quarta-feira, 23 de março de 2011

A Cidade de Ulisses - Teolinda Gersão [Opinião]


Título: A Cidade de Ulisses
Autor: Teolinda Gersão
Págs: 208
PVP: 15,50€

Sinopse:
Um homem e uma mulher encontram-se e amam-se em Lisboa. A sua história, que é também uma história de amor por uma cidade, levará o leitor a percorrer múltiplos caminhos, entre os mitos e a História, a realidade e o desejo, a literatura e as artes plásticas, o passado e o presente, as relações entre homens e mulheres, a crise civilizacional e a necessidade de repensar o mundo.

A minha opinião:
Através de uma crítica mordaz à civilização, à história e ao abandono de parte da identidade histórica lisboeta, Teolinda Gersão convida-nos a viajar, através de uma mente apaixonada por esta Lisboa de Ulisses e também de Cecília, e a conhecer os recantos mais recônditos da capital. Recorrendo a vários pontos da História de Portugal, começando pelas nossas raízes, passando pela conquista aos mouros, pelos descobrimentos, e pelas colónias, até um dissertação política da época de 80 a 90, passando pela parte cultural das mesmas décadas, a autora faz-nos, assim, uma retrospectiva de Portugal, salientando, a época vivenciada pelo narrador.
Teolinda Gersão remonta-nos a uma época em que Portugal passou por momentos de crise, como a que actualmente está a atravessar, em que o FMI teve de intervir, em que o poder de compra dos portugueses baixou, e em que as greves eram uma constante, até aos dias de hoje.
Mas não esquece as relações interpessoais. O primeiro amor é a marca deste homem, Paulo Vaz, que, depois de receber um convite para uma exposição, revive toda uma vida, uma vivência de quatro anos ao lado de uma mulher por quem se apaixonou loucamente e que perdeu por estupidez.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt