quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nomeado para National Book Award: Civilização publica novo romance de Howard Norman

Título original: What is Left the Daughter
Tradução: Isabel Leite da Silva
Páginas: 224
Encadernação: Capa mole
Colecção: Literatura
Família: Literatura
Sub-família: Romance
PVP: 16,00 €
Lançamento: Janeiro 2011

Sinopse:
Wyatt Hillyer, de dezassete anos, fica órfão no espaço de algumas horas, quando os pais, após se envolverem os dois com a mesma vizinha irresistível, uma telefonista e aspirante a actriz, saltam de duas pontes diferentes. Os suicídios levam Wyatt a ter que se mudar para Middle Economy, para viver com os tios e a arrebatadora prima Tilda.
A chegada do estudante alemão Hans Mohring, apenas com uma mochila às costas, vem desencadear uma série de emoções perturbadoras relacionadas com as perfídias de guerra. Acontecimentos históricos verídicos – incluindo o ataque de um U-boat alemão ao ferry Caribou que fazia o percurso Nova Escócia-Terra Nova, no qual a tia Constance Hillyer poderia ou não estar – dão um intenso poder narrativo à intrincada história de Norman.
O relato que Wyatt faz dos acontecimentos espantosos que ele próprio viveu, e que acabam por transformá-lo no pai de uma filha adorada, surge vinte e um anos depois. É uma confissão que descreve com profundidade os mistérios do carácter humano em tempo de guerra, direccionada, com desespero e esperança, a apenas uma pessoa: a filha.
Um romance absolutamente comovedor. Howard Norman no seu melhor.

Imprensa Internacional:
“Uma história de amor em tempo de guerra habilmente trabalhada […] um testemunho da sua mestria.” - Publishers Weekly
“Norman apresenta um tipo de lirismo em bruto ao longo do livro, com um ardor que brilha logo abaixo da superfície.” - Washington Post
“A história profunda e pessoal de A Herança da Filha recorda-nos a potencial beleza, intimidade e sabedoria que estes dois géneros em vias de extinção – a carta e o romance – nos podem oferecer.” - Los Angeles Times

Wyatt Hillyer fica órfão aos dezassete anos no espaço de algumas horas. Algumas décadas mais tarde, faz uma confissão à sua adorada filha sobre os acontecimentos espantosos e tragédias que ele próprio viveu durante a Segunda Grande Guerra. O novo romance de Howard Norman, A Herança da Filha, é absolutamente comovedor. Escritor prolífico e eclético, ganhou três vezes o National Endowment for the Arts Fellowship, uma o Lannan Literary Award e foi nomeado duas vezes para o National Book Award.
Para o Washington Post, o novo livro de Howard Norman é uma longa confissão de um pai a uma filha sobre “um incidente terrível” que teve que cometer na Segunda Guerra Mundial. Segundo refere o título norte-americano, “Norman apresenta um tipo de lirismo em bruto ao longo do livro, com um ardor que brilha logo abaixo da superfície”. Já a Publishers Weekly realça que A Herança da Filha é “Uma história de amor em tempo de guerra habilmente trabalhada […] um testemunho da sua mestria”.
Num tempo em que a internet e o email tornaram obsoletas as cartas e a comunicação em tempo que não o real, sublinha por outro lado o Los Angeles Times, “A história profunda e pessoal de A Herança da Filha recorda-nos a potencial beleza, intimidade e sabedoria que estes dois géneros em vias de extinção – a carta e o romance – nos podem oferecer”.

Dois dos romances de Howard Norman, The Northern Lights (1987) e The Bird Artist (1994), foram nomeados para o National Book Award. Os seus outros romances incluem títulos como The Haunting of L e Devotion. Os seus livros foram traduzidos para doze línguas. Norman recebeu um Lannan Award em ficção e dá aulas na University of Maryland. Nascido em Toledo, Ohio, cedo mudou para o Canadá, onde ganhou notoriedade como escritor.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt