesa.
Aí continuámo-nos a deparar com as intrigas palacianas, com as amantes do rei Sol, que são muitas, com os desgostos da rainha, que se vê cada vez mais relegada para segundo plano, e com a época dos envenenamentos e bruxarias.
Um livro que me cativou bastante e que me deixou com curiosidade para continuar a ler os outros da trilogia.

4 comentários:

Elphaba disse...

Eu não conhecia a autora mas apaixonei-me pela sua escrita neste livro. Fiquei fã!

Anónimo disse...

Já li todos os livros e este é tb fabuloso. Sabem qual o nome do próximo que faz parte desta trilogia?

Maria Manuel Magalhães disse...

Não sei o nome do próximo livro. Mas quando souber será colocado como novidade ;)

Anónimo disse...

Adoro romances históricos, não conhecia esta autora, foi através deste livro que fiquei a conhecer e é sem dúvida uma das melhores no género..e estou ansiosa por ler os restantes!!!

WOOK - www.wook.pt