Titulo: Storytelling
Autor: Gabriel Garcia de Oro
Tradução: Duarte Sousa Tavares
Páginas: 144
PVP: 12,90€
Disponível a 4 de Março
O storytelling como ferramenta empresarial não é nenhuma novidade; já em contextos tão prestigiados como as aulas dos MBA da Universidade de Harvard se estuda os efeitos da narrativa na optimização do desempenho, pois verifica-se que produz um efeito muito positivo a nível da motivação, comunicação, eficácia e sentido de segurança dos colaboradores. Como diz o autor, «às vezes o que não se consegue com uma longa explicação, consegue-se com um conto bem contado».
Este livro apresenta cerca de 50 contos – entre fábulas, fait-divers históricos e anedotas – usados em algumas das melhores escolas de negócios do mundo e que têm muito a ensinar à empresa dos nossos dias. Cada conto é acompanhado de uma análise das lições que tem para oferecer e de uma conclusão – curta, incisiva e prática!
«Era uma vez um corvo que estava pousado num ramo de uma árvore sem fazer nada durante todo o dia. Um coelhinho viu-o e perguntou-lhe:
– Posso sentar-me aqui contigo, sem fazer nada durante todo o dia?
O corvo respondeu-lhe:
– Claro, porque não?
E então, o coelhinho sentou-se no chão, debaixo da árvore e descansou. De repente, apareceu uma raposa que se atirou ao coelho… e o comeu!
Esta história, aparentemente infantil, contém uma lição importante para sobreviver numa empresa: para passar o dia sentado, sem fazer absolutamente nada… é preciso estar sentado muito alto! E, para isso, é preciso saber escalar e sobreviver na fauna empresarial. Mas como? Como alcançar o sucesso e evitar o fracasso? Como sentir-se seguro numa empresa? Como ser valorizado? Como motivar, como sentir-se motivado? Como convencer os outros de que se é merecedor? Através das fábulas, podemos dar resposta a estas e a outras perguntas. Porque, desde sempre, as fábulas têm sido um valioso instrumento para transmitir conceitos importantes a uma equipa de trabalho, e também aproximam ou afastam do sucesso. (…) Use-as. Explique-as. Transmita-as. Porque, por vezes, uma história bem contada consegue aquilo que uma demorada explicação não consegue.»
Sobre o autor:
Gabriel García de Oro nasceu em Barcelona em 1976. É formado em Filosofia, mas prescindiu de se tornar filósofo para se dedicar a trabalhar em comunicação e marketing. Presentemente, trabalha como criativo na OgilvyOne. O mais difícil no seu trabalho diz, não é ter boas ideias, mas convencer os outros de que são boas ideias. Para tal, recorre muitas vezes ao storytelling. Também se dedica a contar histórias fora do seu trabalho. É autor de vários livros infantis e juvenis.
www.gabrielgarciadeoro.com
Sem comentários:
Enviar um comentário