terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A minha casa é o teu coração - Margarida Rebelo Pinto [Opinião]


Título: A minha casa é o teu Coração
Autor: Margarida Rebelo Pinto
PVP: 16, 95€
N.º de Páginas: 252

A autora mais lida em Portugal, com mais de um milhão de exemplares vendidos, regressa esta semana às livrarias nacionais com A Minha Casa é o Teu Coração, um novo livro de pequenas histórias de amor e humor. A meio caminho entre o romance e a crónica, A Minha Casa é o Teu Coração tem o melhor dos dois mundos: a ironia e a mordacidade que tão bem caracterizam a escrita da autora e a leveza e magia das pequenas narrativas.
O 16º livro da autora surpreende pela forma de dar voz ao sentir, pelo original puzzle narrativo cujas peças começam a encaixar-se história após história e pela intensidade emocional. Em A Minha Casa é o Teu Coração não há meias histórias, não há meias intenções nem há meios amores. Há, sim, um retrato vivo das intrincadas relações humanas e uma revelar das pequenas surpresas da vida. Este é um livro de histórias entre amigas, entre amantes, de mulheres para mulheres, de homens para mulheres e de mulheres para homens. Cada história é uma viagem pela condição humana. A amizade, a cumplicidade e a razão estão do lado do amor, da paixão, do abandono, da desilusão e da descoberta.
Assim como nos livros Diário da Tua Ausência e O Dia em que te Esqueci, A Minha Casa é o Teu Coração espelha a realidade tal como ela é: sem subterfúgios, sem pretextos, sem rodeios. A confirmar a voz única de Margarida Rebelo Pinto no universo literário português.
A minha opinião:
Para quem gosta de Margarida Rebelo Pinto penso que não se vai dececpionar com este novo livro “A minha casa é o meu coração”. O 16.º livro da escritora é mais do mesmo, parecendo que estamos a ler o mesmo livro repetidamente. Não traz nada de novo, sempre as mesmas personagens supérfulas que só pensam em homens, moda e pouco mais. Personagens vazias, ocas, que só falam de relações ocasionais, não lhes interessando nada mais do que isso.
Sinceramente, depois de ter gostado do livro “Português Suave” pensava que a autora iria mudar um pouco o estilo da sua escrita, mas enganei-me redondamente. Voltou ao estilo que sempre a caracterizou e, provavelmente, é essa a sua fórmula para vender milhares de exemplares. Por mim, tão cedo não vou querer ler qualquer livro da escritora.
Destaque positivo para a capa, que está lindíssima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu concordo com a sua apreciação, não gosto nada dos livros da autora.
Comprei o "Asas de Pássaro" e nem o acabei de ler... nem vou.

Anónimo disse...

Eu ainda estou a ler o livro. é o primeiro que leio desta autora. Não é o tipo de livros que mais aprecio mas estou a gostar da maneira como a escritora expôs se calhar a opinião de muitos em relção a temas do quotidiano.
Nem sempre sabemos lidar com as pessoas, acontecimentos, etc, e este livro dá-nos uma breve "lição" sobre isso.

WOOK - www.wook.pt